Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544 |
Resumo: | O artigo discute questões da educação e cinema na Argentina e Brasil (1990/2010), analisando concepções sobre a formação de professores na interface com o cinema, em projetos e políticas para o magistério. A partir de referenciais teóricos da educação e cinema, realizou-se levantamento e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a exibição e debates de filmes foi a principal estratégia de formação, enfatizando-se aspectos ético-políticos e a prática pedagógica.Palavras chaves: educação e cinema; formação de professores; educação no Brasil e na Argentina.El artículo aborda las cuestiones de educación y cine en Argentina y Brasil (1990/2010), a través del análisis de las concepciones de la formación del profesorado en la interfaz con el cine, en proyectos y políticas para la enseñanza. A partir de los marcos teóricos de la educación y cine, se llevó a cabo la encuesta y el análisis de fuentes documentales y entrevistas semi-estructuradas. Se concluye que ver películas y discutirlas fue la principal estrategia de capacitación, con énfasis en los aspectos éticos y políticos y la práctica pedagógica.Palabras clave: educación y el cine; formación del profesorado; la educación en Brasil y Argentina |
id |
UFF-11_c1589ca9b569be996db3d2a962fffba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32544 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)O artigo discute questões da educação e cinema na Argentina e Brasil (1990/2010), analisando concepções sobre a formação de professores na interface com o cinema, em projetos e políticas para o magistério. A partir de referenciais teóricos da educação e cinema, realizou-se levantamento e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a exibição e debates de filmes foi a principal estratégia de formação, enfatizando-se aspectos ético-políticos e a prática pedagógica.Palavras chaves: educação e cinema; formação de professores; educação no Brasil e na Argentina.El artículo aborda las cuestiones de educación y cine en Argentina y Brasil (1990/2010), a través del análisis de las concepciones de la formación del profesorado en la interfaz con el cine, en proyectos y políticas para la enseñanza. A partir de los marcos teóricos de la educación y cine, se llevó a cabo la encuesta y el análisis de fuentes documentales y entrevistas semi-estructuradas. Se concluye que ver películas y discutirlas fue la principal estrategia de capacitación, con énfasis en los aspectos éticos y políticos y la práctica pedagógica.Palabras clave: educación y el cine; formación del profesorado; la educación en Brasil y ArgentinaABEC2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3254410.22409/mov.v0i2.243Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosmovimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosMovimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos2359-329610.22409/mov.v0i2reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544/18679Copyright (c) 2020 Ana Lucia Faria Azevedo, Inês Assunção Castro Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Ana Lucia FariaTeixeira, Inês Assunção Castro2019-08-20T13:15:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32544Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:15:11Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) |
title |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) |
spellingShingle |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) Azevedo, Ana Lucia Faria |
title_short |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) |
title_full |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) |
title_fullStr |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) |
title_full_unstemmed |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) |
title_sort |
Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010) |
author |
Azevedo, Ana Lucia Faria |
author_facet |
Azevedo, Ana Lucia Faria Teixeira, Inês Assunção Castro |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Inês Assunção Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Lucia Faria Teixeira, Inês Assunção Castro |
description |
O artigo discute questões da educação e cinema na Argentina e Brasil (1990/2010), analisando concepções sobre a formação de professores na interface com o cinema, em projetos e políticas para o magistério. A partir de referenciais teóricos da educação e cinema, realizou-se levantamento e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a exibição e debates de filmes foi a principal estratégia de formação, enfatizando-se aspectos ético-políticos e a prática pedagógica.Palavras chaves: educação e cinema; formação de professores; educação no Brasil e na Argentina.El artículo aborda las cuestiones de educación y cine en Argentina y Brasil (1990/2010), a través del análisis de las concepciones de la formación del profesorado en la interfaz con el cine, en proyectos y políticas para la enseñanza. A partir de los marcos teóricos de la educación y cine, se llevó a cabo la encuesta y el análisis de fuentes documentales y entrevistas semi-estructuradas. Se concluye que ver películas y discutirlas fue la principal estrategia de capacitación, con énfasis en los aspectos éticos y políticos y la práctica pedagógica.Palabras clave: educación y el cine; formación del profesorado; la educación en Brasil y Argentina |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544 10.22409/mov.v0i2.243 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i2.243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32544/18679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Lucia Faria Azevedo, Inês Assunção Castro Teixeira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Lucia Faria Azevedo, Inês Assunção Castro Teixeira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos movimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos Movimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos 2359-3296 10.22409/mov.v0i2 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355414274048 |