Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/21337 |
Resumo: | Este artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio. |
id |
RCAP_ca0aaabbcd6bb98919c2ac48ba270387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridadeDesenvolvimento curricularGeometriaTrabalho de projetoCompetências matemáticasCurricular developmentGeometryProject based learningMathematical competencesEste artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.This paper describes an investigation that took place in 2007, in a 6th grade classe of a public school. In the investigation there was a reorganization of part of the mathematical curriculum, more precisely of a thematic unit - Geometry, adopting a Project Based Learning methodology as the mathematical experience that triggers learning. The purpose of this study is to examine in which way this approach influences the students in: their conceptual and procedural knowledge; their ability in mathematical communication and in their thinking processes.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Associação de Professores de Matemática (APM)Universidade do MinhoRebelo, Paula CristinaGomes, Alexandra20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/21337por0872-3915www.apm.pt/portal/quadrante.phpinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:09.735284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade Rebelo, Paula Cristina Desenvolvimento curricular Geometria Trabalho de projeto Competências matemáticas Curricular development Geometry Project based learning Mathematical competences |
title_short |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_full |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_sort |
Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
author |
Rebelo, Paula Cristina |
author_facet |
Rebelo, Paula Cristina Gomes, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Alexandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Paula Cristina Gomes, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento curricular Geometria Trabalho de projeto Competências matemáticas Curricular development Geometry Project based learning Mathematical competences |
topic |
Desenvolvimento curricular Geometria Trabalho de projeto Competências matemáticas Curricular development Geometry Project based learning Mathematical competences |
description |
Este artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/21337 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/21337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-3915 www.apm.pt/portal/quadrante.php |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática (APM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática (APM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132889668911104 |