A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Rui Manuel Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7975
Resumo: O presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais.
id RCAP_53aeded25a25a6abf8bf4fcfa7e468ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumentoEnsino de músicaImitaçãoMotivaçãoGuitarra clássicaAprendizagemMusic educationImitationMotivationClassical guitarLearningDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais.Abstract : This internship report is divided into two distinct parts. The first one is related with the Supervised Teaching Practice at Academia de Música de Castelo de Paiva, Specialized Art School, in the academic year 2020/2021. It includes information about the school context, plans and reports of the lectures as well as a critical reflection of the work developed. In the second part, within the scope of the curricular unit of Artistic teaching project, it is presented an investigation with the theme Imitation as a teaching learning strategy of the instrument. It is presented research to a group of students. Here, are accessible comparisons about the study of a musical work using exclusively imitation and another work using traditional teaching strategies using the score (reading the score, typing notes, correcting technical difficulties, among others). The main objective of this investigation is to determine how teaching on imitation can be implemented as an alternative to traditional teaching strategies, using the score. Or, not being an alternative, how can both teaching strategies be adopted to be able to perform a musical work more quickly and effectively and still work on several technical and musical skills.Carvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAmorim, Rui Manuel Lopes2022-04-28T16:32:57Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7975TID:203001273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:02Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:24.040093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
title A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
spellingShingle A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
Amorim, Rui Manuel Lopes
Ensino de música
Imitação
Motivação
Guitarra clássica
Aprendizagem
Music education
Imitation
Motivation
Classical guitar
Learning
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
title_full A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
title_fullStr A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
title_full_unstemmed A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
title_sort A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
author Amorim, Rui Manuel Lopes
author_facet Amorim, Rui Manuel Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Rui Manuel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Imitação
Motivação
Guitarra clássica
Aprendizagem
Music education
Imitation
Motivation
Classical guitar
Learning
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino de música
Imitação
Motivação
Guitarra clássica
Aprendizagem
Music education
Imitation
Motivation
Classical guitar
Learning
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28T16:32:57Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7975
TID:203001273
url http://hdl.handle.net/10400.11/7975
identifier_str_mv TID:203001273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848222511104