OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32451 |
Resumo: | As práticas escolares, cotidianamente, se veem atravessadas por situações relacionadas aos temas gênero e sexualidade infantil quando as crianças fazem perguntas e vivem experiências que levam o educador a deparar-se com o seu desconhecimento, a sua cultura e os seus medos. A pesquisa objetivou conhecer as concepções e as práticas dos educadores sobre gênero e sexualidade das crianças. Sexualidade e gênero são construções relacionadas ao poder e à regulação e, como dispositivos fundamentais ao processo de subjetivação, mostram-se relevantes no trabalho com a infância. O estudo entrelaçou dados da(s): (a) pesquisa com observação participante; (b) coleta de informações, registro de observações livres e narrativas das crianças e da equipe pedagógica; (c) discussões e trocas de conhecimentos na formação continuada dos educadores; (d) situações-problema sobre os temas gênero e sexualidade na escola e d) análise de material bibliográfico priorizando as teses de estudiosos da infância, gênero e sexualidade. As inferências (1) desvelam ocultamentos e silenciamentos dos educadores acerca da temática; (2) expõem experiências problemáticas que os levam ao enfrentamento de situações inusitadas, relativas à sexualidade das crianças, desencadeando decisões num complexo terreno de incertezas, singularidades e de conflito de valores; (3) evidenciam falas dos educadores que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelam desconhecimentos da equipe pedagógica sobre os temas gênero e sexualidade infantil. Palavras-chave: educação infantil, sexualidade, gênero, formação docente. The everyday school practices are related to gender and infant sexuality subjects because children ask teachers questions and also experience things which make educators face embarrassing situations to answer them because of their culture and fears. The research had the target of knowing the educators’ practices and conceptions about children gender and sexuality. Gender and sexuality are constructions related to power and rules and as they are essential to the subjective process they become relevant to be worked with children. The study took into consideration: (a) research with participative observation; (b) collecting information, free observation, children and educating team’s registers and narrations; (c) discussions and exchanging knowledge in the ongoing teachers education; (d) controversial situations about gender and sexuality subjects in school (e) bibliography analisys giving importance to the infant, gender and sexuality studious. The conclusion (1) reveal educators’ hiding and silencing about this theme; (2) show difficult experiences which take them to face new situations causing unusual situations and decisions in an uncertain, peculiar and value conflicts’ field; 3) show speaking carried by anxiety and duress about the sexual theme; (4) reveal the educating team’s unknowing experience about children’s sexuality. Keywords: infant education, sexuality, gender, teachers’education |
id |
UFF-11_5ccb704c7cb656dca47b3edfcdb84b1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32451 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL As práticas escolares, cotidianamente, se veem atravessadas por situações relacionadas aos temas gênero e sexualidade infantil quando as crianças fazem perguntas e vivem experiências que levam o educador a deparar-se com o seu desconhecimento, a sua cultura e os seus medos. A pesquisa objetivou conhecer as concepções e as práticas dos educadores sobre gênero e sexualidade das crianças. Sexualidade e gênero são construções relacionadas ao poder e à regulação e, como dispositivos fundamentais ao processo de subjetivação, mostram-se relevantes no trabalho com a infância. O estudo entrelaçou dados da(s): (a) pesquisa com observação participante; (b) coleta de informações, registro de observações livres e narrativas das crianças e da equipe pedagógica; (c) discussões e trocas de conhecimentos na formação continuada dos educadores; (d) situações-problema sobre os temas gênero e sexualidade na escola e d) análise de material bibliográfico priorizando as teses de estudiosos da infância, gênero e sexualidade. As inferências (1) desvelam ocultamentos e silenciamentos dos educadores acerca da temática; (2) expõem experiências problemáticas que os levam ao enfrentamento de situações inusitadas, relativas à sexualidade das crianças, desencadeando decisões num complexo terreno de incertezas, singularidades e de conflito de valores; (3) evidenciam falas dos educadores que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelam desconhecimentos da equipe pedagógica sobre os temas gênero e sexualidade infantil. Palavras-chave: educação infantil, sexualidade, gênero, formação docente. The everyday school practices are related to gender and infant sexuality subjects because children ask teachers questions and also experience things which make educators face embarrassing situations to answer them because of their culture and fears. The research had the target of knowing the educators’ practices and conceptions about children gender and sexuality. Gender and sexuality are constructions related to power and rules and as they are essential to the subjective process they become relevant to be worked with children. The study took into consideration: (a) research with participative observation; (b) collecting information, free observation, children and educating team’s registers and narrations; (c) discussions and exchanging knowledge in the ongoing teachers education; (d) controversial situations about gender and sexuality subjects in school (e) bibliography