Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75 |
Resumo: | A natureza tem sido produzida discursivamente em diferentes práticas e instâncias, para além do que aprendemos sobre ela na escola. Nesse sentido, é importante entender diferentes artefatos culturais contemporâneos como envolvidos diretamente na produção do que conta como natural e de diferentes atributos a ele associados. Por conseguinte, este trabalho objetiva refletir sobre a produção discursiva da natureza em desenhos animados. Parte do pressuposto de que tais desenhos têm um currículo cultural cujos ensinamentos merecem ser analisados. Aponta notas metodológicas para investigações sobre produção discursiva da natureza em tais currículos. Conclui destacando possíveis contrapartidas dessa reflexão para a formação docente em Ciências. |
id |
UFSC-23_116a4f79ccee794cf8527093beab74d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/39378 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciênciasA natureza tem sido produzida discursivamente em diferentes práticas e instâncias, para além do que aprendemos sobre ela na escola. Nesse sentido, é importante entender diferentes artefatos culturais contemporâneos como envolvidos diretamente na produção do que conta como natural e de diferentes atributos a ele associados. Por conseguinte, este trabalho objetiva refletir sobre a produção discursiva da natureza em desenhos animados. Parte do pressuposto de que tais desenhos têm um currículo cultural cujos ensinamentos merecem ser analisados. Aponta notas metodológicas para investigações sobre produção discursiva da natureza em tais currículos. Conclui destacando possíveis contrapartidas dessa reflexão para a formação docente em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p7510.5007/1982-5153.2015v8n2p75Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 75-871982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75/29496Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaknamara, Marlécio2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39378Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências |
title |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências |
spellingShingle |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências Maknamara, Marlécio |
title_short |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências |
title_full |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências |
title_fullStr |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências |
title_full_unstemmed |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências |
title_sort |
Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências |
author |
Maknamara, Marlécio |
author_facet |
Maknamara, Marlécio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maknamara, Marlécio |
description |
A natureza tem sido produzida discursivamente em diferentes práticas e instâncias, para além do que aprendemos sobre ela na escola. Nesse sentido, é importante entender diferentes artefatos culturais contemporâneos como envolvidos diretamente na produção do que conta como natural e de diferentes atributos a ele associados. Por conseguinte, este trabalho objetiva refletir sobre a produção discursiva da natureza em desenhos animados. Parte do pressuposto de que tais desenhos têm um currículo cultural cujos ensinamentos merecem ser analisados. Aponta notas metodológicas para investigações sobre produção discursiva da natureza em tais currículos. Conclui destacando possíveis contrapartidas dessa reflexão para a formação docente em Ciências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75 10.5007/1982-5153.2015v8n2p75 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2015v8n2p75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75/29496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 75-87 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843263482789888 |