A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merli, Angélica de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668
Resumo: O artigo apresenta um estudo de cunho bibliográfico no qual são feitas reflexões acerca das implicações da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na (re)formulação de propostas curriculares de instituições/redes de ensino. As reflexões apresentadas são feitas a partir da articulação entre aspectos levantados durante a participação em eventos sobre a temática com o referencial teórico selecionado para o presente estudo. Dentre os aspectos apontados destacam-se: o percurso de elaboração da BNCC, a estrutura do documento, consequências da aprovação da BNCC para a (re)elaboração e implementação do currículo nas diferentes redes de ensino, demandas formativas impostas pela BNCC e desafios impostos para que o documento chegue até as escolas.Palavras-chave: BNCC. Reformulação curricular. Políticas de formação docente.
id UFF-11_b674329c232961e036019d0516abd730
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32668
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARESO artigo apresenta um estudo de cunho bibliográfico no qual são feitas reflexões acerca das implicações da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na (re)formulação de propostas curriculares de instituições/redes de ensino. As reflexões apresentadas são feitas a partir da articulação entre aspectos levantados durante a participação em eventos sobre a temática com o referencial teórico selecionado para o presente estudo. Dentre os aspectos apontados destacam-se: o percurso de elaboração da BNCC, a estrutura do documento, consequências da aprovação da BNCC para a (re)elaboração e implementação do currículo nas diferentes redes de ensino, demandas formativas impostas pela BNCC e desafios impostos para que o documento chegue até as escolas.Palavras-chave: BNCC. Reformulação curricular. Políticas de formação docente.ABEC2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3266810.22409/mov.v0i10.534Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-1942359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668/18811https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668/18812Copyright (c) 2020 Angélica de Almeida Merliinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerli, Angélica de Almeida2019-08-20T13:28:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32668Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:28:23Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
title A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
spellingShingle A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
Merli, Angélica de Almeida
title_short A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
title_full A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
title_fullStr A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
title_full_unstemmed A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
title_sort A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
author Merli, Angélica de Almeida
author_facet Merli, Angélica de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merli, Angélica de Almeida
description O artigo apresenta um estudo de cunho bibliográfico no qual são feitas reflexões acerca das implicações da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na (re)formulação de propostas curriculares de instituições/redes de ensino. As reflexões apresentadas são feitas a partir da articulação entre aspectos levantados durante a participação em eventos sobre a temática com o referencial teórico selecionado para o presente estudo. Dentre os aspectos apontados destacam-se: o percurso de elaboração da BNCC, a estrutura do documento, consequências da aprovação da BNCC para a (re)elaboração e implementação do currículo nas diferentes redes de ensino, demandas formativas impostas pela BNCC e desafios impostos para que o documento chegue até as escolas.Palavras-chave: BNCC. Reformulação curricular. Políticas de formação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668
10.22409/mov.v0i10.534
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i10.534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668/18811
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668/18812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Angélica de Almeida Merli
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Angélica de Almeida Merli
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194
movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194
Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194
2359-3296
10.22409/mov.v0i10
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355910250496