Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sistemas & Gestão |
Texto Completo: | https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A9 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo investigar como a utilização de matéria-prima reciclada nos produtos influencia na decisão de compra dos consumidores. O desenvolvimento deste trabalho se justifica por buscar uma discussão sobre o modo de como a sociedade está mudando seus conceitos em relação às empresas e seus produtos e, como isso vem sendo executado e aplicado pelas organizações. A Faculdade de Campina Grande (FAC - CG) foi escolhida por tratar-se de uma instituição que possui poucas pesquisas relacionadas à área estudada. A pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa e quantitativa, descritiva e estudo de caso e foi realizada durante o período de agosto a novembro de 2012, no ambiente da faculdade. Os atributos analisados na pesquisa foram: disposição para compra, consciência ambiental, qualidade, preço, informações e a própria empresa. Após analise dos dados, foi possível identificar o perfil socioeconômico dos respondentes e que 57% deles aceitam comprar produtos com material reciclado na composição, 59% valorizam as empresas que divulgam informações de material reciclado, porém, no quesito preço só 15% estariam dispostos a pagar mais por esse tipo de produto. |
id |
UFF-13_401a3a4d1a36b1c4e5bf1ba6f93340eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/515 |
network_acronym_str |
UFF-13 |
network_name_str |
Sistemas & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FACO presente artigo teve como objetivo investigar como a utilização de matéria-prima reciclada nos produtos influencia na decisão de compra dos consumidores. O desenvolvimento deste trabalho se justifica por buscar uma discussão sobre o modo de como a sociedade está mudando seus conceitos em relação às empresas e seus produtos e, como isso vem sendo executado e aplicado pelas organizações. A Faculdade de Campina Grande (FAC - CG) foi escolhida por tratar-se de uma instituição que possui poucas pesquisas relacionadas à área estudada. A pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa e quantitativa, descritiva e estudo de caso e foi realizada durante o período de agosto a novembro de 2012, no ambiente da faculdade. Os atributos analisados na pesquisa foram: disposição para compra, consciência ambiental, qualidade, preço, informações e a própria empresa. Após analise dos dados, foi possível identificar o perfil socioeconômico dos respondentes e que 57% deles aceitam comprar produtos com material reciclado na composição, 59% valorizam as empresas que divulgam informações de material reciclado, porém, no quesito preço só 15% estariam dispostos a pagar mais por esse tipo de produto.ABEC2013-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A910.7177/sg.2013.V8.N4.A9Sistemas & Gestão; v. 8 n. 4 (2013): Dezembro/2013; 432-4431980-516010.7177/sg.2013.v8.n4reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A9/SGV8N4A9Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Lucyanno Moreira CardosoAraújo, Danielle Gomesde Francisco, Antonio Carlos2021-06-23T20:49:04Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/515Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:49:04Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC |
title |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC |
spellingShingle |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso |
title_short |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC |
title_full |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC |
title_fullStr |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC |
title_full_unstemmed |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC |
title_sort |
Percepção do Consumidor Quanto aos Produtos com Componentes Reciclados: Estudo de Caso Realizado no Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande - FAC |
author |
Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso |
author_facet |
Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso Araújo, Danielle Gomes de Francisco, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Danielle Gomes de Francisco, Antonio Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso Araújo, Danielle Gomes de Francisco, Antonio Carlos |
description |
O presente artigo teve como objetivo investigar como a utilização de matéria-prima reciclada nos produtos influencia na decisão de compra dos consumidores. O desenvolvimento deste trabalho se justifica por buscar uma discussão sobre o modo de como a sociedade está mudando seus conceitos em relação às empresas e seus produtos e, como isso vem sendo executado e aplicado pelas organizações. A Faculdade de Campina Grande (FAC - CG) foi escolhida por tratar-se de uma instituição que possui poucas pesquisas relacionadas à área estudada. A pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa e quantitativa, descritiva e estudo de caso e foi realizada durante o período de agosto a novembro de 2012, no ambiente da faculdade. Os atributos analisados na pesquisa foram: disposição para compra, consciência ambiental, qualidade, preço, informações e a própria empresa. Após analise dos dados, foi possível identificar o perfil socioeconômico dos respondentes e que 57% deles aceitam comprar produtos com material reciclado na composição, 59% valorizam as empresas que divulgam informações de material reciclado, porém, no quesito preço só 15% estariam dispostos a pagar mais por esse tipo de produto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A9 10.7177/sg.2013.V8.N4.A9 |
url |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A9 |
identifier_str_mv |
10.7177/sg.2013.V8.N4.A9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A9/SGV8N4A9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão; v. 8 n. 4 (2013): Dezembro/2013; 432-443 1980-5160 10.7177/sg.2013.v8.n4 reponame:Sistemas & Gestão instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Sistemas & Gestão |
collection |
Sistemas & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br |
_version_ |
1798320143364784128 |