As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424
Resumo: O artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério.   Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação.  
id UFF-11_e26b838dfecb5187861afc92414ae0f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32424
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docenteO artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério.   Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação.  ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3242410.22409/mov.v0i03.75Movement - Education Journal; No. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógicaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógicamovimento - rivista di educazione; N. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógicaMovimento-revista de educação ; n. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica2359-329610.22409/mov.v0i03reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424/18559Copyright (c) 2020 Marisa Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marisa2019-08-20T13:07:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32424Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:07:20Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
title As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
spellingShingle As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
Costa, Marisa
title_short As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
title_full As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
title_fullStr As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
title_full_unstemmed As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
title_sort As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
author Costa, Marisa
author_facet Costa, Marisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marisa
description O artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério.   Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424
10.22409/mov.v0i03.75
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i03.75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424/18559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Marisa Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Marisa Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica
movimento - rivista di educazione; N. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica
Movimento-revista de educação ; n. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica
2359-3296
10.22409/mov.v0i03
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329354987503616