A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinato,Maria Cecilia de Castello Branco
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300008
Resumo: O texto procura compreender as relações entre os conhecimentos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e os conhecimentos matemáticos escolares. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária na favela. Os resultados indicaram uma estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano com a necessidade de garantir formas de sobrevivência, assim como a importância de fatores afetivo-emocionais como impulsionadores de raciocínio matemático. O mundo da escola e o mundo da vida cotidiana apareceram como separados, assim como os conhecimentos matemáticos pertencentes a um ou outro contexto.
id EAA-1_2b3c7b6ef559b282dc84cfa66e68317d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782004000300008
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlosetnomatemáticaeducação matemática de jovens e adultosrepresentações quantitativas e espaciaisO texto procura compreender as relações entre os conhecimentos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e os conhecimentos matemáticos escolares. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária na favela. Os resultados indicaram uma estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano com a necessidade de garantir formas de sobrevivência, assim como a importância de fatores afetivo-emocionais como impulsionadores de raciocínio matemático. O mundo da escola e o mundo da vida cotidiana apareceram como separados, assim como os conhecimentos matemáticos pertencentes a um ou outro contexto.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300008Revista Brasileira de Educação n.27 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000300008info:eu-repo/semantics/openAccessFantinato,Maria Cecilia de Castello Brancopor2006-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000300008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-09-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
title A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
spellingShingle A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
Fantinato,Maria Cecilia de Castello Branco
etnomatemática
educação matemática de jovens e adultos
representações quantitativas e espaciais
title_short A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
title_full A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
title_fullStr A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
title_full_unstemmed A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
title_sort A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos
author Fantinato,Maria Cecilia de Castello Branco
author_facet Fantinato,Maria Cecilia de Castello Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantinato,Maria Cecilia de Castello Branco
dc.subject.por.fl_str_mv etnomatemática
educação matemática de jovens e adultos
representações quantitativas e espaciais
topic etnomatemática
educação matemática de jovens e adultos
representações quantitativas e espaciais
description O texto procura compreender as relações entre os conhecimentos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e os conhecimentos matemáticos escolares. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária na favela. Os resultados indicaram uma estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano com a necessidade de garantir formas de sobrevivência, assim como a importância de fatores afetivo-emocionais como impulsionadores de raciocínio matemático. O mundo da escola e o mundo da vida cotidiana apareceram como separados, assim como os conhecimentos matemáticos pertencentes a um ou outro contexto.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782004000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.27 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489850494976