A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
DOI: 10.22409/mov.v0i10.532
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666
Resumo: A BNCC é um documento que vem trazer uma nova linguagem para o currículo da educação básica em todo o Brasil, com sua implantação para este ano, 2019, o mais tardar, início do ano letivo de 2020, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental. Discutida nos últimos três anos, com ampla resistência nos meios universitários, não há como se preocupar com a formação dos professores em cursos de Pedagogia, propriamente, visando apoiar formativamente os estudantes estagiários(as), no sentido de maior interrelação entre a universidade e sistemas de ensino. Diante disso, a proposta deste estudo é trazer a discussão da Base (Educação Infantil) sob um enfoque muito específico: a formação em Estágio de professores(as), em cursos de Pedagogia. E, neste enfoque formular três apontamentos que se estruturam ao entorno da abordagem do Estágio em Pesquisa, abordagem esta, em construção pelo autor. Com uma metodologia bibliográfica, ao elencar os recentes estudos sobre a temática da Base na Educação Infantil, o estudo procura “situar” de maneira inovadora o que pensam os estudantes pedagogos(as) sobre o documento da Base. Os resultados (os três apontamentos) indicam a necessidade e o esforço intelectual e científico dos estagiários(as) na compreensão e assimilação da nova proposta curricular presente na Base. Outro apontamento final, importante, é a oportunidade que se abre através do Estágio em Pesquisa no sentido de maior “adequação” do “novo” trabalho sob a Base, mesmo com suas contradições, neutralidades e “pontos cegos”.
id UFF-11_be20f8b6bb1699b0734ecd41ac4eeb06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32666
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
spelling A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisaA BNCC é um documento que vem trazer uma nova linguagem para o currículo da educação básica em todo o Brasil, com sua implantação para este ano, 2019, o mais tardar, início do ano letivo de 2020, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental. Discutida nos últimos três anos, com ampla resistência nos meios universitários, não há como se preocupar com a formação dos professores em cursos de Pedagogia, propriamente, visando apoiar formativamente os estudantes estagiários(as), no sentido de maior interrelação entre a universidade e sistemas de ensino. Diante disso, a proposta deste estudo é trazer a discussão da Base (Educação Infantil) sob um enfoque muito específico: a formação em Estágio de professores(as), em cursos de Pedagogia. E, neste enfoque formular três apontamentos que se estruturam ao entorno da abordagem do Estágio em Pesquisa, abordagem esta, em construção pelo autor. Com uma metodologia bibliográfica, ao elencar os recentes estudos sobre a temática da Base na Educação Infantil, o estudo procura “situar” de maneira inovadora o que pensam os estudantes pedagogos(as) sobre o documento da Base. Os resultados (os três apontamentos) indicam a necessidade e o esforço intelectual e científico dos estagiários(as) na compreensão e assimilação da nova proposta curricular presente na Base. Outro apontamento final, importante, é a oportunidade que se abre através do Estágio em Pesquisa no sentido de maior “adequação” do “novo” trabalho sob a Base, mesmo com suas contradições, neutralidades e “pontos cegos”.ABEC2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3266610.22409/mov.v0i10.532Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-1462359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18807https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18808Copyright (c) 2020 CLAUDIONOR RENATO DA SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, CLAUDIONOR RENATO DA2019-08-20T13:28:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32666Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:28:23Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
title A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
spellingShingle A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA
SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA
title_short A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
title_full A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
title_fullStr A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
title_full_unstemmed A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
title_sort A BNCC EM TRÊS APONTAMENTOS PARA ESTAGIÁRIOS(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Estágio em pesquisa
author SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA
author_facet SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA
SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, CLAUDIONOR RENATO DA
description A BNCC é um documento que vem trazer uma nova linguagem para o currículo da educação básica em todo o Brasil, com sua implantação para este ano, 2019, o mais tardar, início do ano letivo de 2020, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental. Discutida nos últimos três anos, com ampla resistência nos meios universitários, não há como se preocupar com a formação dos professores em cursos de Pedagogia, propriamente, visando apoiar formativamente os estudantes estagiários(as), no sentido de maior interrelação entre a universidade e sistemas de ensino. Diante disso, a proposta deste estudo é trazer a discussão da Base (Educação Infantil) sob um enfoque muito específico: a formação em Estágio de professores(as), em cursos de Pedagogia. E, neste enfoque formular três apontamentos que se estruturam ao entorno da abordagem do Estágio em Pesquisa, abordagem esta, em construção pelo autor. Com uma metodologia bibliográfica, ao elencar os recentes estudos sobre a temática da Base na Educação Infantil, o estudo procura “situar” de maneira inovadora o que pensam os estudantes pedagogos(as) sobre o documento da Base. Os resultados (os três apontamentos) indicam a necessidade e o esforço intelectual e científico dos estagiários(as) na compreensão e assimilação da nova proposta curricular presente na Base. Outro apontamento final, importante, é a oportunidade que se abre através do Estágio em Pesquisa no sentido de maior “adequação” do “novo” trabalho sob a Base, mesmo com suas contradições, neutralidades e “pontos cegos”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666
10.22409/mov.v0i10.532
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i10.532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18807
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32666/18808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 CLAUDIONOR RENATO DA SILVA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 CLAUDIONOR RENATO DA SILVA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146
movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146
Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 121-146
2359-3296
10.22409/mov.v0i10
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1822181110961930240
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22409/mov.v0i10.532