TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, John Mateus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Jamerson Antônio Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32643
Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa que analisa a dinâmica de adequação do espaço e do tempo escolares em escolas públicas municipais de Caruaru-PE, sob a indução do programa Mais Educação. Constatamos a existência de manipulações de tempo e espaço no interior das escolas como condição para contemplar parte das normas do programa. Assim, estrategicamente, truques de gestão que revelam encurtamentos são realizados na oferta formativa, os quais desqualificam a educação pública e tornam a ampliação de jornada um mito no Brasil.Palavras-Chave: Mais Educação; Tempo-espaço escolar; Ampliação de jornada.
id UFF-11_1dc5ca6086b010ac6c51eab0e82500e3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32643
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileirasEste trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa que analisa a dinâmica de adequação do espaço e do tempo escolares em escolas públicas municipais de Caruaru-PE, sob a indução do programa Mais Educação. Constatamos a existência de manipulações de tempo e espaço no interior das escolas como condição para contemplar parte das normas do programa. Assim, estrategicamente, truques de gestão que revelam encurtamentos são realizados na oferta formativa, os quais desqualificam a educação pública e tornam a ampliação de jornada um mito no Brasil.Palavras-Chave: Mais Educação; Tempo-espaço escolar; Ampliação de jornada.ABEC2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3264310.22409/mov.v0i7.313Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-447REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-447movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-447Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-4472359-329610.22409/mov.v0i7reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32643/18778Copyright (c) 2020 John Mateus Barbosa, Jamerson Antônio Almeida da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, John MateusSilva, Jamerson Antônio Almeida da2019-11-07T05:30:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32643Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T05:30:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
title TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
spellingShingle TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
Barbosa, John Mateus
title_short TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
title_full TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
title_fullStr TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
title_full_unstemmed TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
title_sort TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras
author Barbosa, John Mateus
author_facet Barbosa, John Mateus
Silva, Jamerson Antônio Almeida da
author_role author
author2 Silva, Jamerson Antônio Almeida da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, John Mateus
Silva, Jamerson Antônio Almeida da
description Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa que analisa a dinâmica de adequação do espaço e do tempo escolares em escolas públicas municipais de Caruaru-PE, sob a indução do programa Mais Educação. Constatamos a existência de manipulações de tempo e espaço no interior das escolas como condição para contemplar parte das normas do programa. Assim, estrategicamente, truques de gestão que revelam encurtamentos são realizados na oferta formativa, os quais desqualificam a educação pública e tornam a ampliação de jornada um mito no Brasil.Palavras-Chave: Mais Educação; Tempo-espaço escolar; Ampliação de jornada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32643
10.22409/mov.v0i7.313
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32643
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i7.313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32643/18778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 John Mateus Barbosa, Jamerson Antônio Almeida da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 John Mateus Barbosa, Jamerson Antônio Almeida da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-447
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-447
movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-447
Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 419-447
2359-3296
10.22409/mov.v0i7
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355875647488