Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maknamara, Marlécio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75
Resumo: A natureza tem sido produzida discursivamente em diferentes práticas e instâncias, para além do que aprendemos sobre ela na escola. Nesse sentido, é importante entender diferentes artefatos culturais contemporâneos como envolvidos diretamente na produção do que conta como natural e de diferentes atributos a ele associados. Por conseguinte, este trabalho objetiva refletir sobre a produção discursiva da natureza em desenhos animados. Parte do pressuposto de que tais desenhos têm um currículo cultural cujos ensinamentos merecem ser analisados. Aponta notas metodológicas para investigações sobre produção discursiva da natureza em tais currículos. Conclui destacando possíveis contrapartidas dessa reflexão para a formação docente em Ciências. 
id UFSC-23_116a4f79ccee794cf8527093beab74d9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/39378
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciênciasA natureza tem sido produzida discursivamente em diferentes práticas e instâncias, para além do que aprendemos sobre ela na escola. Nesse sentido, é importante entender diferentes artefatos culturais contemporâneos como envolvidos diretamente na produção do que conta como natural e de diferentes atributos a ele associados. Por conseguinte, este trabalho objetiva refletir sobre a produção discursiva da natureza em desenhos animados. Parte do pressuposto de que tais desenhos têm um currículo cultural cujos ensinamentos merecem ser analisados. Aponta notas metodológicas para investigações sobre produção discursiva da natureza em tais currículos. Conclui destacando possíveis contrapartidas dessa reflexão para a formação docente em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p7510.5007/1982-5153.2015v8n2p75Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 75-871982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75/29496Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaknamara, Marlécio2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39378Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
title Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
spellingShingle Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
Maknamara, Marlécio
title_short Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
title_full Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
title_fullStr Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
title_full_unstemmed Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
title_sort Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em ciências
author Maknamara, Marlécio
author_facet Maknamara, Marlécio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maknamara, Marlécio
description A natureza tem sido produzida discursivamente em diferentes práticas e instâncias, para além do que aprendemos sobre ela na escola. Nesse sentido, é importante entender diferentes artefatos culturais contemporâneos como envolvidos diretamente na produção do que conta como natural e de diferentes atributos a ele associados. Por conseguinte, este trabalho objetiva refletir sobre a produção discursiva da natureza em desenhos animados. Parte do pressuposto de que tais desenhos têm um currículo cultural cujos ensinamentos merecem ser analisados. Aponta notas metodológicas para investigações sobre produção discursiva da natureza em tais currículos. Conclui destacando possíveis contrapartidas dessa reflexão para a formação docente em Ciências. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75
10.5007/1982-5153.2015v8n2p75
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n2p75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75/29496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 75-87
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263482789888