Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
DOI: 10.22409/mov.v0i08.123
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32480
Resumo: A transformação eletrônica da expressão verbal tanto aprofundou a espacialização da palavra iniciada pela escrita e intensificada pela impressão quando trouxe consciência a uma nova era de oralidade secundária. Neste quadro de rápidas mutações sociais e onde os conceitos de espaço e tempo apresentam novas configurações, o letramento vê-se confrontado com novas perspectivas das quais só muito dificilmente percebemos os contornos. Algumas das questões filosóficas – e pedagógicas! – mais relevantes do nosso tempo têm a ver com o antigo problema do espaço-tempo, agora recolocado no contexto das experiências de conectividade, interatividade e transversalidade, que se tronam possíveis, e cada vez mais triviais, com o uso de novas tecnologias da informação. É à luz deste quadro que nos propomos analisar o modo como as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir, de imediato, para todos, um verdadeiro meio de abertura aos campos da educação, tornando-se, nesta área, um dos vetores privilegiados de uma sociedade educativa, na qual os diferentes tempos de aprendizagem sejam repensados de raiz. Palavras-chave: oralidade; letramento; espaço-tempo
id UFF-11_0d7e31f3f889e92c435203973f51527d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32480
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
spelling Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?A transformação eletrônica da expressão verbal tanto aprofundou a espacialização da palavra iniciada pela escrita e intensificada pela impressão quando trouxe consciência a uma nova era de oralidade secundária. Neste quadro de rápidas mutações sociais e onde os conceitos de espaço e tempo apresentam novas configurações, o letramento vê-se confrontado com novas perspectivas das quais só muito dificilmente percebemos os contornos. Algumas das questões filosóficas – e pedagógicas! – mais relevantes do nosso tempo têm a ver com o antigo problema do espaço-tempo, agora recolocado no contexto das experiências de conectividade, interatividade e transversalidade, que se tronam possíveis, e cada vez mais triviais, com o uso de novas tecnologias da informação. É à luz deste quadro que nos propomos analisar o modo como as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir, de imediato, para todos, um verdadeiro meio de abertura aos campos da educação, tornando-se, nesta área, um dos vetores privilegiados de uma sociedade educativa, na qual os diferentes tempos de aprendizagem sejam repensados de raiz. Palavras-chave: oralidade; letramento; espaço-tempoABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3248010.22409/mov.v0i08.123Movement - Education Journal; No. 08 (2003): Educação de trabalhadoresREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 08 (2003): Educação de trabalhadoresmovimento - rivista di educazione; N. 08 (2003): Educação de trabalhadoresMovimento-revista de educação ; n. 08 (2003): Educação de trabalhadores2359-329610.22409/mov.v0i08reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32480/18615Copyright (c) 2020 José Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, José2019-08-20T13:09:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32480Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:09:44Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
title Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
spellingShingle Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
Lopes, José
Lopes, José
title_short Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
title_full Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
title_fullStr Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
title_full_unstemmed Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
title_sort Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
author Lopes, José
author_facet Lopes, José
Lopes, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José
description A transformação eletrônica da expressão verbal tanto aprofundou a espacialização da palavra iniciada pela escrita e intensificada pela impressão quando trouxe consciência a uma nova era de oralidade secundária. Neste quadro de rápidas mutações sociais e onde os conceitos de espaço e tempo apresentam novas configurações, o letramento vê-se confrontado com novas perspectivas das quais só muito dificilmente percebemos os contornos. Algumas das questões filosóficas – e pedagógicas! – mais relevantes do nosso tempo têm a ver com o antigo problema do espaço-tempo, agora recolocado no contexto das experiências de conectividade, interatividade e transversalidade, que se tronam possíveis, e cada vez mais triviais, com o uso de novas tecnologias da informação. É à luz deste quadro que nos propomos analisar o modo como as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir, de imediato, para todos, um verdadeiro meio de abertura aos campos da educação, tornando-se, nesta área, um dos vetores privilegiados de uma sociedade educativa, na qual os diferentes tempos de aprendizagem sejam repensados de raiz. Palavras-chave: oralidade; letramento; espaço-tempo
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado. Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32480
10.22409/mov.v0i08.123
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32480
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i08.123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32480/18615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 José Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 José Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 08 (2003): Educação de trabalhadores
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 08 (2003): Educação de trabalhadores
movimento - rivista di educazione; N. 08 (2003): Educação de trabalhadores
Movimento-revista de educação ; n. 08 (2003): Educação de trabalhadores
2359-3296
10.22409/mov.v0i08
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1822181110813032448
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22409/mov.v0i08.123