ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luciana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601
Resumo: O objetivo do presente estudo é sistematizar reflexões produzidas a partir de uma experiência política contemporânea – o movimento de ocupações de escolas contra o projeto de reorganização escolar do Governo Estadual de São Paulo. Trata-se de promover um debate sobre a relação entre educação e autonomia, orientando o olhar fundamentalmente para o papel dos processos de resistência no contexto escolar e sua potencialidade para, ao mesmo tempo, transformar a realidade do sistema educacional e ampliar as condições de exercício do autogoverno coletivo ainda no interior da sociedade de classes.Palavras-chave: Escolas ocupadas; Educação pública; Luta de classes. STRUGGLE SCHOOLS: the dispute among educational projects in occupied schools in São Paulo AbstractThe goal of this study is to systematize reflexions produced from a conteporary political experience – the movement of school ocupations against the school reorganization by São Paulo state government. It’s about promoting a debate on the relationship between education and autonomy, directing a glance fundamentally to the role of resistence processes in school context and it’s potential to, at the same time, transform the reality of educational system and expand the conditions of exercising collective self-governing inside class society.Keywords: Occupied schools; Public education; Class struggle.
id UFF-11_cda5c4581e68e831a69cad366cdf6397
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32601
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São PauloO objetivo do presente estudo é sistematizar reflexões produzidas a partir de uma experiência política contemporânea – o movimento de ocupações de escolas contra o projeto de reorganização escolar do Governo Estadual de São Paulo. Trata-se de promover um debate sobre a relação entre educação e autonomia, orientando o olhar fundamentalmente para o papel dos processos de resistência no contexto escolar e sua potencialidade para, ao mesmo tempo, transformar a realidade do sistema educacional e ampliar as condições de exercício do autogoverno coletivo ainda no interior da sociedade de classes.Palavras-chave: Escolas ocupadas; Educação pública; Luta de classes. STRUGGLE SCHOOLS: the dispute among educational projects in occupied schools in São Paulo AbstractThe goal of this study is to systematize reflexions produced from a conteporary political experience – the movement of school ocupations against the school reorganization by São Paulo state government. It’s about promoting a debate on the relationship between education and autonomy, directing a glance fundamentally to the role of resistence processes in school context and it’s potential to, at the same time, transform the reality of educational system and expand the conditions of exercising collective self-governing inside class society.Keywords: Occupied schools; Public education; Class struggle.ABEC2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3260110.22409/mov.v0i6.314Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-3282359-329610.22409/mov.v0i6reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601/18736Copyright (c) 2020 Luciana Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Luciana2019-11-07T07:43:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32601Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T07:43:50Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
title ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
spellingShingle ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
Brito, Luciana
title_short ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
title_full ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
title_fullStr ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
title_full_unstemmed ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
title_sort ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
author Brito, Luciana
author_facet Brito, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luciana
description O objetivo do presente estudo é sistematizar reflexões produzidas a partir de uma experiência política contemporânea – o movimento de ocupações de escolas contra o projeto de reorganização escolar do Governo Estadual de São Paulo. Trata-se de promover um debate sobre a relação entre educação e autonomia, orientando o olhar fundamentalmente para o papel dos processos de resistência no contexto escolar e sua potencialidade para, ao mesmo tempo, transformar a realidade do sistema educacional e ampliar as condições de exercício do autogoverno coletivo ainda no interior da sociedade de classes.Palavras-chave: Escolas ocupadas; Educação pública; Luta de classes. STRUGGLE SCHOOLS: the dispute among educational projects in occupied schools in São Paulo AbstractThe goal of this study is to systematize reflexions produced from a conteporary political experience – the movement of school ocupations against the school reorganization by São Paulo state government. It’s about promoting a debate on the relationship between education and autonomy, directing a glance fundamentally to the role of resistence processes in school context and it’s potential to, at the same time, transform the reality of educational system and expand the conditions of exercising collective self-governing inside class society.Keywords: Occupied schools; Public education; Class struggle.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado. Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601
10.22409/mov.v0i6.314
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i6.314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601/18736
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Luciana Brito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Luciana Brito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328
movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328
Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328
2359-3296
10.22409/mov.v0i6
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355505500160