Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Antonio Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marinho, Cassia Regina Pinto, Marinho, Rita de Cassia Pinto, Gutierrez, Ruben Huamanchumo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A10
Resumo: RESUMO: O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, em 13 de julho de 2005, a Resolução nº 4, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e, através do artigo 4º, as competências que os Cursos de Graduação em Administração devem propiciar aos seus discentes ao longo da sua formação, de maneira a conferir uma formação baseada em competências.  Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar o nível de desenvolvimento dessas competências pelos formandos do Curso de Graduação em Administração de uma instituição de ensino superior sediada no Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, se desdobrou por meio de um estudo de caso único holístico (Yin, 2010), sendo utilizado um questionário na pesquisa de campo para coleta dos dados junto ao público-alvo. No tratamento dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS, viabilizando a análise estatística dos resultados e da Análise de Agrupamentos, esta última tida como uma técnica multivariada cuja finalidade primária é agregar objetos com base nas características que eles possuem (Hair et al., 2005), onde as competências foram alocadas em grupos. Os resultados demonstraram que, de maneira geral, os formandos consideram ter desenvolvido a maioria das competências definidas pelas DCN num nível satisfatório.ABSTRACT: The National Council of Education established on July 13, 2005, Resolution n°. 4, establishing the National Curriculum (DCN) and, through article 4, the skills that the undergraduate courses in Administration must provide its students along their training in order to provide a competency based education. In this sense, the present study aimed to analyze the level of development of these skills by the trainees of the undergraduate program in Management of a higher education institution based in Rio de Janeiro. The research, applied and descriptive in nature, unfolded through a holistic single case study (Yin, 2010), a questionnaire being used in field research to collect data with the target audience. In data processing, we used Excel and SPSS software, enabling statistical analysis and Cluster Analysis, the latter seen as a multivariate technique whose primary purpose is to add objects based on characteristics they possess (Hair et al., 2005), where the competencies were divided into groups. The results showed that, in general, students felt they had developed most of the skills defined by DCN at a satisfactory level. 
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