Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
DOI: | 10.22409/mov.v0i08.123 |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32480 |
Resumo: | A transformação eletrônica da expressão verbal tanto aprofundou a espacialização da palavra iniciada pela escrita e intensificada pela impressão quando trouxe consciência a uma nova era de oralidade secundária. Neste quadro de rápidas mutações sociais e onde os conceitos de espaço e tempo apresentam novas configurações, o letramento vê-se confrontado com novas perspectivas das quais só muito dificilmente percebemos os contornos. Algumas das questões filosóficas – e pedagógicas! – mais relevantes do nosso tempo têm a ver com o antigo problema do espaço-tempo, agora recolocado no contexto das experiências de conectividade, interatividade e transversalidade, que se tronam possíveis, e cada vez mais triviais, com o uso de novas tecnologias da informação. É à luz deste quadro que nos propomos analisar o modo como as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir, de imediato, para todos, um verdadeiro meio de abertura aos campos da educação, tornando-se, nesta área, um dos vetores privilegiados de uma sociedade educativa, na qual os diferentes tempos de aprendizagem sejam repensados de raiz. Palavras-chave: oralidade; letramento; espaço-tempo |
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Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?A transformação eletrônica da expressão verbal tanto aprofundou a espacialização da palavra iniciada pela escrita e intensificada pela impressão quando trouxe consciência a uma nova era de oralidade secundária. Neste quadro de rápidas mutações sociais e onde os conceitos de espaço e tempo apresentam novas configurações, o letramento vê-se confrontado com novas perspectivas das quais só muito dificilmente percebemos os contornos. Algumas das questões filosóficas – e pedagógicas! – mais relevantes do nosso tempo têm a ver com o antigo problema do espaço-tempo, agora recolocado no contexto das experiências de conectividade, interatividade e transversalidade, que se tronam possíveis, e cada vez mais triviais, com o uso de novas tecnologias da informação. É à luz deste quadro que nos propomos analisar o modo como as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir, de imediato, para todos, um verdadeiro meio de abertura aos campos da educação, tornando-se, nesta área, um dos vetores privilegiados de uma sociedade educativa, na qual os diferentes tempos de aprendizagem sejam repensados de raiz. Palavras-chave: oralidade; letramento; espaço-tempoABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3248010.22409/mov.v0i08.123Movement - Education Journal; No. 08 (2003): Educação de trabalhadoresREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 08 (2003): Educação de trabalhadoresmovimento - rivista di educazione; N. 08 (2003): Educação de trabalhadoresMovimento-revista de educação ; n. 08 (2003): Educação de trabalhadores2359-329610.22409/mov.v0i08reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32480/18615Copyright (c) 2020 José Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, José2019-08-20T13:09:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32480Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:09:44Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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