Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sistemas & Gestão |
Texto Completo: | https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A10 |
Resumo: | RESUMO: O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, em 13 de julho de 2005, a Resolução nº 4, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e, através do artigo 4º, as competências que os Cursos de Graduação em Administração devem propiciar aos seus discentes ao longo da sua formação, de maneira a conferir uma formação baseada em competências. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar o nível de desenvolvimento dessas competências pelos formandos do Curso de Graduação em Administração de uma instituição de ensino superior sediada no Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, se desdobrou por meio de um estudo de caso único holístico (Yin, 2010), sendo utilizado um questionário na pesquisa de campo para coleta dos dados junto ao público-alvo. No tratamento dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS, viabilizando a análise estatística dos resultados e da Análise de Agrupamentos, esta última tida como uma técnica multivariada cuja finalidade primária é agregar objetos com base nas características que eles possuem (Hair et al., 2005), onde as competências foram alocadas em grupos. Os resultados demonstraram que, de maneira geral, os formandos consideram ter desenvolvido a maioria das competências definidas pelas DCN num nível satisfatório.ABSTRACT: The National Council of Education established on July 13, 2005, Resolution n°. 4, establishing the National Curriculum (DCN) and, through article 4, the skills that the undergraduate courses in Administration must provide its students along their training in order to provide a competency based education. In this sense, the present study aimed to analyze the level of development of these skills by the trainees of the undergraduate program in Management of a higher education institution based in Rio de Janeiro. The research, applied and descriptive in nature, unfolded through a holistic single case study (Yin, 2010), a questionnaire being used in field research to collect data with the target audience. In data processing, we used Excel and SPSS software, enabling statistical analysis and Cluster Analysis, the latter seen as a multivariate technique whose primary purpose is to add objects based on characteristics they possess (Hair et al., 2005), where the competencies were divided into groups. The results showed that, in general, students felt they had developed most of the skills defined by DCN at a satisfactory level. |
id |
UFF-13_f123f6b0a1f215c8d010fbcf433c4dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/569 |
network_acronym_str |
UFF-13 |
network_name_str |
Sistemas & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de JaneiroCompetênciasAdministradorDiretrizes CurricularesGraduação em AdministraçãoFormação baseada em competênciasRESUMO: O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, em 13 de julho de 2005, a Resolução nº 4, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e, através do artigo 4º, as competências que os Cursos de Graduação em Administração devem propiciar aos seus discentes ao longo da sua formação, de maneira a conferir uma formação baseada em competências. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar o nível de desenvolvimento dessas competências pelos formandos do Curso de Graduação em Administração de uma instituição de ensino superior sediada no Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, se desdobrou por meio de um estudo de caso único holístico (Yin, 2010), sendo utilizado um questionário na pesquisa de campo para coleta dos dados junto ao público-alvo. No tratamento dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS, viabilizando a análise estatística dos resultados e da Análise de Agrupamentos, esta última tida como uma técnica multivariada cuja finalidade primária é agregar objetos com base nas características que eles possuem (Hair et al., 2005), onde as competências foram alocadas em grupos. Os resultados demonstraram que, de maneira geral, os formandos consideram ter desenvolvido a maioria das competências definidas pelas DCN num nível satisfatório.ABSTRACT: The National Council of Education established on July 13, 2005, Resolution n°. 4, establishing the National Curriculum (DCN) and, through article 4, the skills that the undergraduate courses in Administration must provide its students along their training in order to provide a competency based education. In this sense, the present study aimed to analyze the level of development of these skills by the trainees of the undergraduate program in Management of a higher education institution based in Rio de Janeiro. The research, applied and descriptive in nature, unfolded through a holistic single case study (Yin, 2010), a questionnaire being used in field research to collect data with the target audience. In data processing, we used Excel and SPSS software, enabling statistical analysis and Cluster Analysis, the latter seen as a multivariate technique whose primary purpose is to add