POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Diego
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lannes, Denise Rocha Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32659
Resumo: O ensaio aborda a política curricular da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. A pesquisa possui como questão central conhecer as concepções dos professores de Ciências acerca do Currículo Mínimo (CM) dessa disciplina. Esta análise, aportada na Teoria  das Representações Sociais e no Discurso do Sujeito Coletivo, busca explorar os elementos centrais no discurso de 15 docentes sobre do currículo. Os resultados mostram a necessidade de ajustes na implantação do currículo para aproximar os docentes do Currículo Mínimo, o qual propõe desenvolver competências na sala de aula.Palavras chave: currículo escolar; políticas educacionais; professores.
id UFF-11_69bad179c1c35a3eb7d27f5589b76723
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32659
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de CiênciasO ensaio aborda a política curricular da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. A pesquisa possui como questão central conhecer as concepções dos professores de Ciências acerca do Currículo Mínimo (CM) dessa disciplina. Esta análise, aportada na Teoria  das Representações Sociais e no Discurso do Sujeito Coletivo, busca explorar os elementos centrais no discurso de 15 docentes sobre do currículo. Os resultados mostram a necessidade de ajustes na implantação do currículo para aproximar os docentes do Currículo Mínimo, o qual propõe desenvolver competências na sala de aula.Palavras chave: currículo escolar; políticas educacionais; professores.ABEC2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3265910.22409/mov.v5i8.433Movement - Education Journal; No. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-376REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-376movimento - rivista di educazione; N. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-376Movimento-revista de educação ; n. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-3762359-329610.22409/mov.v5i8reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32659/18794Copyright (c) 2020 Diego Mota, Denise Rocha Correa Lannesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, DiegoLannes, Denise Rocha Correa2019-11-07T05:40:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32659Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T05:40:38Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
title POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
spellingShingle POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
Mota, Diego
title_short POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
title_full POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
title_fullStr POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
title_full_unstemmed POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
title_sort POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências
author Mota, Diego
author_facet Mota, Diego
Lannes, Denise Rocha Correa
author_role author
author2 Lannes, Denise Rocha Correa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Diego
Lannes, Denise Rocha Correa
description O ensaio aborda a política curricular da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. A pesquisa possui como questão central conhecer as concepções dos professores de Ciências acerca do Currículo Mínimo (CM) dessa disciplina. Esta análise, aportada na Teoria  das Representações Sociais e no Discurso do Sujeito Coletivo, busca explorar os elementos centrais no discurso de 15 docentes sobre do currículo. Os resultados mostram a necessidade de ajustes na implantação do currículo para aproximar os docentes do Currículo Mínimo, o qual propõe desenvolver competências na sala de aula.Palavras chave: currículo escolar; políticas educacionais; professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32659
10.22409/mov.v5i8.433
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32659
identifier_str_mv 10.22409/mov.v5i8.433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32659/18794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Diego Mota, Denise Rocha Correa Lannes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Diego Mota, Denise Rocha Correa Lannes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-376
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-376
movimento - rivista di educazione; N. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-376
Movimento-revista de educação ; n. 8 (2018): Políticas Públicas: debates, tensões e perspectivas; 342-376
2359-3296
10.22409/mov.v5i8
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355896619008