PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583 |
Resumo: | Cotidianamente meninas e meninos são discriminadas/os por não apresentarem comportamentos condizentes com as feminilidades e masculinidades privilegiadas em nossa sociedade e as crianças negras não encontram socialmente um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da autoestima no que tange ao pertencimento racial. Quando a escola corrobora tais situações atua na contramão do que se espera e pode consolidar preconceitos e estimular discriminações. Apresentamos, então, esta reflexão que não se configura como um projeto pontual na área de gênero, raça e sexualidade, mas como sistematização de ações cotidianas por nós adotadas que questionam condutas impostas como corretas, buscando a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar. Concluímos que essas ações contribuíram para que as crianças se mostrassem mais atentas às atitudes preconceituosas ocorridas não só na escola, mas também em outros espaços de convivência, influenciando positivamente nas relações estabelecidas por elas. Palavras-chave: Relações de gênero; Relações étnico-raciais; Diversidade; Educação. Titulo: PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y SUPERACIÓN DE PREJUICIOS: Discusión sobre género y diversidad en la escuela RESUMEN Cotidianamente niñas y niños son discriminadas/os por no tener los comportamientos propios de las feminidades y masculinidades de privilegio en nuestra sociedad. Además, niños/as negros/as no encuentran socialmente un entorno propicio para el adecuado desarrollo de su autoestima en lo que se refiere a súper tenencia racial. Cuando la escuela refuerza tales situaciones, actúa en el sentido contrario de lo esperado y puede consolidar los prejuicios y estimularla discriminación. Presentamos, así, una reflexión que no se configura como un proyecto en la área de género, raza y sexualidad, sin embargo como una sistematización de acciones cotidianas que desarrollamos para problematizar conducta impuestas como correctas, buscando la desconstrucción de prejuicios recurrentes en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que estas acciones ayudaron a los/as niños/as a se mantener más atentos a actitudes prejuiciosas que ocurren no sólo en la escuela pero también en otros espacios sociales, influyendo positivamente en las relaciones establecidas por ellos.Palabras clave: Relaciones de género; Relaciones étnicas y raciales; Diversidad; Educación. |
id |
UFF-11_3300f20eb20c0a2ac0eb95b2c77d45c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32583 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escolaCotidianamente meninas e meninos são discriminadas/os por não apresentarem comportamentos condizentes com as feminilidades e masculinidades privilegiadas em nossa sociedade e as crianças negras não encontram socialmente um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da autoestima no que tange ao pertencimento racial. Quando a escola corrobora tais situações atua na contramão do que se espera e pode consolidar preconceitos e estimular discriminações. Apresentamos, então, esta reflexão que não se configura como um projeto pontual na área de gênero, raça e sexualidade, mas como sistematização de ações cotidianas por nós adotadas que questionam condutas impostas como corretas, buscando a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar. Concluímos que essas ações contribuíram para que as crianças se mostrassem mais atentas às atitudes preconceituosas ocorridas não só na escola, mas também em outros espaços de convivência, influenciando positivamente nas relações estabelecidas por elas. Palavras-chave: Relações de gênero; Relações étnico-raciais; Diversidade; Educação. Titulo: PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y SUPERACIÓN DE PREJUICIOS: Discusión sobre género y diversidad en la escuela RESUMEN Cotidianamente niñas y niños son discriminadas/os por no tener los comportamientos propios de las feminidades y masculinidades de privilegio en nuestra sociedad. Además, niños/as negros/as no encuentran socialmente un entorno propicio para el adecuado desarrollo de su autoestima en lo que se refiere a súper tenencia racial. Cuando la escuela refuerza tales situaciones, actúa en el sentido contrario de lo esperado y puede consolidar los prejuicios y estimularla discriminación. Presentamos, así, una reflexión que no se configura como un proyecto en la área de género, raza y sexualidad, sin embargo como una sistematización de acciones cotidianas que desarrollamos para problematizar conducta impuestas como correctas, buscando la desconstrucción de prejuicios recurrentes en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que estas acciones ayudaron a los/as niños/as a se mantener más atentos a actitudes prejuiciosas que ocurren no sólo en la escuela pero también en otros espacios sociales, influyendo positivamente en las relaciones establecidas por ellos.Palabras clave: Relaciones de género; Relaciones étnicas y raciales; Diversidad; Educación.ABEC2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3258310.22409/mov.v0i4.301Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesmovimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesMovimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades2359-329610.22409/mov.v0i4reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583/18718Copyright (c) 2020 Aldenora Conceição Macedo, Jaqueline Aparecida Barbosa, Ivana Gonçalves de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Aldenora ConceiçãoBarbosa, Jaqueline Aparecidade Oliveira, Ivana Gonçalves2019-11-07T06:20:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32583Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T06:20:55Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola |
title |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola |
spellingShingle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola Macedo, Aldenora Conceição |
title_short |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola |
title_full |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola |
title_fullStr |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola |
title_sort |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola |
author |
Macedo, Aldenora Conceição |
author_facet |
Macedo, Aldenora Conceição Barbosa, Jaqueline Aparecida de Oliveira, Ivana Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Jaqueline Aparecida de Oliveira, Ivana Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Aldenora Conceição Barbosa, Jaqueline Aparecida de Oliveira, Ivana Gonçalves |
description |
Cotidianamente meninas e meninos são discriminadas/os por não apresentarem comportamentos condizentes com as feminilidades e masculinidades privilegiadas em nossa sociedade e as crianças negras não encontram socialmente um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da autoestima no que tange ao pertencimento racial. Quando a escola corrobora tais situações atua na contramão do que se espera e pode consolidar preconceitos e estimular discriminações. Apresentamos, então, esta reflexão que não se configura como um projeto pontual na área de gênero, raça e sexualidade, mas como sistematização de ações cotidianas por nós adotadas que questionam condutas impostas como corretas, buscando a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar. Concluímos que essas ações contribuíram para que as crianças se mostrassem mais atentas às atitudes preconceituosas ocorridas não só na escola, mas também em outros espaços de convivência, influenciando positivamente nas relações estabelecidas por elas. Palavras-chave: Relações de gênero; Relações étnico-raciais; Diversidade; Educação. Titulo: PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y SUPERACIÓN DE PREJUICIOS: Discusión sobre género y diversidad en la escuela RESUMEN Cotidianamente niñas y niños son discriminadas/os por no tener los comportamientos propios de las feminidades y masculinidades de privilegio en nuestra sociedad. Además, niños/as negros/as no encuentran socialmente un entorno propicio para el adecuado desarrollo de su autoestima en lo que se refiere a súper tenencia racial. Cuando la escuela refuerza tales situaciones, actúa en el sentido contrario de lo esperado y puede consolidar los prejuicios y estimularla discriminación. Presentamos, así, una reflexión que no se configura como un proyecto en la área de género, raza y sexualidad, sin embargo como una sistematización de acciones cotidianas que desarrollamos para problematizar conducta impuestas como correctas, buscando la desconstrucción de prejuicios recurrentes en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que estas acciones ayudaron a los/as niños/as a se mantener más atentos a actitudes prejuiciosas que ocurren no sólo en la escuela pero también en otros espacios sociales, influyendo positivamente en las relaciones establecidas por ellos.Palabras clave: Relaciones de género; Relaciones étnicas y raciales; Diversidad; Educación. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583 10.22409/mov.v0i4.301 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i4.301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583/18718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades movimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades Movimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades 2359-3296 10.22409/mov.v0i4 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355475091456 |