Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sistemas & Gestão |
Texto Completo: | https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado. |
id |
UFF-13_40b636461b07af4e751ed78e7dacef48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/884 |
network_acronym_str |
UFF-13 |
network_name_str |
Sistemas & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de SupermercadosSortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo.O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado.ABEC2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A310.7177/sg.2015.V10.N2.A3Sistemas & Gestão; v. 10 n. 2 (2015): Junho/2015; 238-2531980-516010.7177/sg.2015.v10.n2reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3/SGV10N2A3Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessViegas, Henrique AldanaSellitto, Miguel Afonso2021-06-23T20:26:48Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/884Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:26:48Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados |
title |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados |
spellingShingle |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados Viegas, Henrique Aldana Sortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo. |
title_short |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados |
title_full |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados |
title_fullStr |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados |
title_full_unstemmed |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados |
title_sort |
Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados |
author |
Viegas, Henrique Aldana |
author_facet |
Viegas, Henrique Aldana Sellitto, Miguel Afonso |
author_role |
author |
author2 |
Sellitto, Miguel Afonso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Henrique Aldana Sellitto, Miguel Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo. |
topic |
Sortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo. |
description |
O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3 10.7177/sg.2015.V10.N2.A3 |
url |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3 |
identifier_str_mv |
10.7177/sg.2015.V10.N2.A3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3/SGV10N2A3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão; v. 10 n. 2 (2015): Junho/2015; 238-253 1980-5160 10.7177/sg.2015.v10.n2 reponame:Sistemas & Gestão instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Sistemas & Gestão |
collection |
Sistemas & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br |
_version_ |
1798320143910043648 |