A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Sistemas & Gestão |
Texto Completo: | https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944 |
Resumo: | A administração voltada para o cidadão é um dos principais pressupostos do modelo de administração pública gerencial, que se desenvolveu no Brasil na década de 90. Uma de suas ferramentas é a Carta de Serviços ao Cidadão, que tem a finalidade de informar o cidadão dos serviços prestados por determinadas organizações públicas, inclusive quanto às suas formas de acesso e aos padrões de qualidade do atendimento oferecido. O objetivo deste trabalho é verificar como a Carta pode contribuir para a melhoria do serviço prestado pelas organizações públicas. Para tal, foram analisadas três organizações da Marinha, instituição na qual a adoção desse instrumento vem sendo fomentada pelo Programa Netuno, que é a customização do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), criado em 2005. Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização da Carta fortalece diversos fundamentos da excelência em gestão, pilares do Gespública e do Programa Netuno. Em especial, a Carta propicia maior transparência e esclarecimento aos cidadãos, existindo condições para aumentar a interação entre esses e as organizações. Além disso, há a possibilidade de melhoria da gestão das próprias organizações. |
id |
UFF-13_8a3ac78d1a518703953fdfd1385dd67e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/944 |
network_acronym_str |
UFF-13 |
network_name_str |
Sistemas & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço PúblicoCarta de Serviços ao CidadãoAdministração Pública GerencialGespúblicaPrograma NetunoMarinha do Brasil.A administração voltada para o cidadão é um dos principais pressupostos do modelo de administração pública gerencial, que se desenvolveu no Brasil na década de 90. Uma de suas ferramentas é a Carta de Serviços ao Cidadão, que tem a finalidade de informar o cidadão dos serviços prestados por determinadas organizações públicas, inclusive quanto às suas formas de acesso e aos padrões de qualidade do atendimento oferecido. O objetivo deste trabalho é verificar como a Carta pode contribuir para a melhoria do serviço prestado pelas organizações públicas. Para tal, foram analisadas três organizações da Marinha, instituição na qual a adoção desse instrumento vem sendo fomentada pelo Programa Netuno, que é a customização do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), criado em 2005. Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização da Carta fortalece diversos fundamentos da excelência em gestão, pilares do Gespública e do Programa Netuno. Em especial, a Carta propicia maior transparência e esclarecimento aos cidadãos, existindo condições para aumentar a interação entre esses e as organizações. Além disso, há a possibilidade de melhoria da gestão das próprias organizações.ABEC2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdftext/htmlapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/94410.20985/1980-5160.2016.v11n1.944Sistemas & Gestão; v. 11 n. 1 (2016): Março/2016; 90-1001980-516010.20985/1980-5160.2016.v11n1reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/411https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/423https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/450https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/462Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Flávio Sérgio Rezende Nunes deSchmitt, Valentina Gomes HaenselParreira, Thiago José2020-05-29T17:33:17Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/944Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2020-05-29T17:33:17Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público |
title |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público |
spellingShingle |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público Souza, Flávio Sérgio Rezende Nunes de Carta de Serviços ao Cidadão Administração Pública Gerencial Gespública Programa Netuno Marinha do Brasil. |
title_short |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público |
title_full |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público |
title_fullStr |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público |
title_full_unstemmed |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público |
title_sort |
A Carta de Serviços ao Cidadão e seus Reflexos na Prestação do Serviço Público |
author |
Souza, Flávio Sérgio Rezende Nunes de |
author_facet |
Souza, Flávio Sérgio Rezende Nunes de Schmitt, Valentina Gomes Haensel Parreira, Thiago José |
author_role |
author |
author2 |
Schmitt, Valentina Gomes Haensel Parreira, Thiago José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flávio Sérgio Rezende Nunes de Schmitt, Valentina Gomes Haensel Parreira, Thiago José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carta de Serviços ao Cidadão Administração Pública Gerencial Gespública Programa Netuno Marinha do Brasil. |
topic |
Carta de Serviços ao Cidadão Administração Pública Gerencial Gespública Programa Netuno Marinha do Brasil. |
description |
A administração voltada para o cidadão é um dos principais pressupostos do modelo de administração pública gerencial, que se desenvolveu no Brasil na década de 90. Uma de suas ferramentas é a Carta de Serviços ao Cidadão, que tem a finalidade de informar o cidadão dos serviços prestados por determinadas organizações públicas, inclusive quanto às suas formas de acesso e aos padrões de qualidade do atendimento oferecido. O objetivo deste trabalho é verificar como a Carta pode contribuir para a melhoria do serviço prestado pelas organizações públicas. Para tal, foram analisadas três organizações da Marinha, instituição na qual a adoção desse instrumento vem sendo fomentada pelo Programa Netuno, que é a customização do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), criado em 2005. Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização da Carta fortalece diversos fundamentos da excelência em gestão, pilares do Gespública e do Programa Netuno. Em especial, a Carta propicia maior transparência e esclarecimento aos cidadãos, existindo condições para aumentar a interação entre esses e as organizações. Além disso, há a possibilidade de melhoria da gestão das próprias organizações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944 10.20985/1980-5160.2016.v11n1.944 |
url |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944 |
identifier_str_mv |
10.20985/1980-5160.2016.v11n1.944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/411 https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/423 https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/450 https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/944/462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão; v. 11 n. 1 (2016): Março/2016; 90-100 1980-5160 10.20985/1980-5160.2016.v11n1 reponame:Sistemas & Gestão instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Sistemas & Gestão |
collection |
Sistemas & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br |
_version_ |
1798320143928918016 |