analisys giving importance to the infant, gender and sexuality studious. The conclusion (1) reveal educators’ hiding and silencing about this theme; (2) show difficult experiences which take them to face new situations causing unusual situations and decisions in an uncertain, peculiar and value conflicts’ field; 3) show speaking carried by anxiety and duress about the sexual theme; (4) reveal the educating team’s unknowing experience about children’s sexuality. Keywords: infant education, sexuality, gender, teachers’educationABEC2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3245110.22409/mov.v0i1.50Movement - Education Journal; No. 1 (2014): Edição de lançamentoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 1 (2014): Edição de lançamentomovimento - rivista di educazione; N. 1 (2014): Edição de lançamentoMovimento-revista de educação ; n. 1 (2014): Edição de lançamento2359-329610.22409/mov.v0i1reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32451/18586Copyright (c) 2020 Maria de Fátima Costa de Paula, Virginia Georg Schindhelminfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Maria de Fátima Costa deSchindhelm, Virginia Georg2019-11-07T06:50:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32451Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T06:50:52Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Paula, Maria de Fátima Costa de |
title_short |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
OS TEMAS GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Paula, Maria de Fátima Costa de |
author_facet |
Paula, Maria de Fátima Costa de Schindhelm, Virginia Georg |
author_role |
author |
author2 |
Schindhelm, Virginia Georg |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Maria de Fátima Costa de Schindhelm, Virginia Georg |
description |
As práticas escolares, cotidianamente, se veem atravessadas por situações relacionadas aos temas gênero e sexualidade infantil quando as crianças fazem perguntas e vivem experiências que levam o educador a deparar-se com o seu desconhecimento, a sua cultura e os seus medos. A pesquisa objetivou conhecer as concepções e as práticas dos educadores sobre gênero e sexualidade das crianças. Sexualidade e gênero são construções relacionadas ao poder e à regulação e, como dispositivos fundamentais ao processo de subjetivação, mostram-se relevantes no trabalho com a infância. O estudo entrelaçou dados da(s): (a) pesquisa com observação participante; (b) coleta de informações, registro de observações livres e narrativas das crianças e da equipe pedagógica; (c) discussões e trocas de conhecimentos na formação continuada dos educadores; (d) situações-problema sobre os temas gênero e sexualidade na escola e d) análise de material bibliográfico priorizando as teses de estudiosos da infância, gênero e sexualidade. As inferências (1) desvelam ocultamentos e silenciamentos dos educadores acerca da temática; (2) expõem experiências problemáticas que os levam ao enfrentamento de situações inusitadas, relativas à sexualidade das crianças, desencadeando decisões num complexo terreno de incertezas, singularidades e de conflito de valores; (3) evidenciam falas dos educadores que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelam desconhecimentos da equipe pedagógica sobre os temas gênero e sexualidade infantil. Palavras-chave: educação infantil, sexualidade, gênero, formação docente. The everyday school practices are related to gender and infant sexuality subjects because children ask teachers questions and also experience things which make educators face embarrassing situations to answer them because of their culture and fears. The research had the target of knowing the educators’ practices and conceptions about children gender and sexuality. Gender and sexuality are constructions related to power and rules and as they are essential to the subjective process they become relevant to be worked with children. The study took into consideration: (a) research with participative observation; (b) collecting information, free observation, children and educating team’s registers and narrations; (c) discussions and exchanging knowledge in the ongoing teachers education; (d) controversial situations about gender and sexuality subjects in school (e) bibliography analisys giving importance to the infant, gender and sexuality studious. The conclusion (1) reveal educators’ hiding and silencing about this theme; (2) show difficult experiences which take them to face new situations causing unusual situations and decisions in an uncertain, peculiar and value conflicts’ field; 3) show speaking carried by anxiety and duress about the sexual theme; (4) reveal the educating team’s unknowing experience about children’s sexuality. Keywords: infant education, sexuality, gender, teachers’education |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32451 10.22409/mov.v0i1.50 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32451 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i1.50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32451/18586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria de Fátima Costa de Paula, Virginia Georg Schindhelm info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria de Fátima Costa de Paula, Virginia Georg Schindhelm |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 1 (2014): Edição de lançamento REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 1 (2014): Edição de lançamento movimento - rivista di educazione; N. 1 (2014): Edição de lançamento Movimento-revista de educação ; n. 1 (2014): Edição de lançamento 2359-3296 10.22409/mov.v0i1 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355027349504 |