As Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro à Luz do Radar da Inovação: Identificação e Análise dos Principais Obstáculos para os Processos de Inovação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sistemas & Gestão |
DOI: | 10.7177/sg.2014.V9.N3.A15 |
Texto Completo: | https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A15 |
Resumo: | A inovação é um forte aliado das empresas na busca da vantagem competitiva, podendo ser fundamental para a sobrevivência dessas organizações. Cada empresa, contudo, possui especificidades relacionadas a cada segmento produtivo, regionalidades e recursos, sendo assim, este artigo apresenta como proposta a identificação e discussão dos principais obstáculos encontrados pelas pequenas empresas do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado do Rio de Janeiro, na implementação dos processos de inovação. Na abordagem metodológica foram analisados os dados obtidos a partir da etapa diagnóstica do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), à luz da Metodologia do Radar da Inovação, desenvolvida pelo Sawhney (2006), que fora adaptada para o SEBRAE por Bachmann e Destefani (2008). O Programa ALI é uma iniciativa do SEBRAE em parceria com o CNPq, no qual, ao longo de dois anos, participaram 750 pequenas empresas, 220 delas servindo de base para este artigo. Estas empresas foram atendidas por 15 profissionais, que focaram o segmento de TIC, obtendo como principais resultados críticos as dimensões Processo (53%), Presença (47%), Ambiência Inovadora (47%) e Organização (22%) as quais foram analisadas e apontadas ações de melhoria. |
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As Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro à Luz do Radar da Inovação: Identificação e Análise dos Principais Obstáculos para os Processos de InovaçãoGestão da InovaçãoRadar da InovaçãoPequenas Empresas de TICA inovação é um forte aliado das empresas na busca da vantagem competitiva, podendo ser fundamental para a sobrevivência dessas organizações. Cada empresa, contudo, possui especificidades relacionadas a cada segmento produtivo, regionalidades e recursos, sendo assim, este artigo apresenta como proposta a identificação e discussão dos principais obstáculos encontrados pelas pequenas empresas do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado do Rio de Janeiro, na implementação dos processos de inovação. Na abordagem metodológica foram analisados os dados obtidos a partir da etapa diagnóstica do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), à luz da Metodologia do Radar da Inovação, desenvolvida pelo Sawhney (2006), que fora adaptada para o SEBRAE por Bachmann e Destefani (2008). O Programa ALI é uma iniciativa do SEBRAE em parceria com o CNPq, no qual, ao longo de dois anos, participaram 750 pequenas empresas, 220 delas servindo de base para este artigo. Estas empresas foram atendidas por 15 profissionais, que focaram o segmento de TIC, obtendo como principais resultados críticos as dimensões Processo (53%), Presença (47%), Ambiência Inovadora (47%) e Organização (22%) as quais foram analisadas e apontadas ações de melhoria.ABEC2014-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1510.7177/sg.2014.V9.N3.A15Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 394-4051980-516010.7177/sg.2014.v9.n3reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A15/SGV9N3A15Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDenizot, Alexandre Elias Ribeiro2021-06-23T20:38:39Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/739Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:38:39Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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