O lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Marisol
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32433
Resumo: Este trabalho visa discutir os saberes de crianças que vivem e trabalham em um vazadouro de lixo na periferia de uma cidade do Rio de Janeiro. Entendendo o contexto social brasileiro mais amplo como uma nação que resguarda relações pós-coloniais, o trabalho pretende trazer os saberes e as lógicas daqueles que são excluídos dos direitos sociais. Pela linguagem, os sujeitos revelam-nos a capacidade humana de criar e se desenvolver em situações de extrema penúria, num contexto onde a miséria e a morte os rondam a cada dia. Este trabalho busca, portanto, compreender as formas de pensar e de conhecer os povos colonizados, que ainda hoje, neste fim de século, lutam pela sobrevivência por entre os excessos das formas de existir dos povos ditos civilizados. Palavras-chave: saberes; lixo; culturas.
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