A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo de cunho bibliográfico no qual são feitas reflexões acerca das implicações da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na (re)formulação de propostas curriculares de instituições/redes de ensino. As reflexões apresentadas são feitas a partir da articulação entre aspectos levantados durante a participação em eventos sobre a temática com o referencial teórico selecionado para o presente estudo. Dentre os aspectos apontados destacam-se: o percurso de elaboração da BNCC, a estrutura do documento, consequências da aprovação da BNCC para a (re)elaboração e implementação do currículo nas diferentes redes de ensino, demandas formativas impostas pela BNCC e desafios impostos para que o documento chegue até as escolas.Palavras-chave: BNCC. Reformulação curricular. Políticas de formação docente. |
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A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARESO artigo apresenta um estudo de cunho bibliográfico no qual são feitas reflexões acerca das implicações da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na (re)formulação de propostas curriculares de instituições/redes de ensino. As reflexões apresentadas são feitas a partir da articulação entre aspectos levantados durante a participação em eventos sobre a temática com o referencial teórico selecionado para o presente estudo. Dentre os aspectos apontados destacam-se: o percurso de elaboração da BNCC, a estrutura do documento, consequências da aprovação da BNCC para a (re)elaboração e implementação do currículo nas diferentes redes de ensino, demandas formativas impostas pela BNCC e desafios impostos para que o documento chegue até as escolas.Palavras-chave: BNCC. Reformulação curricular. Políticas de formação docente.ABEC2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3266810.22409/mov.v0i10.534Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-194Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 173-1942359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668/18811https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32668/18812Copyright (c) 2020 Angélica de Almeida Merliinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerli, Angélica de Almeida2019-08-20T13:28:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32668Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:28:23Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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