Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayer, Verônica Feder
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques, Osiris Ricardo Bezerra, Plastino, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A10
Resumo: Este trabalho investigou o comportamento de uso de canais de atendimento dos consumidores da Ampla Energia e Serviços S.A, com objetivo de encontrar padrões e tendências que pudessem indicar oportunidades para reduções de custos e para melhorias na gestão de canais tais como: call center, Unidade de Resposta Automática (URA), máquinas de atendimento, agências físicas e internet. Foi analisado o comportamento real de uso de canais de atendimento, utilizando-se para isso de uma base de dados com mais de 1.700.000 clientes da Ampla e mais de 5.000.000 de registros de atendimento em um período de 12 meses. A partir dessa análise, foi realizada a descrição de perfis do comportamento do consumidor com base em diferentes canais, utilizando-se uma combinação de métodos estatísticos e de mineração de dados. Os resultados deram suporte a uma série de recomendações gerencias para a melhoria de processos operacionais, que devem resultar em melhor atendimento e incremento da imagem.This work investigated the behavior of use of service channel of Ampla Energia e Serviços S.A., with the objective of finding patterns and trends that could indicate opportunities for cost reductions and improvements in the management of channels such as: call center, Automated Response Unit (IVR), answering machines, physical and internet agencies. Was analyzed the real behavior the use of service channels, using for that a database with more than 1,700,000 customers of Ampla and more than 5,000,000 records of attendance in a period of 12 months. From this analysis, was held the description of consumer behavior profiles based on different channels, using a combination of statistical methods and data mining. The results gave support to many management recommendations for the improvement of operational processes, which should result in better service and an increment of the image.
id UFF-13_6adf6a574cd6a2d159254bdf0044e0cf
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/763
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de DadosCanais de AtendimentoComportamento do ConsumidorMineração de DadosRegras de AssociaçãoRelacionamento com ClientesEste trabalho investigou o comportamento de uso de canais de atendimento dos consumidores da Ampla Energia e Serviços S.A, com objetivo de encontrar padrões e tendências que pudessem indicar oportunidades para reduções de custos e para melhorias na gestão de canais tais como: call center, Unidade de Resposta Automática (URA), máquinas de atendimento, agências físicas e internet. Foi analisado o comportamento real de uso de canais de atendimento, utilizando-se para isso de uma base de dados com mais de 1.700.000 clientes da Ampla e mais de 5.000.000 de registros de atendimento em um período de 12 meses. A partir dessa análise, foi realizada a descrição de perfis do comportamento do consumidor com base em diferentes canais, utilizando-se uma combinação de métodos estatísticos e de mineração de dados. Os resultados deram suporte a uma série de recomendações gerencias para a melhoria de processos operacionais, que devem resultar em melhor atendimento e incremento da imagem.This work investigated the behavior of use of service channel of Ampla Energia e Serviços S.A., with the objective of finding patterns and trends that could indicate opportunities for cost reductions and improvements in the management of channels such as: call center, Automated Response Unit (IVR), answering machines, physical and internet agencies. Was analyzed the real behavior the use of service channels, using for that a database with more than 1,700,000 customers of Ampla and more than 5,000,000 records of attendance in a period of 12 months. From this analysis, was held the description of consumer behavior profiles based on different channels, using a combination of statistical methods and data mining. The results gave support to many management recommendations for the improvement of operational processes, which should result in better service and an increment of the image.ABEC2014-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1010.7177/sg.2014.V9.N3.A10Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 340-3541980-516010.7177/sg.2014.v9.n3reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A10/SGV9N3A10Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMayer, Verônica FederMarques, Osiris Ricardo BezerraPlastino, Alexandre2021-06-23T20:38:01Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/763Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:38:01Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
title Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
spellingShingle Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
Mayer, Verônica Feder
Canais de Atendimento
Comportamento do Consumidor
Mineração de Dados
Regras de Associação
Relacionamento com Clientes
title_short Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
title_full Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
title_fullStr Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
title_full_unstemmed Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
title_sort Uso de Múltiplos Canais de Atendimento: Estudo sobre o Comportamento dos Consumidores da Ampla Energia S.A. Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
author Mayer, Verônica Feder
author_facet Mayer, Verônica Feder
Marques, Osiris Ricardo Bezerra
Plastino, Alexandre
author_role author
author2 Marques, Osiris Ricardo Bezerra
Plastino, Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Marques, Osiris Ricardo Bezerra
Plastino, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Canais de Atendimento
Comportamento do Consumidor
Mineração de Dados
Regras de Associação
Relacionamento com Clientes
topic Canais de Atendimento
Comportamento do Consumidor
Mineração de Dados
Regras de Associação
Relacionamento com Clientes
description Este trabalho investigou o comportamento de uso de canais de atendimento dos consumidores da Ampla Energia e Serviços S.A, com objetivo de encontrar padrões e tendências que pudessem indicar oportunidades para reduções de custos e para melhorias na gestão de canais tais como: call center, Unidade de Resposta Automática (URA), máquinas de atendimento, agências físicas e internet. Foi analisado o comportamento real de uso de canais de atendimento, utilizando-se para isso de uma base de dados com mais de 1.700.000 clientes da Ampla e mais de 5.000.000 de registros de atendimento em um período de 12 meses. A partir dessa análise, foi realizada a descrição de perfis do comportamento do consumidor com base em diferentes canais, utilizando-se uma combinação de métodos estatísticos e de mineração de dados. Os resultados deram suporte a uma série de recomendações gerencias para a melhoria de processos operacionais, que devem resultar em melhor atendimento e incremento da imagem.This work investigated the behavior of use of service channel of Ampla Energia e Serviços S.A., with the objective of finding patterns and trends that could indicate opportunities for cost reductions and improvements in the management of channels such as: call center, Automated Response Unit (IVR), answering machines, physical and internet agencies. Was analyzed the real behavior the use of service channels, using for that a database with more than 1,700,000 customers of Ampla and more than 5,000,000 records of attendance in a period of 12 months. From this analysis, was held the description of consumer behavior profiles based on different channels, using a combination of statistical methods and data mining. The results gave support to many management recommendations for the improvement of operational processes, which should result in better service and an increment of the image.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A10
10.7177/sg.2014.V9.N3.A10
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A10
identifier_str_mv 10.7177/sg.2014.V9.N3.A10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A10/SGV9N3A10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 340-354
1980-5160
10.7177/sg.2014.v9.n3
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143818817536