Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Marcela Lima Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
id UFSC_35d3a25f25fa76dadce3214d06ba62e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243277
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejistaVarejoGerenciamento de CategoriasSortimento de ProdutosComportamento do ConsumidorTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.Com o surgimento do novo perfil consumidor pós-pandêmico e a constante transformação digital, as empresas precisaram encontrar novas maneiras de atrair os consumidores às lojas e aumentar a probabilidade de compra. No contexto do setor varejista de Casa e Decoração, como consequência da obviedade de alguns produtos e, também pela baixa gama de fornecedores brasileiros, o segmento é altamente competitivo. Para isso, a ferramenta de Gerenciamento de Categorias é vista como um caminho de otimizar o sortimento e melhorar o layout da loja. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo desenvolver uma abordagem metodológica com base na ferramenta de Gerenciamento de Categorias com foco na visão do consumidor. A partir de um estudo de caso com uma empresa varejista do setor, foram analisados dados de vendas e layouts da empresa, e também aplicada a metodologia de classificação de cartões com possíveis consumidores. Tal desenvolvimento resultou na análise de duas hipóteses levantadas. A primeira que os consumidores possuem um mapa mental, que segue um padrão relevante das divisões das categorias de produtos na loja, enquanto a segunda, a qual o layout atual da empresa não segue, em sua totalidade, esse mapa. Assim, permitiu-se encontrar uma abordagem metodológica do Gerenciamento de Categorias focado no mapa mental dos consumidores. À vista disso, este trabalho contribui com implicações práticas e gerenciais, identificando novas possibilidades de aplicação da ferramenta, além de análises para o setor aqui estudado.Florianópolis, SC.Paladini, Edson PachecoUniversidade Federal de Santa Catarina.Aguiar, Marcela Lima Dias2022-12-20T21:44:08Z2022-12-20T21:44:08Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-20T21:44:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243277Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-20T21:44:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
title Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
spellingShingle Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
Aguiar, Marcela Lima Dias
Varejo
Gerenciamento de Categorias
Sortimento de Produtos
Comportamento do Consumidor
title_short Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
title_full Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
title_fullStr Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
title_full_unstemmed Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
title_sort Gerenciamento de categorias baseado na perspectiva do consumidor em uma empresa varejista
author Aguiar, Marcela Lima Dias
author_facet Aguiar, Marcela Lima Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paladini, Edson Pacheco
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Marcela Lima Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Gerenciamento de Categorias
Sortimento de Produtos
Comportamento do Consumidor
topic Varejo
Gerenciamento de Categorias
Sortimento de Produtos
Comportamento do Consumidor
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T21:44:08Z
2022-12-20T21:44:08Z
2022-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123604254720