O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurski, Rose
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barros, Jane Fischer, Silva, Stéphanie Strzykalski e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197331
Resumo: Neste artigo, refletimos sobre alguns efeitos metodológicos para a pesquisa-intervenção com adolescentes que advêm do encontro entre Psicanálise, Educação e Cinema. Para isso, partimos da experiência que tivemos com o Cine na Escola, dispositivo através do qual ofertamos sessões de cinema em conjugação com a abertura de um espaço de circulação da palavra aos adolescentes de uma escola pública de nossa cidade situada em uma região com altos índices de violência e vulnerabilidade. Articulando a discussão ao conceito de profanação de Giorgio Agamben, propomos profanar o uso utilitário do cinema, evocando a dimensão do novo na passagem adolescente.
id UFRGS-2_d9771ae49a043f3dd05f0a9af59c3e67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197331
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gurski, RoseBarros, Jane FischerSilva, Stéphanie Strzykalski e2019-07-25T02:31:36Z20190100-3143http://hdl.handle.net/10183/197331001097389Neste artigo, refletimos sobre alguns efeitos metodológicos para a pesquisa-intervenção com adolescentes que advêm do encontro entre Psicanálise, Educação e Cinema. Para isso, partimos da experiência que tivemos com o Cine na Escola, dispositivo através do qual ofertamos sessões de cinema em conjugação com a abertura de um espaço de circulação da palavra aos adolescentes de uma escola pública de nossa cidade situada em uma região com altos índices de violência e vulnerabilidade. Articulando a discussão ao conceito de profanação de Giorgio Agamben, propomos profanar o uso utilitário do cinema, evocando a dimensão do novo na passagem adolescente.In this article, we reflect on some methodological effects for the intervention research with adolescents that come from the encounter between Psychoanalysis, Education and Cinema. In order to do that, we start from the experience Cine na Escola. It is a device through which we offer cinema sessions with the opening of a space for the circulation of words to the adolescents of a public school, located in a region with high rates of violence and vulnerability in our city. Articulating the discussion with Giorgio Agamben's concept of profanation, we propose to profane the utilitarian use of the cinema, evoking the dimension of the new in the adolescent passage.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 44, n. 2 (jun. 2019), e85002, 17 p.Psicanálise e cinemaPsicanálise e educaçãoAdolescentePsychoanalysisEducationCinemaAdolescenceProfanationO enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescenteThe bond between psychoanalysis, education, cinema and adolescent experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097389.pdf.txt001097389.pdf.txtExtracted Texttext/plain51085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/3/001097389.pdf.txt88d01810cb0905e21c3818956d9ac9bbMD53001097389-02.pdf.txt001097389-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain51357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/4/001097389-02.pdf.txt2e0676764cd032bcd728f1a8a9ffbfe2MD54ORIGINAL001097389.pdfTexto completoapplication/pdf199904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/1/001097389.pdf4b8bc5eac4ae9d5cf450990bf7340060MD51001097389-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf202854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/2/001097389-02.pdf8d0346df1b0bbc3c6e01b693fc320254MD5210183/1973312023-09-27 03:35:26.100452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197331Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-09-27T06:35:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The bond between psychoanalysis, education, cinema and adolescent experience
title O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
spellingShingle O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
Gurski, Rose
Psicanálise e cinema
Psicanálise e educação
Adolescente
Psychoanalysis
Education
Cinema
Adolescence
Profanation
title_short O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
title_full O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
title_fullStr O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
title_full_unstemmed O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
title_sort O enlace entre psicanálise, educação, cinema e a experiência adolescente
author Gurski, Rose
author_facet Gurski, Rose
Barros, Jane Fischer
Silva, Stéphanie Strzykalski e
author_role author
author2 Barros, Jane Fischer
Silva, Stéphanie Strzykalski e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurski, Rose
Barros, Jane Fischer
Silva, Stéphanie Strzykalski e
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e cinema
Psicanálise e educação
Adolescente
topic Psicanálise e cinema
Psicanálise e educação
Adolescente
Psychoanalysis
Education
Cinema
Adolescence
Profanation
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Education
Cinema
Adolescence
Profanation
description Neste artigo, refletimos sobre alguns efeitos metodológicos para a pesquisa-intervenção com adolescentes que advêm do encontro entre Psicanálise, Educação e Cinema. Para isso, partimos da experiência que tivemos com o Cine na Escola, dispositivo através do qual ofertamos sessões de cinema em conjugação com a abertura de um espaço de circulação da palavra aos adolescentes de uma escola pública de nossa cidade situada em uma região com altos índices de violência e vulnerabilidade. Articulando a discussão ao conceito de profanação de Giorgio Agamben, propomos profanar o uso utilitário do cinema, evocando a dimensão do novo na passagem adolescente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-25T02:31:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197331
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097389
identifier_str_mv 0100-3143
001097389
url http://hdl.handle.net/10183/197331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 44, n. 2 (jun. 2019), e85002, 17 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/3/001097389.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/4/001097389-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/1/001097389.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197331/2/001097389-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88d01810cb0905e21c3818956d9ac9bb
2e0676764cd032bcd728f1a8a9ffbfe2
4b8bc5eac4ae9d5cf450990bf7340060
8d0346df1b0bbc3c6e01b693fc320254
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725051242283008