As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424 |
Resumo: | O artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério. Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação. |
id |
UFF-11_e26b838dfecb5187861afc92414ae0f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32424 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docenteO artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério. Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação. ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3242410.22409/mov.v0i03.75Movement - Education Journal; No. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógicaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógicamovimento - rivista di educazione; N. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógicaMovimento-revista de educação ; n. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica2359-329610.22409/mov.v0i03reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424/18559Copyright (c) 2020 Marisa Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marisa2019-08-20T13:07:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32424Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:07:20Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente |
title |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente |
spellingShingle |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente Costa, Marisa |
title_short |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente |
title_full |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente |
title_fullStr |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente |
title_full_unstemmed |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente |
title_sort |
As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente |
author |
Costa, Marisa |
author_facet |
Costa, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marisa |
description |
O artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério. Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424 10.22409/mov.v0i03.75 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i03.75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32424/18559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marisa Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marisa Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica movimento - rivista di educazione; N. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica Movimento-revista de educação ; n. 03 (2001): Prática pedagógica - prática dialógica 2359-3296 10.22409/mov.v0i03 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329354987503616 |