A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumbowsky, Argos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marchesan, Jairo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
id UFMA-4_a658ee58a12cd0ec3841eb2192b99fb9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19751
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) National Curricular Common BaseBasic Educationeducation and regional developmentHigh SchoolFederal Law n. 13.415/2017Base Nacional Comum CurricularEducação Básicaeducação e desenvolvimento regionalEnsino MédioLei Federal n.13.415/2017Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1975110.18764/2236-4358v12n36.2022.41Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751/11259Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGumbowsky, ArgosMarchesan, Jairo2022-08-18T14:34:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19751Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:54:00.245674Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
spellingShingle A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Gumbowsky, Argos
National Curricular Common Base
Basic Education
education and regional development
High School
Federal Law n. 13.415/2017
Base Nacional Comum Curricular
Educação Básica
educação e desenvolvimento regional
Ensino Médio
Lei Federal n.13.415/2017
title_short A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_full A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_fullStr A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_full_unstemmed A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_sort A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
author Gumbowsky, Argos
author_facet Gumbowsky, Argos
Marchesan, Jairo
author_role author
author2 Marchesan, Jairo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumbowsky, Argos
Marchesan, Jairo
dc.subject.por.fl_str_mv National Curricular Common Base
Basic Education
education and regional development
High School
Federal Law n. 13.415/2017
Base Nacional Comum Curricular
Educação Básica
educação e desenvolvimento regional
Ensino Médio
Lei Federal n.13.415/2017
topic National Curricular Common Base
Basic Education
education and regional development
High School
Federal Law n. 13.415/2017
Base Nacional Comum Curricular
Educação Básica
educação e desenvolvimento regional
Ensino Médio
Lei Federal n.13.415/2017
description Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751
10.18764/2236-4358v12n36.2022.41
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751
identifier_str_mv 10.18764/2236-4358v12n36.2022.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751/11259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874899360088064