PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Aldenora Conceição
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbosa, Jaqueline Aparecida, de Oliveira, Ivana Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583
Resumo: Cotidianamente meninas e meninos são discriminadas/os por não apresentarem comportamentos condizentes com as feminilidades e masculinidades privilegiadas em nossa sociedade e as crianças negras não encontram socialmente um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da autoestima no que tange ao pertencimento racial. Quando a escola corrobora tais situações atua na contramão do que se espera e pode consolidar preconceitos e estimular discriminações. Apresentamos, então, esta reflexão que não se configura como um projeto pontual na área de gênero, raça e sexualidade, mas como sistematização de ações cotidianas por nós adotadas que questionam condutas impostas como corretas, buscando a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar. Concluímos que essas ações contribuíram para que as crianças se mostrassem mais atentas às atitudes preconceituosas ocorridas não só na escola, mas também em outros espaços de convivência, influenciando positivamente nas relações estabelecidas por elas.  Palavras-chave: Relações de gênero; Relações étnico-raciais; Diversidade; Educação.  Titulo: PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y SUPERACIÓN DE PREJUICIOS:  Discusión sobre género y diversidad en la escuela  RESUMEN  Cotidianamente niñas y niños son discriminadas/os por no tener los comportamientos propios de las feminidades y masculinidades de privilegio en nuestra sociedad. Además, niños/as negros/as no encuentran socialmente un entorno propicio para el adecuado desarrollo de su autoestima en lo que se refiere a súper tenencia racial. Cuando la escuela refuerza tales situaciones, actúa en el sentido contrario de lo esperado y puede consolidar los prejuicios y estimularla discriminación. Presentamos, así, una reflexión que no se configura como un proyecto en la área de género, raza y sexualidad, sin embargo como una sistematización de acciones cotidianas que desarrollamos para problematizar conducta impuestas como correctas, buscando la desconstrucción de prejuicios recurrentes en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que estas acciones ayudaron a los/as niños/as a se mantener más atentos a actitudes prejuiciosas que ocurren no sólo en la escuela pero también en otros espacios sociales, influyendo positivamente en las relaciones establecidas por ellos.Palabras clave: Relaciones de género; Relaciones étnicas y raciales; Diversidad; Educación.
id UFF-11_3300f20eb20c0a2ac0eb95b2c77d45c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32583
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escolaCotidianamente meninas e meninos são discriminadas/os por não apresentarem comportamentos condizentes com as feminilidades e masculinidades privilegiadas em nossa sociedade e as crianças negras não encontram socialmente um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da autoestima no que tange ao pertencimento racial. Quando a escola corrobora tais situações atua na contramão do que se espera e pode consolidar preconceitos e estimular discriminações. Apresentamos, então, esta reflexão que não se configura como um projeto pontual na área de gênero, raça e sexualidade, mas como sistematização de ações cotidianas por nós adotadas que questionam condutas impostas como corretas, buscando a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar. Concluímos que essas ações contribuíram para que as crianças se mostrassem mais atentas às atitudes preconceituosas ocorridas não só na escola, mas também em outros espaços de convivência, influenciando positivamente nas relações estabelecidas por elas.  Palavras-chave: Relações de gênero; Relações étnico-raciais; Diversidade; Educação.  Titulo: PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y SUPERACIÓN DE PREJUICIOS:  Discusión sobre género y diversidad en la escuela  RESUMEN  Cotidianamente niñas y niños son discriminadas/os por no tener los comportamientos propios de las feminidades y masculinidades de privilegio en nuestra sociedad. Además, niños/as negros/as no encuentran socialmente un entorno propicio para el adecuado desarrollo de su autoestima en lo que se refiere a súper tenencia racial. Cuando la escuela refuerza tales situaciones, actúa en el sentido contrario de lo esperado y puede consolidar los prejuicios y estimularla discriminación. Presentamos, así, una reflexión que no se configura como un proyecto en la área de género, raza y sexualidad, sin embargo como una sistematización de acciones cotidianas que desarrollamos para problematizar conducta impuestas como correctas, buscando la desconstrucción de prejuicios recurrentes en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que estas acciones ayudaron a los/as niños/as a se mantener más atentos a actitudes prejuiciosas que ocurren no sólo en la escuela pero también en otros espacios sociales, influyendo positivamente en las relaciones establecidas por ellos.Palabras clave: Relaciones de género; Relaciones étnicas y raciales; Diversidad; Educación.ABEC2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3258310.22409/mov.v0i4.301Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesmovimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesMovimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades2359-329610.22409/mov.v0i4reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583/18718Copyright (c) 2020 Aldenora Conceição Macedo, Jaqueline Aparecida Barbosa, Ivana Gonçalves de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Aldenora ConceiçãoBarbosa, Jaqueline Aparecidade Oliveira, Ivana Gonçalves2019-11-07T06:20:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32583Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T06:20:55Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
Macedo, Aldenora Conceição
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
author Macedo, Aldenora Conceição
author_facet Macedo, Aldenora Conceição
Barbosa, Jaqueline Aparecida
de Oliveira, Ivana Gonçalves
author_role author
author2 Barbosa, Jaqueline Aparecida
de Oliveira, Ivana Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Aldenora Conceição
Barbosa, Jaqueline Aparecida
de Oliveira, Ivana Gonçalves
description Cotidianamente meninas e meninos são discriminadas/os por não apresentarem comportamentos condizentes com as feminilidades e masculinidades privilegiadas em nossa sociedade e as crianças negras não encontram socialmente um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da autoestima no que tange ao pertencimento racial. Quando a escola corrobora tais situações atua na contramão do que se espera e pode consolidar preconceitos e estimular discriminações. Apresentamos, então, esta reflexão que não se configura como um projeto pontual na área de gênero, raça e sexualidade, mas como sistematização de ações cotidianas por nós adotadas que questionam condutas impostas como corretas, buscando a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar. Concluímos que essas ações contribuíram para que as crianças se mostrassem mais atentas às atitudes preconceituosas ocorridas não só na escola, mas também em outros espaços de convivência, influenciando positivamente nas relações estabelecidas por elas.  Palavras-chave: Relações de gênero; Relações étnico-raciais; Diversidade; Educação.  Titulo: PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y SUPERACIÓN DE PREJUICIOS:  Discusión sobre género y diversidad en la escuela  RESUMEN  Cotidianamente niñas y niños son discriminadas/os por no tener los comportamientos propios de las feminidades y masculinidades de privilegio en nuestra sociedad. Además, niños/as negros/as no encuentran socialmente un entorno propicio para el adecuado desarrollo de su autoestima en lo que se refiere a súper tenencia racial. Cuando la escuela refuerza tales situaciones, actúa en el sentido contrario de lo esperado y puede consolidar los prejuicios y estimularla discriminación. Presentamos, así, una reflexión que no se configura como un proyecto en la área de género, raza y sexualidad, sin embargo como una sistematización de acciones cotidianas que desarrollamos para problematizar conducta impuestas como correctas, buscando la desconstrucción de prejuicios recurrentes en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que estas acciones ayudaron a los/as niños/as a se mantener más atentos a actitudes prejuiciosas que ocurren no sólo en la escuela pero también en otros espacios sociales, influyendo positivamente en las relaciones establecidas por ellos.Palabras clave: Relaciones de género; Relaciones étnicas y raciales; Diversidad; Educación.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583
10.22409/mov.v0i4.301
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i4.301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32583/18718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
movimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
Movimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
2359-3296
10.22409/mov.v0i4
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355475091456