Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32565 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo baseado em idéias de Winnicott sobre a agressividade. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil, com o objetivo de compreender as concepções de 7 educadores sobre a agressividade das crianças. A análise das entrevistas evidenciou concepções que relacionavam os comportamentos agressivos ao ambiente familiar das crianças sem incluir referências ao ambiente escolar na manifestação desses comportamentos. Assim, este trabalho indica a necessidade de reflexões mais sistemáticas sobre o papel da escola e dos educadores no desenvolvimento socioafetivo das crianças. Palavras-chave: agressividade, educadores, crianças. This work presents a study based on Winnicott’s ideas on aggressiviness. The study was carried in a public municipal school in Belo Horizonte in the state of Minas Gerais in Brazil, whose purpose was to understand 7 educators’ conceptions about children´s aggressiviness. The analysis of the interviews showed conceptions of aggressiviness that relate children’s behavior to their family environment only. There were no reflections on the school environment in the manifestation of the children’s aggressive behavior. Thus, this work indicates a need for more systematic reflections on the role of the school and attitudes by the educators in the social-emotional development of children. Keywords: aggressiviness, educators, children. |
id |
UFF-11_73ce96ffb9aa78b2fa8cb7805feadea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32565 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de educadores sobre a agressividade das criançasEste trabalho apresenta um estudo baseado em idéias de Winnicott sobre a agressividade. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil, com o objetivo de compreender as concepções de 7 educadores sobre a agressividade das crianças. A análise das entrevistas evidenciou concepções que relacionavam os comportamentos agressivos ao ambiente familiar das crianças sem incluir referências ao ambiente escolar na manifestação desses comportamentos. Assim, este trabalho indica a necessidade de reflexões mais sistemáticas sobre o papel da escola e dos educadores no desenvolvimento socioafetivo das crianças. Palavras-chave: agressividade, educadores, crianças. This work presents a study based on Winnicott’s ideas on aggressiviness. The study was carried in a public municipal school in Belo Horizonte in the state of Minas Gerais in Brazil, whose purpose was to understand 7 educators’ conceptions about children´s aggressiviness. The analysis of the interviews showed conceptions of aggressiviness that relate children’s behavior to their family environment only. There were no reflections on the school environment in the manifestation of the children’s aggressive behavior. Thus, this work indicates a need for more systematic reflections on the role of the school and attitudes by the educators in the social-emotional development of children. Keywords: aggressiviness, educators, children.ABEC2016-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3256510.22409/mov.v0i3.258Movement - Education Journal; No. 3 (2015): ViolênciaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 3 (2015): Violênciamovimento - rivista di educazione; N. 3 (2015): ViolênciaMovimento-revista de educação ; n. 3 (2015): Violência2359-329610.22409/mov.v0i3reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32565/18700Copyright (c) 2020 Iza Rodrigues da LUZinfo:eu-repo/semantics/openAccessLUZ, Iza Rodrigues da2019-08-20T13:16:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32565Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:16:39Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças |
title |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças |
spellingShingle |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças LUZ, Iza Rodrigues da |
title_short |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças |
title_full |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças |
title_fullStr |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças |
title_full_unstemmed |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças |
title_sort |
Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças |
author |
LUZ, Iza Rodrigues da |
author_facet |
LUZ, Iza Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUZ, Iza Rodrigues da |
description |
Este trabalho apresenta um estudo baseado em idéias de Winnicott sobre a agressividade. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil, com o objetivo de compreender as concepções de 7 educadores sobre a agressividade das crianças. A análise das entrevistas evidenciou concepções que relacionavam os comportamentos agressivos ao ambiente familiar das crianças sem incluir referências ao ambiente escolar na manifestação desses comportamentos. Assim, este trabalho indica a necessidade de reflexões mais sistemáticas sobre o papel da escola e dos educadores no desenvolvimento socioafetivo das crianças. Palavras-chave: agressividade, educadores, crianças. This work presents a study based on Winnicott’s ideas on aggressiviness. The study was carried in a public municipal school in Belo Horizonte in the state of Minas Gerais in Brazil, whose purpose was to understand 7 educators’ conceptions about children´s aggressiviness. The analysis of the interviews showed conceptions of aggressiviness that relate children’s behavior to their family environment only. There were no reflections on the school environment in the manifestation of the children’s aggressive behavior. Thus, this work indicates a need for more systematic reflections on the role of the school and attitudes by the educators in the social-emotional development of children. Keywords: aggressiviness, educators, children. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32565 10.22409/mov.v0i3.258 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32565 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i3.258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32565/18700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iza Rodrigues da LUZ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iza Rodrigues da LUZ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 3 (2015): Violência REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 3 (2015): Violência movimento - rivista di educazione; N. 3 (2015): Violência Movimento-revista de educação ; n. 3 (2015): Violência 2359-3296 10.22409/mov.v0i3 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355447828480 |