Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sistemas & Gestão |
Texto Completo: | https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A5 |
Resumo: | O estabelecimento de excelência da satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio no mundo globalizado. Existe uma forte relação entre satisfação do cliente, sua retenção e lucratividade. Este estudo teve como objetivo estabelecer os efeitos de gênero sobre a satisfação do cliente na área de comunicações móveis atravésda realização de testes de invariância para análise de múltiplos grupos com variáveis latentes, cujos procedimentos são descritos detalhadamente no método. Modelagem de Equações Estruturais fornece um recurso confiável para testes de diferenças entre grupos de variáveis latentes. Com base na análise de estrutura de covariância, é realizada uma aplicação com o propósito de pesquisar a equivalência de um mesmo modelo teórico através da avaliação do modelo de medida das variáveis latentes. Os resultados constataram que os escores não variam, de forma significativa, em função dessascaracterísticas específicas dos clientes e que cada um dos itens reflexos de cada construto é equivalente nos dois grupos de homens e mulheres avaliados, evidenciando que o gênero e a satisfação do cliente de comunicações móveis se mostraram independentes. |
id |
UFF-13_ced1d6a5e4049ec27d4a86f086b5e228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/437 |
network_acronym_str |
UFF-13 |
network_name_str |
Sistemas & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis LatentesO estabelecimento de excelência da satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio no mundo globalizado. Existe uma forte relação entre satisfação do cliente, sua retenção e lucratividade. Este estudo teve como objetivo estabelecer os efeitos de gênero sobre a satisfação do cliente na área de comunicações móveis atravésda realização de testes de invariância para análise de múltiplos grupos com variáveis latentes, cujos procedimentos são descritos detalhadamente no método. Modelagem de Equações Estruturais fornece um recurso confiável para testes de diferenças entre grupos de variáveis latentes. Com base na análise de estrutura de covariância, é realizada uma aplicação com o propósito de pesquisar a equivalência de um mesmo modelo teórico através da avaliação do modelo de medida das variáveis latentes. Os resultados constataram que os escores não variam, de forma significativa, em função dessascaracterísticas específicas dos clientes e que cada um dos itens reflexos de cada construto é equivalente nos dois grupos de homens e mulheres avaliados, evidenciando que o gênero e a satisfação do cliente de comunicações móveis se mostraram independentes.ABEC2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A510.7177/sg.2013.V8.N4.A5Sistemas & Gestão; v. 8 n. 4 (2013): Dezembro/2013; 370-3891980-516010.7177/sg.2013.v8.n4reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A5/SGV8N4A5Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Gutembergue SoaresFernandes Neto, André PedroMattozo, Teófilo CamaraCosta, Jose Alfredo Ferreira2021-06-23T20:51:53Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/437Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:51:53Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes |
title |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes |
spellingShingle |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes da Silva, Gutembergue Soares |
title_short |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes |
title_full |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes |
title_fullStr |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes |
title_sort |
Avaliação da Satisfação do Cliente em Comunicações Móveis: Uma Aplicação de Modelagem de Equações Estruturais na Comparação de Grupos com Variáveis Latentes |
author |
da Silva, Gutembergue Soares |
author_facet |
da Silva, Gutembergue Soares Fernandes Neto, André Pedro Mattozo, Teófilo Camara Costa, Jose Alfredo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes Neto, André Pedro Mattozo, Teófilo Camara Costa, Jose Alfredo Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Gutembergue Soares Fernandes Neto, André Pedro Mattozo, Teófilo Camara Costa, Jose Alfredo Ferreira |
description |
O estabelecimento de excelência da satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio no mundo globalizado. Existe uma forte relação entre satisfação do cliente, sua retenção e lucratividade. Este estudo teve como objetivo estabelecer os efeitos de gênero sobre a satisfação do cliente na área de comunicações móveis atravésda realização de testes de invariância para análise de múltiplos grupos com variáveis latentes, cujos procedimentos são descritos detalhadamente no método. Modelagem de Equações Estruturais fornece um recurso confiável para testes de diferenças entre grupos de variáveis latentes. Com base na análise de estrutura de covariância, é realizada uma aplicação com o propósito de pesquisar a equivalência de um mesmo modelo teórico através da avaliação do modelo de medida das variáveis latentes. Os resultados constataram que os escores não variam, de forma significativa, em função dessascaracterísticas específicas dos clientes e que cada um dos itens reflexos de cada construto é equivalente nos dois grupos de homens e mulheres avaliados, evidenciando que o gênero e a satisfação do cliente de comunicações móveis se mostraram independentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A5 10.7177/sg.2013.V8.N4.A5 |
url |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A5 |
identifier_str_mv |
10.7177/sg.2013.V8.N4.A5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A5/SGV8N4A5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão; v. 8 n. 4 (2013): Dezembro/2013; 370-389 1980-5160 10.7177/sg.2013.v8.n4 reponame:Sistemas & Gestão instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Sistemas & Gestão |
collection |
Sistemas & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br |
_version_ |
1798320143335424000 |