ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Martins de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Damasceno, Ednaceli Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32683
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar o acesso e a permanência de estudantes pobres nos cursos mais seletivos da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, bem como as estratégias adotadas por eles e pelos seus familiares. Para a realização deste estudo, foram adotados procedimentos quantitativos e qualitativos, com uso de questionário e entrevista semiestruturada. Dessa maneira, constatou-se que o acesso e a permanência dos estudantes pobres no ensino superior deve-se a força do atributo familiar, bem como do ambiente doméstico educógeno, que estimula a escolaridade dos filhos na universidade pública.Palavras-chave: Acesso e permanência; Ensino Superior; alunos pobres.
id UFF-11_6b255af88d80a249d5a6c2d5b7d05ec4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32683
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTAEsse artigo tem como objetivo analisar o acesso e a permanência de estudantes pobres nos cursos mais seletivos da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, bem como as estratégias adotadas por eles e pelos seus familiares. Para a realização deste estudo, foram adotados procedimentos quantitativos e qualitativos, com uso de questionário e entrevista semiestruturada. Dessa maneira, constatou-se que o acesso e a permanência dos estudantes pobres no ensino superior deve-se a força do atributo familiar, bem como do ambiente doméstico educógeno, que estimula a escolaridade dos filhos na universidade pública.Palavras-chave: Acesso e permanência; Ensino Superior; alunos pobres.ABEC2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3268310.22409/mov.v0i9.500Movement - Education Journal; No. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-278REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-278movimento - rivista di educazione; N. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-278Movimento-revista de educação ; n. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-2782359-329610.22409/mov.v0i9reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32683/18831Copyright (c) 2020 Adriana Martins de Oliveira, Ednaceli Abreu Damascenoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adriana Martins deDamasceno, Ednaceli Abreu2019-08-20T13:31:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32683Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:31:10Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
title ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
spellingShingle ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
Oliveira, Adriana Martins de
title_short ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
title_full ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
title_fullStr ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
title_full_unstemmed ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
title_sort ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA
author Oliveira, Adriana Martins de
author_facet Oliveira, Adriana Martins de
Damasceno, Ednaceli Abreu
author_role author
author2 Damasceno, Ednaceli Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Martins de
Damasceno, Ednaceli Abreu
description Esse artigo tem como objetivo analisar o acesso e a permanência de estudantes pobres nos cursos mais seletivos da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, bem como as estratégias adotadas por eles e pelos seus familiares. Para a realização deste estudo, foram adotados procedimentos quantitativos e qualitativos, com uso de questionário e entrevista semiestruturada. Dessa maneira, constatou-se que o acesso e a permanência dos estudantes pobres no ensino superior deve-se a força do atributo familiar, bem como do ambiente doméstico educógeno, que estimula a escolaridade dos filhos na universidade pública.Palavras-chave: Acesso e permanência; Ensino Superior; alunos pobres.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32683
10.22409/mov.v0i9.500
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32683
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i9.500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32683/18831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Martins de Oliveira, Ednaceli Abreu Damasceno
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Martins de Oliveira, Ednaceli Abreu Damasceno
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-278
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-278
movimento - rivista di educazione; N. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-278
Movimento-revista de educação ; n. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 245-278
2359-3296
10.22409/mov.v0i9
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355931222016