ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é sistematizar reflexões produzidas a partir de uma experiência política contemporânea – o movimento de ocupações de escolas contra o projeto de reorganização escolar do Governo Estadual de São Paulo. Trata-se de promover um debate sobre a relação entre educação e autonomia, orientando o olhar fundamentalmente para o papel dos processos de resistência no contexto escolar e sua potencialidade para, ao mesmo tempo, transformar a realidade do sistema educacional e ampliar as condições de exercício do autogoverno coletivo ainda no interior da sociedade de classes.Palavras-chave: Escolas ocupadas; Educação pública; Luta de classes. STRUGGLE SCHOOLS: the dispute among educational projects in occupied schools in São Paulo AbstractThe goal of this study is to systematize reflexions produced from a conteporary political experience – the movement of school ocupations against the school reorganization by São Paulo state government. It’s about promoting a debate on the relationship between education and autonomy, directing a glance fundamentally to the role of resistence processes in school context and it’s potential to, at the same time, transform the reality of educational system and expand the conditions of exercising collective self-governing inside class society.Keywords: Occupied schools; Public education; Class struggle. |
id |
UFF-11_cda5c4581e68e831a69cad366cdf6397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32601 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São PauloO objetivo do presente estudo é sistematizar reflexões produzidas a partir de uma experiência política contemporânea – o movimento de ocupações de escolas contra o projeto de reorganização escolar do Governo Estadual de São Paulo. Trata-se de promover um debate sobre a relação entre educação e autonomia, orientando o olhar fundamentalmente para o papel dos processos de resistência no contexto escolar e sua potencialidade para, ao mesmo tempo, transformar a realidade do sistema educacional e ampliar as condições de exercício do autogoverno coletivo ainda no interior da sociedade de classes.Palavras-chave: Escolas ocupadas; Educação pública; Luta de classes. STRUGGLE SCHOOLS: the dispute among educational projects in occupied schools in São Paulo AbstractThe goal of this study is to systematize reflexions produced from a conteporary political experience – the movement of school ocupations against the school reorganization by São Paulo state government. It’s about promoting a debate on the relationship between education and autonomy, directing a glance fundamentally to the role of resistence processes in school context and it’s potential to, at the same time, transform the reality of educational system and expand the conditions of exercising collective self-governing inside class society.Keywords: Occupied schools; Public education; Class struggle.ABEC2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3260110.22409/mov.v0i6.314Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-3282359-329610.22409/mov.v0i6reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601/18736Copyright (c) 2020 Luciana Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Luciana2019-11-07T07:43:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32601Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T07:43:50Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo |
title |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo |
spellingShingle |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo Brito, Luciana |
title_short |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo |
title_full |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo |
title_fullStr |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo |
title_full_unstemmed |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo |
title_sort |
ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo |
author |
Brito, Luciana |
author_facet |
Brito, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Luciana |
description |
O objetivo do presente estudo é sistematizar reflexões produzidas a partir de uma experiência política contemporânea – o movimento de ocupações de escolas contra o projeto de reorganização escolar do Governo Estadual de São Paulo. Trata-se de promover um debate sobre a relação entre educação e autonomia, orientando o olhar fundamentalmente para o papel dos processos de resistência no contexto escolar e sua potencialidade para, ao mesmo tempo, transformar a realidade do sistema educacional e ampliar as condições de exercício do autogoverno coletivo ainda no interior da sociedade de classes.Palavras-chave: Escolas ocupadas; Educação pública; Luta de classes. STRUGGLE SCHOOLS: the dispute among educational projects in occupied schools in São Paulo AbstractThe goal of this study is to systematize reflexions produced from a conteporary political experience – the movement of school ocupations against the school reorganization by São Paulo state government. It’s about promoting a debate on the relationship between education and autonomy, directing a glance fundamentally to the role of resistence processes in school context and it’s potential to, at the same time, transform the reality of educational system and expand the conditions of exercising collective self-governing inside class society.Keywords: Occupied schools; Public education; Class struggle. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado. Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601 10.22409/mov.v0i6.314 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i6.314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32601/18736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luciana Brito info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luciana Brito |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328 movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328 Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 306-328 2359-3296 10.22409/mov.v0i6 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355505500160 |