Reflexões acerca do processo de implementação do programa dinheiro direto na escola (PDDE) no Piauí
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32516 |
Resumo: | O presente trabalho é uma primeira sistematização acerca do processo de implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o qual consiste numa política de financiamento da educação nos marcos de um Estado que se pauta numa lógica neoliberal, agora como ator coadjuvante e não mais como protagonista da ação educacional nas sociedades capitalistas contemporâneas. Este artigo pressupõe que a diminuição das funções do estado decorre de um complexo de estratégias macrossociais cujo propósito é a destituição de direitos importantes conquistados na esfera jurídico-política pela classe trabalhadora na segunda metade do século passado. O artigo encaminha para a compreensão de que o PDDE é uma forma inteligente de desconcentrar poder sem descentralizá-lo e apresenta dados sobre a implementação do programa no Piauí. Palavras-chave: política educacional; financiamento da educação; descentralização. |
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Reflexões acerca do processo de implementação do programa dinheiro direto na escola (PDDE) no PiauíO presente trabalho é uma primeira sistematização acerca do processo de implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o qual consiste numa política de financiamento da educação nos marcos de um Estado que se pauta numa lógica neoliberal, agora como ator coadjuvante e não mais como protagonista da ação educacional nas sociedades capitalistas contemporâneas. Este artigo pressupõe que a diminuição das funções do estado decorre de um complexo de estratégias macrossociais cujo propósito é a destituição de direitos importantes conquistados na esfera jurídico-política pela classe trabalhadora na segunda metade do século passado. O artigo encaminha para a compreensão de que o PDDE é uma forma inteligente de desconcentrar poder sem descentralizá-lo e apresenta dados sobre a implementação do programa no Piauí. Palavras-chave: política educacional; financiamento da educação; descentralização.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3251610.22409/mov.v0i12.155Movement - Education Journal; No. 12 (2005): Educação das populações negra e indígenaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 12 (2005): Educação das populações negra e indígenamovimento - rivista di educazione; N. 12 (2005): Educação das populações negra e indígenaMovimento-revista de educação ; n. 12 (2005): Educação das populações negra e indígena2359-329610.22409/mov.v0i12reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32516/18651Copyright (c) 2020 Francisco Gonçalves, Liliene Luz, Rosana Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, FranciscoLuz, LilieneCruz, Rosana2019-08-20T13:12:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32516Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:12:05Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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