Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32482 |
Resumo: | Este trabalho procura compreender relações entre conheciemntos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e conhecimentos matemáticos escolares. Foi desenvolvida pesquisa etnográfica em uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária. Os resultados indicaram estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano e a necessidade de garantir formas de sobrevivência, via administração de um orçamento reduzido. A pesquisa destacou a predominância de aspectos socioeconômicos nos processos de construção/representação/utilização de conhecimentos matemáticos num contexto urbano, evidenciando esse aspecto como significativo fator de identidade, superando os fatores exclusivamente culturais. Palavras-chave: etomatemática; educação de jovens e adultos; representações quantitativas e espaciais. |
id |
UFF-11_a13b1f849edd0f6b465bd182b569f602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32482 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São CarlosEste trabalho procura compreender relações entre conheciemntos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e conhecimentos matemáticos escolares. Foi desenvolvida pesquisa etnográfica em uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária. Os resultados indicaram estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano e a necessidade de garantir formas de sobrevivência, via administração de um orçamento reduzido. A pesquisa destacou a predominância de aspectos socioeconômicos nos processos de construção/representação/utilização de conhecimentos matemáticos num contexto urbano, evidenciando esse aspecto como significativo fator de identidade, superando os fatores exclusivamente culturais. Palavras-chave: etomatemática; educação de jovens e adultos; representações quantitativas e espaciais.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3248210.22409/mov.v0i08.120Movement - Education Journal; No. 08 (2003): Educação de trabalhadoresREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 08 (2003): Educação de trabalhadoresmovimento - rivista di educazione; N. 08 (2003): Educação de trabalhadoresMovimento-revista de educação ; n. 08 (2003): Educação de trabalhadores2359-329610.22409/mov.v0i08reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32482/18617Copyright (c) 2020 Maria Cecília Fantinatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantinato, Maria Cecília2019-08-20T13:09:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32482Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:09:44Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos |
title |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos |
spellingShingle |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos Fantinato, Maria Cecília |
title_short |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos |
title_full |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos |
title_fullStr |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos |
title_full_unstemmed |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos |
title_sort |
Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos |
author |
Fantinato, Maria Cecília |
author_facet |
Fantinato, Maria Cecília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantinato, Maria Cecília |
description |
Este trabalho procura compreender relações entre conheciemntos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e conhecimentos matemáticos escolares. Foi desenvolvida pesquisa etnográfica em uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária. Os resultados indicaram estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano e a necessidade de garantir formas de sobrevivência, via administração de um orçamento reduzido. A pesquisa destacou a predominância de aspectos socioeconômicos nos processos de construção/representação/utilização de conhecimentos matemáticos num contexto urbano, evidenciando esse aspecto como significativo fator de identidade, superando os fatores exclusivamente culturais. Palavras-chave: etomatemática; educação de jovens e adultos; representações quantitativas e espaciais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32482 10.22409/mov.v0i08.120 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32482 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i08.120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32482/18617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Cecília Fantinato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Cecília Fantinato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 08 (2003): Educação de trabalhadores REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 08 (2003): Educação de trabalhadores movimento - rivista di educazione; N. 08 (2003): Educação de trabalhadores Movimento-revista de educação ; n. 08 (2003): Educação de trabalhadores 2359-3296 10.22409/mov.v0i08 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355070341120 |