objects based on characteristics they possess (Hair et al., 2005), where the competencies were divided into groups. The results showed that, in general, students felt they had developed most of the skills defined by DCN at a satisfactory level. ABEC2014-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A1010.7177/sg.2014.V9.N1.A10Sistemas & Gestão; v. 9 n. 1 (2014): Março/2014; 114-1261980-516010.7177/sg.2014.v9.n1reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A10/SGV9N1A10Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Antonio SilvaMarinho, Cassia Regina PintoMarinho, Rita de Cassia PintoGutierrez, Ruben Huamanchumo2021-06-23T20:46:14Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/569Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:46:14Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro |
title |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro Carvalho, Carlos Antonio Silva Competências Administrador Diretrizes Curriculares Graduação em Administração Formação baseada em competências |
title_short |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro |
title_full |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro |
title_sort |
Desenvolvimento de Competências pelos Formandos em Administração: Um Estudo de Caso no Curso de Administração de Uma Universidade Privada do Rio de Janeiro |
author |
Carvalho, Carlos Antonio Silva |
author_facet |
Carvalho, Carlos Antonio Silva Marinho, Cassia Regina Pinto Marinho, Rita de Cassia Pinto Gutierrez, Ruben Huamanchumo |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Cassia Regina Pinto Marinho, Rita de Cassia Pinto Gutierrez, Ruben Huamanchumo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carlos Antonio Silva Marinho, Cassia Regina Pinto Marinho, Rita de Cassia Pinto Gutierrez, Ruben Huamanchumo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Administrador Diretrizes Curriculares Graduação em Administração Formação baseada em competências |
topic |
Competências Administrador Diretrizes Curriculares Graduação em Administração Formação baseada em competências |
description |
RESUMO: O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, em 13 de julho de 2005, a Resolução nº 4, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e, através do artigo 4º, as competências que os Cursos de Graduação em Administração devem propiciar aos seus discentes ao longo da sua formação, de maneira a conferir uma formação baseada em competências. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar o nível de desenvolvimento dessas competências pelos formandos do Curso de Graduação em Administração de uma instituição de ensino superior sediada no Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, se desdobrou por meio de um estudo de caso único holístico (Yin, 2010), sendo utilizado um questionário na pesquisa de campo para coleta dos dados junto ao público-alvo. No tratamento dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS, viabilizando a análise estatística dos resultados e da Análise de Agrupamentos, esta última tida como uma técnica multivariada cuja finalidade primária é agregar objetos com base nas características que eles possuem (Hair et al., 2005), onde as competências foram alocadas em grupos. Os resultados demonstraram que, de maneira geral, os formandos consideram ter desenvolvido a maioria das competências definidas pelas DCN num nível satisfatório.ABSTRACT: The National Council of Education established on July 13, 2005, Resolution n°. 4, establishing the National Curriculum (DCN) and, through article 4, the skills that the undergraduate courses in Administration must provide its students along their training in order to provide a competency based education. In this sense, the present study aimed to analyze the level of development of these skills by the trainees of the undergraduate program in Management of a higher education institution based in Rio de Janeiro. The research, applied and descriptive in nature, unfolded through a holistic single case study (Yin, 2010), a questionnaire being used in field research to collect data with the target audience. In data processing, we used Excel and SPSS software, enabling statistical analysis and Cluster Analysis, the latter seen as a multivariate technique whose primary purpose is to add objects based on characteristics they possess (Hair et al., 2005), where the competencies were divided into groups. The results showed that, in general, students felt they had developed most of the skills defined by DCN at a satisfactory level. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A10 10.7177/sg.2014.V9.N1.A10 |
url |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A10 |
identifier_str_mv |
10.7177/sg.2014.V9.N1.A10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A10/SGV9N1A10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão; v. 9 n. 1 (2014): Março/2014; 114-126 1980-5160 10.7177/sg.2014.v9.n1 reponame:Sistemas & Gestão instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Sistemas & Gestão |
collection |
Sistemas & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br |
_version_ |
1798320143382609920 |