Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408 |
Resumo: | O texto aborda questões referentes à prática investigativa na formação do sujeito e, principalmente, na formação do professor. Nesse sentido, entende-se que a profissão docente é excessivamente complexa e, logo, nenhuma formação acadêmica esgota a formação necessária para a atuação pedagógica. Enfatiza-se a necessidade e a relevância da formação continuada na prática pedagógica cotidiana, mediada pela teoria e pela constante reflexão do professor. Ressalta-se, enfim, o sentido da pesquisa na formação e na atuação do professor, entendendo a prática do professor-pesquisador como fruto de uma mudança de atitudes por parte desse profissional. |
id |
UFF-11_f6ea8dc7867350a8388f5e4271ebe97d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32408 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professoresO texto aborda questões referentes à prática investigativa na formação do sujeito e, principalmente, na formação do professor. Nesse sentido, entende-se que a profissão docente é excessivamente complexa e, logo, nenhuma formação acadêmica esgota a formação necessária para a atuação pedagógica. Enfatiza-se a necessidade e a relevância da formação continuada na prática pedagógica cotidiana, mediada pela teoria e pela constante reflexão do professor. Ressalta-se, enfim, o sentido da pesquisa na formação e na atuação do professor, entendendo a prática do professor-pesquisador como fruto de uma mudança de atitudes por parte desse profissional.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3240810.22409/mov.v0i02.67Movement - Education Journal; No. 02 (2000): Profissão docente: teoria e práticaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 02 (2000): Profissão docente: teoria e práticamovimento - rivista di educazione; N. 02 (2000): Profissão docente: teoria e práticaMovimento-revista de educação ; n. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática2359-329610.22409/mov.v0i02reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408/18543Copyright (c) 2020 Leila Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Leila2019-08-20T13:06:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32408Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:06:58Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores |
title |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores |
spellingShingle |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores Ferraz, Leila |
title_short |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores |
title_full |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores |
title_fullStr |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores |
title_full_unstemmed |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores |
title_sort |
Formação e profissão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores |
author |
Ferraz, Leila |
author_facet |
Ferraz, Leila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Leila |
description |
O texto aborda questões referentes à prática investigativa na formação do sujeito e, principalmente, na formação do professor. Nesse sentido, entende-se que a profissão docente é excessivamente complexa e, logo, nenhuma formação acadêmica esgota a formação necessária para a atuação pedagógica. Enfatiza-se a necessidade e a relevância da formação continuada na prática pedagógica cotidiana, mediada pela teoria e pela constante reflexão do professor. Ressalta-se, enfim, o sentido da pesquisa na formação e na atuação do professor, entendendo a prática do professor-pesquisador como fruto de uma mudança de atitudes por parte desse profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408 10.22409/mov.v0i02.67 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i02.67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32408/18543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Leila Ferraz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Leila Ferraz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática movimento - rivista di educazione; N. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática Movimento-revista de educação ; n. 02 (2000): Profissão docente: teoria e prática 2359-3296 10.22409/mov.v0i02 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329354957094912 |