Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Paula Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/21337
Resumo: Este artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.
id RCAP_ca0aaabbcd6bb98919c2ac48ba270387
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridadeDesenvolvimento curricularGeometriaTrabalho de projetoCompetências matemáticasCurricular developmentGeometryProject based learningMathematical competencesEste artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.This paper describes an investigation that took place in 2007, in a 6th grade classe of a public school. In the investigation there was a reorganization of part of the mathematical curriculum, more precisely of a thematic unit - Geometry, adopting a Project Based Learning methodology as the mathematical experience that triggers learning. The purpose of this study is to examine in which way this approach influences the students in: their conceptual and procedural knowledge; their ability in mathematical communication and in their thinking processes.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Associação de Professores de Matemática (APM)Universidade do MinhoRebelo, Paula CristinaGomes, Alexandra20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/21337por0872-3915www.apm.pt/portal/quadrante.phpinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:09.735284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
spellingShingle Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Rebelo, Paula Cristina
Desenvolvimento curricular
Geometria
Trabalho de projeto
Competências matemáticas
Curricular development
Geometry
Project based learning
Mathematical competences
title_short Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_full Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_fullStr Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_sort Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
author Rebelo, Paula Cristina
author_facet Rebelo, Paula Cristina
Gomes, Alexandra
author_role author
author2 Gomes, Alexandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Paula Cristina
Gomes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento curricular
Geometria
Trabalho de projeto
Competências matemáticas
Curricular development
Geometry
Project based learning
Mathematical competences
topic Desenvolvimento curricular
Geometria
Trabalho de projeto
Competências matemáticas
Curricular development
Geometry
Project based learning
Mathematical competences
description Este artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/21337
url https://hdl.handle.net/1822/21337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-3915
www.apm.pt/portal/quadrante.php
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132889668911104