Práticas restaurativas e pedagogia do conflito. Reflexões sobre a violência e a paz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23476 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo articular alguns dos pensamentos estampados no texto Introdução à pedagogia do conflito, refletidos por Moacir Gadotti, com as práticas restaurativas na educação. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, fez-se necessário perpassar pelos territórios da violência, de sua antítese – a cultura da paz; e da Justiça Restaurativa, deste modo, somente então, pode-se refletir sobre as práticas da justiça restaurativa no ambiente escolar. No campo da violência e da cultura da paz, refletiu-se acerca da banalização dos conflitos e do sofrimento humano sob a perspectiva de Boaventura de Sousa Santos. Pesquisou-se a pedagogia do conflito, refletida por Moacir Gadotti, como forma de promoção da autonomia do educador. Igualmente, esta autonomia corrobora para que o educador e o educando promovam uma postura de reflexão acerca da violência, afastando a replicação exclusiva do ensino de conteúdo. O tema da justiça restaurativa foi refletido como um dentre os vários caminhos para a promoção da cultura da paz desta escola que reproduz a violência. Neste sentir, para transformação desta escola, estudou-se a história, o conceito, bem como as formas de aplicação das práticas restaurativas no âmbito educacional, dando maior ênfase aos círculos restaurativos |
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Práticas restaurativas e pedagogia do conflito. Reflexões sobre a violência e a pazViolênciaCultura da pazJustiça restaurativaPedagogia do conflitoEnsinoViolenceCulture of peaceRestorative justicePedagogy of conflictA presente pesquisa teve por objetivo articular alguns dos pensamentos estampados no texto Introdução à pedagogia do conflito, refletidos por Moacir Gadotti, com as práticas restaurativas na educação. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, fez-se necessário perpassar pelos territórios da violência, de sua antítese – a cultura da paz; e da Justiça Restaurativa, deste modo, somente então, pode-se refletir sobre as práticas da justiça restaurativa no ambiente escolar. No campo da violência e da cultura da paz, refletiu-se acerca da banalização dos conflitos e do sofrimento humano sob a perspectiva de Boaventura de Sousa Santos. Pesquisou-se a pedagogia do conflito, refletida por Moacir Gadotti, como forma de promoção da autonomia do educador. Igualmente, esta autonomia corrobora para que o educador e o educando promovam uma postura de reflexão acerca da violência, afastando a replicação exclusiva do ensino de conteúdo. O tema da justiça restaurativa foi refletido como um dentre os vários caminhos para a promoção da cultura da paz desta escola que reproduz a violência. Neste sentir, para transformação desta escola, estudou-se a história, o conceito, bem como as formas de aplicação das práticas restaurativas no âmbito educacional, dando maior ênfase aos círculos restaurativosThe present research had as objective to articulate some of the thoughts printed in the text Introduction to the pedagogy of the conflict, reflected by Moacir Gadotti, with the restorative practices in education. To reach the objective of this research, it was necessary to cross the territories of violence, of its antithesis - the culture of peace; and Restorative Justice, so only then can one reflect on restorative justice practices in the school environment. In the field of violence and the culture of peace, it was reflected on the trivialization of conflicts and human suffering from the perspective of Boaventura de Sousa Santos. The pedagogy of conflict, reflected by Moacir Gadotti, was investigated as a way of promoting the autonomy of the educator. Equally, this autonomy corroborates so that the educator and the educando promote a posture of reflection on the violence, moving away the exclusive replication of the teaching of content. The theme of restorative justice was reflected as one of several ways to promote the culture of peace of this school that reproduces violence. In this sense, for the transformation of this school, we studied the history, the concept, as well as the forms of application of the restorative practices in the educational scope, giving greater emphasis to the restorative circles73 f.Mello, Maristela Barenco Corrêa deSouza, Cristiana Callai deBedin, Juçara Gonçalves LimaMartin, Henrique Zarpellon2021-10-05T17:59:10Z2021-10-05T17:59:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23476http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-12T20:37:19Zoai:app.uff.br:1/23476Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:36.315109Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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