Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shiroma, Eneida Oto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Neto, Aníbal Correia Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550
Resumo: Este artigo discute as diretrizes da Unesco para a formação e avaliação deprofessores expressas no Projeto Estratégico Regional sobre docentes para aAmérica Latina e Caribe. Debatemos a centralidade conferida à questão docente eas reformas sugeridas em nome da qualidade. A análise documental permitiuverificar as críticas dos especialistas sobre a formação docente, programas e cursos,instituições e sistema de avaliação para justificar a implantação de estándares naeducação. Problematizamos as contradições dessas orientações políticas,discutindo as consequências de sua implantação para o gerenciamento deprofessores.Palavras-chave: Política Educacional; Unesco; Formação DocenteThis paper discusses the Unesco guidelines for teacher’s training and assessmentpresented in the Strategic Project on Teachers for Latin America and the Caribbean.We focus upon the centrality of the teacher issue and the reforms recommended inname of quality of education. The document analysis has evidenced the expertscriticisms on teacher’s training, programs and courses, systems of evaluations inorder to justify the implementation of standards in education. We identify somecontradictions on those policy orientations and discuss the consequences of theirimplementation on teachers’ management.Keywords: Education Policy; Unesco; Teacher’s Training
id UFF-11_1182978661341a55d6a452ecb3442d33
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32550
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professoresEste artigo discute as diretrizes da Unesco para a formação e avaliação deprofessores expressas no Projeto Estratégico Regional sobre docentes para aAmérica Latina e Caribe. Debatemos a centralidade conferida à questão docente eas reformas sugeridas em nome da qualidade. A análise documental permitiuverificar as críticas dos especialistas sobre a formação docente, programas e cursos,instituições e sistema de avaliação para justificar a implantação de estándares naeducação. Problematizamos as contradições dessas orientações políticas,discutindo as consequências de sua implantação para o gerenciamento deprofessores.Palavras-chave: Política Educacional; Unesco; Formação DocenteThis paper discusses the Unesco guidelines for teacher’s training and assessmentpresented in the Strategic Project on Teachers for Latin America and the Caribbean.We focus upon the centrality of the teacher issue and the reforms recommended inname of quality of education. The document analysis has evidenced the expertscriticisms on teacher’s training, programs and courses, systems of evaluations inorder to justify the implementation of standards in education. We identify somecontradictions on those policy orientations and discuss the consequences of theirimplementation on teachers’ management.Keywords: Education Policy; Unesco; Teacher’s TrainingABEC2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3255010.22409/mov.v0i2.252Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosmovimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosMovimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos2359-329610.22409/mov.v0i2reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550/18685Copyright (c) 2020 Eneida Oto Shiroma, Aníbal Correia Brito Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessShiroma, Eneida OtoNeto, Aníbal Correia Brito2019-08-20T13:15:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32550Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:15:11Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
title Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
spellingShingle Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
Shiroma, Eneida Oto
title_short Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
title_full Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
title_fullStr Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
title_full_unstemmed Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
title_sort Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
author Shiroma, Eneida Oto
author_facet Shiroma, Eneida Oto
Neto, Aníbal Correia Brito
author_role author
author2 Neto, Aníbal Correia Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shiroma, Eneida Oto
Neto, Aníbal Correia Brito
description Este artigo discute as diretrizes da Unesco para a formação e avaliação deprofessores expressas no Projeto Estratégico Regional sobre docentes para aAmérica Latina e Caribe. Debatemos a centralidade conferida à questão docente eas reformas sugeridas em nome da qualidade. A análise documental permitiuverificar as críticas dos especialistas sobre a formação docente, programas e cursos,instituições e sistema de avaliação para justificar a implantação de estándares naeducação. Problematizamos as contradições dessas orientações políticas,discutindo as consequências de sua implantação para o gerenciamento deprofessores.Palavras-chave: Política Educacional; Unesco; Formação DocenteThis paper discusses the Unesco guidelines for teacher’s training and assessmentpresented in the Strategic Project on Teachers for Latin America and the Caribbean.We focus upon the centrality of the teacher issue and the reforms recommended inname of quality of education. The document analysis has evidenced the expertscriticisms on teacher’s training, programs and courses, systems of evaluations inorder to justify the implementation of standards in education. We identify somecontradictions on those policy orientations and discuss the consequences of theirimplementation on teachers’ management.Keywords: Education Policy; Unesco; Teacher’s Training
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550
10.22409/mov.v0i2.252
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i2.252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550/18685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eneida Oto Shiroma, Aníbal Correia Brito Neto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eneida Oto Shiroma, Aníbal Correia Brito Neto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
movimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
Movimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
2359-3296
10.22409/mov.v0i2
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355424759808