Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550 |
Resumo: | Este artigo discute as diretrizes da Unesco para a formação e avaliação deprofessores expressas no Projeto Estratégico Regional sobre docentes para aAmérica Latina e Caribe. Debatemos a centralidade conferida à questão docente eas reformas sugeridas em nome da qualidade. A análise documental permitiuverificar as críticas dos especialistas sobre a formação docente, programas e cursos,instituições e sistema de avaliação para justificar a implantação de estándares naeducação. Problematizamos as contradições dessas orientações políticas,discutindo as consequências de sua implantação para o gerenciamento deprofessores.Palavras-chave: Política Educacional; Unesco; Formação DocenteThis paper discusses the Unesco guidelines for teacher’s training and assessmentpresented in the Strategic Project on Teachers for Latin America and the Caribbean.We focus upon the centrality of the teacher issue and the reforms recommended inname of quality of education. The document analysis has evidenced the expertscriticisms on teacher’s training, programs and courses, systems of evaluations inorder to justify the implementation of standards in education. We identify somecontradictions on those policy orientations and discuss the consequences of theirimplementation on teachers’ management.Keywords: Education Policy; Unesco; Teacher’s Training |
id |
UFF-11_1182978661341a55d6a452ecb3442d33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32550 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professoresEste artigo discute as diretrizes da Unesco para a formação e avaliação deprofessores expressas no Projeto Estratégico Regional sobre docentes para aAmérica Latina e Caribe. Debatemos a centralidade conferida à questão docente eas reformas sugeridas em nome da qualidade. A análise documental permitiuverificar as críticas dos especialistas sobre a formação docente, programas e cursos,instituições e sistema de avaliação para justificar a implantação de estándares naeducação. Problematizamos as contradições dessas orientações políticas,discutindo as consequências de sua implantação para o gerenciamento deprofessores.Palavras-chave: Política Educacional; Unesco; Formação DocenteThis paper discusses the Unesco guidelines for teacher’s training and assessmentpresented in the Strategic Project on Teachers for Latin America and the Caribbean.We focus upon the centrality of the teacher issue and the reforms recommended inname of quality of education. The document analysis has evidenced the expertscriticisms on teacher’s training, programs and courses, systems of evaluations inorder to justify the implementation of standards in education. We identify somecontradictions on those policy orientations and discuss the consequences of theirimplementation on teachers’ management.Keywords: Education Policy; Unesco; Teacher’s TrainingABEC2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3255010.22409/mov.v0i2.252Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosmovimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosMovimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos2359-329610.22409/mov.v0i2reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550/18685Copyright (c) 2020 Eneida Oto Shiroma, Aníbal Correia Brito Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessShiroma, Eneida OtoNeto, Aníbal Correia Brito2019-08-20T13:15:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32550Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:15:11Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores |
title |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores |
spellingShingle |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores Shiroma, Eneida Oto |
title_short |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores |
title_full |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores |
title_fullStr |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores |
title_full_unstemmed |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores |
title_sort |
Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores |
author |
Shiroma, Eneida Oto |
author_facet |
Shiroma, Eneida Oto Neto, Aníbal Correia Brito |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Aníbal Correia Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shiroma, Eneida Oto Neto, Aníbal Correia Brito |
description |
Este artigo discute as diretrizes da Unesco para a formação e avaliação deprofessores expressas no Projeto Estratégico Regional sobre docentes para aAmérica Latina e Caribe. Debatemos a centralidade conferida à questão docente eas reformas sugeridas em nome da qualidade. A análise documental permitiuverificar as críticas dos especialistas sobre a formação docente, programas e cursos,instituições e sistema de avaliação para justificar a implantação de estándares naeducação. Problematizamos as contradições dessas orientações políticas,discutindo as consequências de sua implantação para o gerenciamento deprofessores.Palavras-chave: Política Educacional; Unesco; Formação DocenteThis paper discusses the Unesco guidelines for teacher’s training and assessmentpresented in the Strategic Project on Teachers for Latin America and the Caribbean.We focus upon the centrality of the teacher issue and the reforms recommended inname of quality of education. The document analysis has evidenced the expertscriticisms on teacher’s training, programs and courses, systems of evaluations inorder to justify the implementation of standards in education. We identify somecontradictions on those policy orientations and discuss the consequences of theirimplementation on teachers’ management.Keywords: Education Policy; Unesco; Teacher’s Training |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550 10.22409/mov.v0i2.252 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i2.252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32550/18685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Eneida Oto Shiroma, Aníbal Correia Brito Neto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Eneida Oto Shiroma, Aníbal Correia Brito Neto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos movimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos Movimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos 2359-3296 10.22409/mov.v0i2 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355424759808 |