Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32421 |
Resumo: | Este artigo aborda os estudos psicogenéticos de Jean Piaget com o objetivo de articulá-los com questões e preocupações pedagógicas. Inicia mostrando a origem dos estudos piagetianos, analisando e caracterizando os principais resultados obtidos por ele e sua equipe junto a crianças suíças das primeiras cinco décadas do século XX; delineia a dinâmica e os processos de formação/construção do conhecimento e aponta limites e possibilidades oferecidos pela interpretação piagetiana. Em seguida, discute criticamente as contribuições que se costumam derivar dos estudos piagetianos para as questões educacionais: focaliza a chamada teoria dos estágios e problematiza a noção de prontidão, frequentemente mencionada em nossos meios educacionais, sobretudo escolares. Conclui com algumas reflexões acerca dos processos de aprendizagem e formação de conhecimento, tais como ocorrem em contextos de ensino-aprendizagem. |
id |
UFF-11_d6a00b33463d659971a09f9e91c3b726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32421 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique ColinvauxEste artigo aborda os estudos psicogenéticos de Jean Piaget com o objetivo de articulá-los com questões e preocupações pedagógicas. Inicia mostrando a origem dos estudos piagetianos, analisando e caracterizando os principais resultados obtidos por ele e sua equipe junto a crianças suíças das primeiras cinco décadas do século XX; delineia a dinâmica e os processos de formação/construção do conhecimento e aponta limites e possibilidades oferecidos pela interpretação piagetiana. Em seguida, discute criticamente as contribuições que se costumam derivar dos estudos piagetianos para as questões educacionais: focaliza a chamada teoria dos estágios e problematiza a noção de prontidão, frequentemente mencionada em nossos meios educacionais, sobretudo escolares. Conclui com algumas reflexões acerca dos processos de aprendizagem e formação de conhecimento, tais como ocorrem em contextos de ensino-aprendizagem.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3242110.22409/mov.v0i01.190Movement - Education Journal; No. 01 (2000): Juventude, Educação e SociedadeREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedademovimento - rivista di educazione; N. 01 (2000): Juventude, Educação e SociedadeMovimento-revista de educação ; n. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade2359-329610.22409/mov.v0i01reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32421/18556Copyright (c) 2020 Dominique Colinvauxinfo:eu-repo/semantics/openAccessColinvaux, Dominique2019-08-20T13:07:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32421Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:07:13Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux |
title |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux |
spellingShingle |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux Colinvaux, Dominique |
title_short |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux |
title_full |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux |
title_fullStr |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux |
title_full_unstemmed |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux |
title_sort |
Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux |
author |
Colinvaux, Dominique |
author_facet |
Colinvaux, Dominique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colinvaux, Dominique |
description |
Este artigo aborda os estudos psicogenéticos de Jean Piaget com o objetivo de articulá-los com questões e preocupações pedagógicas. Inicia mostrando a origem dos estudos piagetianos, analisando e caracterizando os principais resultados obtidos por ele e sua equipe junto a crianças suíças das primeiras cinco décadas do século XX; delineia a dinâmica e os processos de formação/construção do conhecimento e aponta limites e possibilidades oferecidos pela interpretação piagetiana. Em seguida, discute criticamente as contribuições que se costumam derivar dos estudos piagetianos para as questões educacionais: focaliza a chamada teoria dos estágios e problematiza a noção de prontidão, frequentemente mencionada em nossos meios educacionais, sobretudo escolares. Conclui com algumas reflexões acerca dos processos de aprendizagem e formação de conhecimento, tais como ocorrem em contextos de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32421 10.22409/mov.v0i01.190 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32421 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i01.190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32421/18556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Dominique Colinvaux info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Dominique Colinvaux |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade movimento - rivista di educazione; N. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade Movimento-revista de educação ; n. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade 2359-3296 10.22409/mov.v0i01 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329354983309312 |