A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
DOI: | 10.22409/mov.v0i10.532 |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666 |
Resumo: | A BNCC é um documento que vem trazer uma nova linguagem para o currículo da educação básica em todo o Brasil, com sua implantação para este ano, 2019, o mais tardar, início do ano letivo de 2020, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental. Discutida nos últimos três anos, com ampla resistência nos meios universitários, não há como se preocupar com a formação dos professores em cursos de Pedagogia, propriamente, visando apoiar formativamente os estudantes estagiários(as), no sentido de maior interrelação entre a universidade e sistemas de ensino. Diante disso, a proposta deste estudo é trazer a discussão da Base (Educação Infantil) sob um enfoque muito específico: a formação em Estágio de professores(as), em cursos de Pedagogia. E, neste enfoque formular três apontamentos que se estruturam ao entorno da abordagem do Estágio em Pesquisa, abordagem esta, em construção pelo autor. Com uma metodologia bibliográfica, ao elencar os recentes estudos sobre a temática da Base na Educação Infantil, o estudo procura “situar” de maneira inovadora o que pensam os estudantes pedagogos(as) sobre o documento da Base. Os resultados (os três apontamentos) indicam a necessidade e o esforço intelectual e científico dos estagiários(as) na compreensão e assimilação da nova proposta curricular presente na Base. Outro apontamento final, importante, é a oportunidade que se abre através do Estágio em Pesquisa no sentido de maior “adequação” do “novo” trabalho sob a Base, mesmo com suas contradições, neutralidades e “pontos cegos”. |
id |
UFF-11_be20f8b6bb1699b0734ecd41ac4eeb06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32666 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
spelling |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisaA BNCC é um documento que vem trazer uma nova linguagem para o currículo da educação básica em todo o Brasil, com sua implantação para este ano, 2019, o mais tardar, início do ano letivo de 2020, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental. Discutida nos últimos três anos, com ampla resistência nos meios universitários, não há como se preocupar com a formação dos professores em cursos de Pedagogia, propriamente, visando apoiar formativamente os estudantes estagiários(as), no sentido de maior interrelação entre a universidade e sistemas de ensino. Diante disso, a proposta deste estudo é trazer a discussão da Base (Educação Infantil) sob um enfoque muito específico: a formação em Estágio de professores(as), em cursos de Pedagogia. E, neste enfoque formular três apontamentos que se estruturam ao entorno da abordagem do Estágio em Pesquisa, abordagem esta, em construção pelo autor. Com uma metodologia bibliográfica, ao elencar os recentes estudos sobre a temática da Base na Educação Infantil, o estudo procura “situar” de maneira inovadora o que pensam os estudantes pedagogos(as) sobre o documento da Base. Os resultados (os três apontamentos) indicam a necessidade e o esforço intelectual e científico dos estagiários(as) na compreensão e assimilação da nova proposta curricular presente na Base. Outro apontamento final, importante, é a oportunidade que se abre através do Estágio em Pesquisa no sentido de maior “adequação” do “novo” trabalho sob a Base, mesmo com suas contradições, neutralidades e “pontos cegos”.ABEC2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3266610.22409/mov.v0i10.532Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-1462359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18807https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18808Copyright (c) 2020 CLAUDIONOR RENATO DA SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, CLAUDIONOR RENATO DA2019-08-20T13:28:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32666Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:28:23Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa |
title |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa |
spellingShingle |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA |
title_short |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa |
title_full |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa |
title_fullStr |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa |
title_full_unstemmed |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa |
title_sort |
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa |
author |
SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA |
author_facet |
SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA |
description |
A BNCC é um documento que vem trazer uma nova linguagem para o currículo da educação básica em todo o Brasil, com sua implantação para este ano, 2019, o mais tardar, início do ano letivo de 2020, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental. Discutida nos últimos três anos, com ampla resistência nos meios universitários, não há como se preocupar com a formação dos professores em cursos de Pedagogia, propriamente, visando apoiar formativamente os estudantes estagiários(as), no sentido de maior interrelação entre a universidade e sistemas de ensino. Diante disso, a proposta deste estudo é trazer a discussão da Base (Educação Infantil) sob um enfoque muito específico: a formação em Estágio de professores(as), em cursos de Pedagogia. E, neste enfoque formular três apontamentos que se estruturam ao entorno da abordagem do Estágio em Pesquisa, abordagem esta, em construção pelo autor. Com uma metodologia bibliográfica, ao elencar os recentes estudos sobre a temática da Base na Educação Infantil, o estudo procura “situar” de maneira inovadora o que pensam os estudantes pedagogos(as) sobre o documento da Base. Os resultados (os três apontamentos) indicam a necessidade e o esforço intelectual e científico dos estagiários(as) na compreensão e assimilação da nova proposta curricular presente na Base. Outro apontamento final, importante, é a oportunidade que se abre através do Estágio em Pesquisa no sentido de maior “adequação” do “novo” trabalho sob a Base, mesmo com suas contradições, neutralidades e “pontos cegos”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666 10.22409/mov.v0i10.532 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i10.532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18807 https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 CLAUDIONOR RENATO DA SILVA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 CLAUDIONOR RENATO DA SILVA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146 movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146 Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146 2359-3296 10.22409/mov.v0i10 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1822181110961930240 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22409/mov.v0i10.532 |