POLÍTICAS DE CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5639 |
Resumo: | DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.5639O presente trabalho realizou uma breve análise sobre a política de governo carioca que instituiu em suas escolas o currículo mínimo, com ênfase na construção do currículo de geografia. Também reconstituiu os percalços que a educação brasileira sofreu nas últimas décadas e as tentativas políticas recentes de reverter o atraso e melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Partindo de uma estratégia metodológica teórico-descritiva, baseou-se em documentos e experiências de professores participantes do projeto, concluindo que o mesmo se configurou em uma medida paliativa sem grandes resultados para a melhora da educação estadual. |
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POLÍTICAS DE CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIROPOLICIES AND CURRICULUM TEACHING OF GEOGRAPHYIN THE STATE OF RIO DE JANEIROCurrículo. Geografia.Políticas públicas.EducaçãoCurriculum. Geography. Public policies.Education.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.5639O presente trabalho realizou uma breve análise sobre a política de governo carioca que instituiu em suas escolas o currículo mínimo, com ênfase na construção do currículo de geografia. Também reconstituiu os percalços que a educação brasileira sofreu nas últimas décadas e as tentativas políticas recentes de reverter o atraso e melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Partindo de uma estratégia metodológica teórico-descritiva, baseou-se em documentos e experiências de professores participantes do projeto, concluindo que o mesmo se configurou em uma medida paliativa sem grandes resultados para a melhora da educação estadual.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.5639This paper made a brief analysis on government policy in Rio establishing their schools the minimum curriculum, with emphasis on the construction of the geography curriculum. Also reconstituted the mishaps that the Brazilian education as in recent decades and the recent political attempts to reverse the delay and improve the quality of basic education in Brazil. From a theoretical-methodological strategy descriptive, based on documents and experiences of teachers participating in the project, concluding that it was configured in a palliative measure without great results to improve education state wide.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/563910.12957/geouerj.2014.5639Geo UERJ; v. 1 n. 25 (2014): Jan/Jun; 223-2381981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5639/9930Farias, Saulo Cezar Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:10:37Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5639Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:10:37Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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