Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Lucia Faria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Teixeira, Inês Assunção Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544
Resumo: O artigo discute questões da educação e cinema na Argentina e Brasil (1990/2010), analisando concepções sobre a formação de professores na interface com o cinema, em projetos e políticas para o magistério. A partir de referenciais teóricos da educação e cinema, realizou-se levantamento e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a exibição e debates de filmes foi a principal estratégia de formação, enfatizando-se aspectos ético-políticos e a prática pedagógica.Palavras chaves: educação e cinema; formação de professores; educação no Brasil e na Argentina.El artículo aborda las cuestiones de educación y cine en Argentina y Brasil (1990/2010), a través del análisis de las concepciones de la formación del profesorado en la interfaz con el cine, en proyectos y políticas para la enseñanza. A partir de los marcos teóricos de la educación y cine, se llevó a cabo la encuesta y el análisis de fuentes documentales y entrevistas semi-estructuradas. Se concluye que ver películas y discutirlas fue la principal estrategia de capacitación, con énfasis en los aspectos éticos y políticos y la práctica pedagógica.Palabras clave: educación y el cine; formación del profesorado; la educación en Brasil y Argentina
id UFF-11_c1589ca9b569be996db3d2a962fffba1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32544
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)O artigo discute questões da educação e cinema na Argentina e Brasil (1990/2010), analisando concepções sobre a formação de professores na interface com o cinema, em projetos e políticas para o magistério. A partir de referenciais teóricos da educação e cinema, realizou-se levantamento e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a exibição e debates de filmes foi a principal estratégia de formação, enfatizando-se aspectos ético-políticos e a prática pedagógica.Palavras chaves: educação e cinema; formação de professores; educação no Brasil e na Argentina.El artículo aborda las cuestiones de educación y cine en Argentina y Brasil (1990/2010), a través del análisis de las concepciones de la formación del profesorado en la interfaz con el cine, en proyectos y políticas para la enseñanza. A partir de los marcos teóricos de la educación y cine, se llevó a cabo la encuesta y el análisis de fuentes documentales y entrevistas semi-estructuradas. Se concluye que ver películas y discutirlas fue la principal estrategia de capacitación, con énfasis en los aspectos éticos y políticos y la práctica pedagógica.Palabras clave: educación y el cine; formación del profesorado; la educación en Brasil y ArgentinaABEC2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3254410.22409/mov.v0i2.243Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosmovimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosMovimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos2359-329610.22409/mov.v0i2reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544/18679Copyright (c) 2020 Ana Lucia Faria Azevedo, Inês Assunção Castro Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Ana Lucia FariaTeixeira, Inês Assunção Castro2019-08-20T13:15:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32544Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:15:11Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
title Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
spellingShingle Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
Azevedo, Ana Lucia Faria
title_short Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
title_full Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
title_fullStr Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
title_full_unstemmed Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
title_sort Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
author Azevedo, Ana Lucia Faria
author_facet Azevedo, Ana Lucia Faria
Teixeira, Inês Assunção Castro
author_role author
author2 Teixeira, Inês Assunção Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Lucia Faria
Teixeira, Inês Assunção Castro
description O artigo discute questões da educação e cinema na Argentina e Brasil (1990/2010), analisando concepções sobre a formação de professores na interface com o cinema, em projetos e políticas para o magistério. A partir de referenciais teóricos da educação e cinema, realizou-se levantamento e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a exibição e debates de filmes foi a principal estratégia de formação, enfatizando-se aspectos ético-políticos e a prática pedagógica.Palavras chaves: educação e cinema; formação de professores; educação no Brasil e na Argentina.El artículo aborda las cuestiones de educación y cine en Argentina y Brasil (1990/2010), a través del análisis de las concepciones de la formación del profesorado en la interfaz con el cine, en proyectos y políticas para la enseñanza. A partir de los marcos teóricos de la educación y cine, se llevó a cabo la encuesta y el análisis de fuentes documentales y entrevistas semi-estructuradas. Se concluye que ver películas y discutirlas fue la principal estrategia de capacitación, con énfasis en los aspectos éticos y políticos y la práctica pedagógica.Palabras clave: educación y el cine; formación del profesorado; la educación en Brasil y Argentina
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544
10.22409/mov.v0i2.243
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i2.243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544/18679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Lucia Faria Azevedo, Inês Assunção Castro Teixeira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Lucia Faria Azevedo, Inês Assunção Castro Teixeira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
movimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
Movimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
2359-3296
10.22409/mov.v0i2
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355414274048