Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Leila
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408
Resumo: O texto aborda questões referentes à prática investigativa na formação do sujeito e, principalmente, na formação do professor. Nesse sentido, entende-se que a profissão docente é excessivamente complexa e, logo, nenhuma formação acadêmica esgota a formação necessária para a atuação pedagógica. Enfatiza-se a necessidade e a relevância da formação continuada na prática pedagógica cotidiana, mediada pela teoria e pela constante reflexão do professor. Ressalta-se, enfim, o sentido da pesquisa na formação e na atuação do professor, entendendo a prática do professor-pesquisador como fruto de uma mudança de atitudes por parte desse profissional.
id UFF-11_f6ea8dc7867350a8388f5e4271ebe97d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32408
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professoresO texto aborda questões referentes à prática investigativa na formação do sujeito e, principalmente, na formação do professor. Nesse sentido, entende-se que a profissão docente é excessivamente complexa e, logo, nenhuma formação acadêmica esgota a formação necessária para a atuação pedagógica. Enfatiza-se a necessidade e a relevância da formação continuada na prática pedagógica cotidiana, mediada pela teoria e pela constante reflexão do professor. Ressalta-se, enfim, o sentido da pesquisa na formação e na atuação do professor, entendendo a prática do professor-pesquisador como fruto de uma mudança de atitudes por parte desse profissional.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3240810.22409/mov.v0i02.67Movement - Education Journal; No. 02 (2000): Profissão docente: teoria e práticaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 02 (2000): Profissão docente: teoria e práticamovimento - rivista di educazione; N. 02 (2000): Profissão docente: teoria e práticaMovimento-revista de educação ; n. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática2359-329610.22409/mov.v0i02reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408/18543Copyright (c) 2020 Leila Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Leila2019-08-20T13:06:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32408Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:06:58Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
title Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
spellingShingle Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
Ferraz, Leila
title_short Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
title_full Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
title_fullStr Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
title_full_unstemmed Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
title_sort Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
author Ferraz, Leila
author_facet Ferraz, Leila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Leila
description O texto aborda questões referentes à prática investigativa na formação do sujeito e, principalmente, na formação do professor. Nesse sentido, entende-se que a profissão docente é excessivamente complexa e, logo, nenhuma formação acadêmica esgota a formação necessária para a atuação pedagógica. Enfatiza-se a necessidade e a relevância da formação continuada na prática pedagógica cotidiana, mediada pela teoria e pela constante reflexão do professor. Ressalta-se, enfim, o sentido da pesquisa na formação e na atuação do professor, entendendo a prática do professor-pesquisador como fruto de uma mudança de atitudes por parte desse profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408
10.22409/mov.v0i02.67
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i02.67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408/18543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Leila Ferraz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Leila Ferraz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática
movimento - rivista di educazione; N. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática
Movimento-revista de educação ; n. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática
2359-3296
10.22409/mov.v0i02
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329354957094912