Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_35d3a25f25fa76dadce3214d06ba62e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243277 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejistaVarejoGerenciamento de CategoriasSortimento de ProdutosComportamento do ConsumidorTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.Com o surgimento do novo perfil consumidor pós-pandêmico e a constante transformação digital, as empresas precisaram encontrar novas maneiras de atrair os consumidores às lojas e aumentar a probabilidade de compra. No contexto do setor varejista de Casa e Decoração, como consequência da obviedade de alguns produtos e, também pela baixa gama de fornecedores brasileiros, o segmento é altamente competitivo. Para isso, a ferramenta de Gerenciamento de Categorias é vista como um caminho de otimizar o sortimento e melhorar o layout da loja. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo desenvolver uma abordagem metodológica com base na ferramenta de Gerenciamento de Categorias com foco na visão do consumidor. A partir de um estudo de caso com uma empresa varejista do setor, foram analisados dados de vendas e layouts da empresa, e também aplicada a metodologia de classificação de cartões com possíveis consumidores. Tal desenvolvimento resultou na análise de duas hipóteses levantadas. A primeira que os consumidores possuem um mapa mental, que segue um padrão relevante das divisões das categorias de produtos na loja, enquanto a segunda, a qual o layout atual da empresa não segue, em sua totalidade, esse mapa. Assim, permitiu-se encontrar uma abordagem metodológica do Gerenciamento de Categorias focado no mapa mental dos consumidores. À vista disso, este trabalho contribui com implicações práticas e gerenciais, identificando novas possibilidades de aplicação da ferramenta, além de análises para o setor aqui estudado.Florianópolis, SC.Paladini, Edson PachecoUniversidade Federal de Santa Catarina.Aguiar, Marcela Lima Dias2022-12-20T21:44:08Z2022-12-20T21:44:08Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-20T21:44:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243277Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-20T21:44:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista |
title |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista |
spellingShingle |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista Aguiar, Marcela Lima Dias Varejo Gerenciamento de Categorias Sortimento de Produtos Comportamento do Consumidor |
title_short |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista |
title_full |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista |
title_fullStr |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista |
title_sort |
Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista |
author |
Aguiar, Marcela Lima Dias |
author_facet |
Aguiar, Marcela Lima Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paladini, Edson Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Marcela Lima Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo Gerenciamento de Categorias Sortimento de Produtos Comportamento do Consumidor |
topic |
Varejo Gerenciamento de Categorias Sortimento de Produtos Comportamento do Consumidor |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T21:44:08Z 2022-12-20T21:44:08Z 2022-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94 f. application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652123604254720 |