A medida de tempo: uma experiência de reorganização curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alexandrina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Palermo, Eliane, Salvadori, Maria Ângela, Vaggione, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32532
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a construção do conceito de tempo a partir de uma experiência realizada com alunos do segundo ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, na qual se buscou destacar as diferenças existentes nas formas de medir o tempo entre diferentes grupos sociais, a fim de elucidar o caráter construtivo e artificial desse conceito. Neste sentido, o trabalho pedagógico aqui analisado optou por s medida de tempo enquanto categoria construída socialmente e, portanto, correspondente a uma representação cultural, a um sistema de significação, a uma forma de atribuição de sentido arbitrário, indeterminado e associado às relações de poder que o constituem. Nosso objetivo nesse texto é indicar as trilhas curriculares criadas para a realização de tal processo. Palavras-chave: etnomatemática; currículo; medida de tempo.
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