OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Maria de Fátima Costa de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schindhelm, Virginia Georg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32451
Resumo: As práticas escolares, cotidianamente, se veem atravessadas por situações relacionadas aos temas gênero e sexualidade infantil quando as crianças fazem perguntas e vivem experiências que levam o educador a deparar-se com o seu desconhecimento, a sua cultura e os seus medos. A pesquisa objetivou conhecer as concepções e as práticas dos educadores sobre gênero e sexualidade das crianças. Sexualidade e gênero são construções relacionadas ao poder e à regulação e, como dispositivos fundamentais ao processo de subjetivação, mostram-se relevantes no trabalho com a infância. O estudo entrelaçou dados da(s): (a) pesquisa com observação participante; (b) coleta de informações, registro de observações livres e narrativas das crianças e da equipe pedagógica; (c) discussões e trocas de conhecimentos na formação continuada dos educadores; (d) situações-problema sobre os temas gênero e sexualidade na escola e d) análise de material bibliográfico priorizando as teses de estudiosos da infância, gênero e sexualidade. As inferências (1) desvelam ocultamentos e silenciamentos dos educadores acerca da temática; (2) expõem experiências problemáticas que os levam ao enfrentamento de situações inusitadas, relativas à sexualidade das crianças, desencadeando decisões num complexo terreno de incertezas, singularidades e de conflito de valores; (3) evidenciam falas dos educadores que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelam desconhecimentos da equipe pedagógica sobre os temas gênero e sexualidade infantil. Palavras-chave: educação infantil, sexualidade, gênero, formação docente.  The everyday school practices are related to gender and infant sexuality subjects because children ask teachers questions and also experience things which make educators face embarrassing situations to answer them because of their culture and fears. The research had the target of knowing the educators’ practices and conceptions about children gender and sexuality. Gender and sexuality are constructions related to power and rules and as they are essential to the subjective process they become relevant to be worked with children. The study took into consideration: (a) research with participative observation; (b)  collecting information, free observation, children and educating team’s registers and narrations; (c) discussions and exchanging knowledge in the ongoing teachers education; (d) controversial situations about gender and sexuality subjects in school (e) bibliography analisys giving importance to the infant, gender and sexuality studious. The conclusion (1) reveal educators’ hiding and silencing about this theme; (2) show difficult experiences which take them to face new situations causing unusual situations and decisions in an uncertain, peculiar and value conflicts’ field; 3) show speaking carried by anxiety and duress about the sexual theme; (4) reveal the educating team’s unknowing experience about children’s sexuality. Keywords: infant education, sexuality, gender, teachers’education
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