Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32566 |
Resumo: | O artigo busca demonstrar uma alternativa para as resoluções de conflitos no interior das escolas, demonstrando que a cultura de punição é muita disseminada culturalmente nas instituições ocidentais. Para tanto, é sugerido a Justiça Restaurativa para mediar os conflitos escolares. Suscitando questionamentos acerca de sua aplicabilidade e utilizando um método comparativo de experiências das práticas restaurativas em outros contextos, a pesquisa toma corpo utilizando pesquisas sobre a implementação de tais práticas em São Paulo, Porto Alegre e Nova Zelândia. Palavras-chave: Conflitos Escolares; Justiça Restaurativa; Mediação Pacífica. The paper demonstrates an alternative for conflict resolution within schools, showing that the culture of punishment is much culturally widespread in Western institutions. Therefore, it is suggested Restorative Justice to mediate the conflict school. Raised questions about its applicability and using a comparative method of experiences of restorative practices in other contexts, the research takes shape using research on the implementation of such practices in Sao Paulo, Porto Alegre and New Zealand. Keywords: School Conflicts; Restorative Justice; Peaceful Mediation. |
id |
UFF-11_6caaff5acfe457207415d335e44841ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32566 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolaresO artigo busca demonstrar uma alternativa para as resoluções de conflitos no interior das escolas, demonstrando que a cultura de punição é muita disseminada culturalmente nas instituições ocidentais. Para tanto, é sugerido a Justiça Restaurativa para mediar os conflitos escolares. Suscitando questionamentos acerca de sua aplicabilidade e utilizando um método comparativo de experiências das práticas restaurativas em outros contextos, a pesquisa toma corpo utilizando pesquisas sobre a implementação de tais práticas em São Paulo, Porto Alegre e Nova Zelândia. Palavras-chave: Conflitos Escolares; Justiça Restaurativa; Mediação Pacífica. The paper demonstrates an alternative for conflict resolution within schools, showing that the culture of punishment is much culturally widespread in Western institutions. Therefore, it is suggested Restorative Justice to mediate the conflict school. Raised questions about its applicability and using a comparative method of experiences of restorative practices in other contexts, the research takes shape using research on the implementation of such practices in Sao Paulo, Porto Alegre and New Zealand. Keywords: School Conflicts; Restorative Justice; Peaceful Mediation.ABEC2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3256610.22409/mov.v0i3.262Movement - Education Journal; No. 3 (2015): ViolênciaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 3 (2015): Violênciamovimento - rivista di educazione; N. 3 (2015): ViolênciaMovimento-revista de educação ; n. 3 (2015): Violência2359-329610.22409/mov.v0i3reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32566/18701Copyright (c) 2020 Elston Américo Junior, Cezar Bueno de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Elston AméricoLima, Cezar Bueno de2019-08-20T13:16:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32566Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:16:39Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares |
title |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares |
spellingShingle |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares Junior, Elston Américo |
title_short |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares |
title_full |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares |
title_fullStr |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares |
title_full_unstemmed |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares |
title_sort |
Educar para a paz: práticas restaurativas na resolução de conflitos escolares |
author |
Junior, Elston Américo |
author_facet |
Junior, Elston Américo Lima, Cezar Bueno de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Cezar Bueno de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Elston Américo Lima, Cezar Bueno de |
description |
O artigo busca demonstrar uma alternativa para as resoluções de conflitos no interior das escolas, demonstrando que a cultura de punição é muita disseminada culturalmente nas instituições ocidentais. Para tanto, é sugerido a Justiça Restaurativa para mediar os conflitos escolares. Suscitando questionamentos acerca de sua aplicabilidade e utilizando um método comparativo de experiências das práticas restaurativas em outros contextos, a pesquisa toma corpo utilizando pesquisas sobre a implementação de tais práticas em São Paulo, Porto Alegre e Nova Zelândia. Palavras-chave: Conflitos Escolares; Justiça Restaurativa; Mediação Pacífica. The paper demonstrates an alternative for conflict resolution within schools, showing that the culture of punishment is much culturally widespread in Western institutions. Therefore, it is suggested Restorative Justice to mediate the conflict school. Raised questions about its applicability and using a comparative method of experiences of restorative practices in other contexts, the research takes shape using research on the implementation of such practices in Sao Paulo, Porto Alegre and New Zealand. Keywords: School Conflicts; Restorative Justice; Peaceful Mediation. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32566 10.22409/mov.v0i3.262 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32566 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i3.262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32566/18701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elston Américo Junior, Cezar Bueno de Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elston Américo Junior, Cezar Bueno de Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 3 (2015): Violência REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 3 (2015): Violência movimento - rivista di educazione; N. 3 (2015): Violência Movimento-revista de educação ; n. 3 (2015): Violência 2359-3296 10.22409/mov.v0i3 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355449925632 |