Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Kamila Gabriela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tavares, Bruno, Silva, Evaldo Henrique, Antonialli, Luiz Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A13
Resumo: A cópia ou imitação produtiva não é recente, tendo sido discutida por autores clássicos, tais como Schumpeter (1911) e Nelson e Winter (1982). Não obstante, a bibliografia especializada tem abordado o fenômeno a partir de óticas específicas. Visando contribuir quanto à compreensão acerca da complexidade deste fenômeno, utiliza-se neste trabalho correntes econômicas e da teoria de administração para fundamentar e viabilizar a compreensão do ponto de vista de seus distintos agentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a contextualizar teoricamente o tema e, para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 17 agentes (empresários, representantes das instituições de apoio e do poder público local) de um arranjo produtivo local de confecções em Minas Gerais. Para a análise, lançou-se mão da análise de conteúdo, especificamente com a técnica de análise categorial temática. Os resultados corroboram as abordagens teóricas, ao mesmo tempo em que evidenciam que, isoladamente, nenhuma perspectiva por si abarca a complexidade do fenômeno. Destaca-se que sua prática é criticada em âmbito local, dados efeitos perversos para a estratégia das empresas, entretanto, seus efeitos são favoráveis ao promover o reforço das tendências. Em síntese, o estudo aponta para a necessidade de um entendimento mais aprofundado do fenômeno.
id UFF-13_4493b5c27b7b4ed888980947a17e9493
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/489
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de VestuárioA cópia ou imitação produtiva não é recente, tendo sido discutida por autores clássicos, tais como Schumpeter (1911) e Nelson e Winter (1982). Não obstante, a bibliografia especializada tem abordado o fenômeno a partir de óticas específicas. Visando contribuir quanto à compreensão acerca da complexidade deste fenômeno, utiliza-se neste trabalho correntes econômicas e da teoria de administração para fundamentar e viabilizar a compreensão do ponto de vista de seus distintos agentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a contextualizar teoricamente o tema e, para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 17 agentes (empresários, representantes das instituições de apoio e do poder público local) de um arranjo produtivo local de confecções em Minas Gerais. Para a análise, lançou-se mão da análise de conteúdo, especificamente com a técnica de análise categorial temática. Os resultados corroboram as abordagens teóricas, ao mesmo tempo em que evidenciam que, isoladamente, nenhuma perspectiva por si abarca a complexidade do fenômeno. Destaca-se que sua prática é criticada em âmbito local, dados efeitos perversos para a estratégia das empresas, entretanto, seus efeitos são favoráveis ao promover o reforço das tendências. Em síntese, o estudo aponta para a necessidade de um entendimento mais aprofundado do fenômeno.ABEC2014-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A1310.7177/sg.2014.V9.N1.A13Sistemas & Gestão; v. 9 n. 1 (2014): Março/2014; 156-1661980-516010.7177/sg.2014.v9.n1reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A13/SGV9N1A13Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacob, Kamila GabrielaTavares, BrunoSilva, Evaldo HenriqueAntonialli, Luiz Marcelo2021-06-23T20:46:33Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/489Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:46:33Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
title Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
spellingShingle Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
Jacob, Kamila Gabriela
title_short Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
title_full Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
title_fullStr Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
title_full_unstemmed Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
title_sort Abordagens da Estratégia Inovativa de Imitação (Cópia) na Indústria de Vestuário
author Jacob, Kamila Gabriela
author_facet Jacob, Kamila Gabriela
Tavares, Bruno
Silva, Evaldo Henrique
Antonialli, Luiz Marcelo
author_role author
author2 Tavares, Bruno
Silva, Evaldo Henrique
Antonialli, Luiz Marcelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Kamila Gabriela
Tavares, Bruno
Silva, Evaldo Henrique
Antonialli, Luiz Marcelo
description A cópia ou imitação produtiva não é recente, tendo sido discutida por autores clássicos, tais como Schumpeter (1911) e Nelson e Winter (1982). Não obstante, a bibliografia especializada tem abordado o fenômeno a partir de óticas específicas. Visando contribuir quanto à compreensão acerca da complexidade deste fenômeno, utiliza-se neste trabalho correntes econômicas e da teoria de administração para fundamentar e viabilizar a compreensão do ponto de vista de seus distintos agentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a contextualizar teoricamente o tema e, para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 17 agentes (empresários, representantes das instituições de apoio e do poder público local) de um arranjo produtivo local de confecções em Minas Gerais. Para a análise, lançou-se mão da análise de conteúdo, especificamente com a técnica de análise categorial temática. Os resultados corroboram as abordagens teóricas, ao mesmo tempo em que evidenciam que, isoladamente, nenhuma perspectiva por si abarca a complexidade do fenômeno. Destaca-se que sua prática é criticada em âmbito local, dados efeitos perversos para a estratégia das empresas, entretanto, seus efeitos são favoráveis ao promover o reforço das tendências. Em síntese, o estudo aponta para a necessidade de um entendimento mais aprofundado do fenômeno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A13
10.7177/sg.2014.V9.N1.A13
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A13
identifier_str_mv 10.7177/sg.2014.V9.N1.A13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A13/SGV9N1A13
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 9 n. 1 (2014): Março/2014; 156-166
1980-5160
10.7177/sg.2014.v9.n1
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143353249792