Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Henrique Aldana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sellitto, Miguel Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3
Resumo: O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado.
id UFF-13_40b636461b07af4e751ed78e7dacef48
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/884
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de SupermercadosSortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo.O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado.ABEC2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A310.7177/sg.2015.V10.N2.A3Sistemas & Gestão; v. 10 n. 2 (2015): Junho/2015; 238-2531980-516010.7177/sg.2015.v10.n2reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3/SGV10N2A3Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessViegas, Henrique AldanaSellitto, Miguel Afonso2021-06-23T20:26:48Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/884Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:26:48Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
title Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
spellingShingle Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
Viegas, Henrique Aldana
Sortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo.
title_short Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
title_full Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
title_fullStr Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
title_full_unstemmed Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
title_sort Análise Multicritério no Gerenciamento do Sortimento de Produtos no Varejo de Supermercados
author Viegas, Henrique Aldana
author_facet Viegas, Henrique Aldana
Sellitto, Miguel Afonso
author_role author
author2 Sellitto, Miguel Afonso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Henrique Aldana
Sellitto, Miguel Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Sortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo.
topic Sortimento. Gerenciamento de categorias. Análise multicritério. Método AHP. Varejo.
description O objetivo deste artigo é aplicar o método AHP para o gerenciamento do sortimento de categoria no varejo supermercadista. O método de pesquisa foi a modelagem quali-quantitativa, com apoio do software SuperDecisions. O método sugerido foi fundamentado com referência na Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) que tem como pilar o gerenciamento por categorias e toda a gestão de sortimento. Também como referência, foi usado o Processo de Análise Hierárquica (AHP), desenvolvido por Saaty e que através da árvore de hierarquia e julgamentos estabelecidos entre os níveis consegue mostrar qual a melhor decisão para o objetivo levantado. Para o artigo, foram usadas as regras de negócio do Zaffari e coletados dados comerciais, de logística e marketing da categoria de cervejas especiais do para definir as alternativas e auxiliar nos julgamentos entre cada nível. Com a aplicação da técnica de decisão multicritério, pode-se identificar como analisar critério agrupados, identificando o peso da importância de cada critério na decisão dos especialistas do negócio. O resultado do estudo serve como apoio a decisão para definir o sortimento de produtos em um supermercado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3
10.7177/sg.2015.V10.N2.A3
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3
identifier_str_mv 10.7177/sg.2015.V10.N2.A3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A3/SGV10N2A3
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 10 n. 2 (2015): Junho/2015; 238-253
1980-5160
10.7177/sg.2015.v10.n2
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143910043648