Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Normanha Filho, Miguel Arantes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Arantes, Sandra Stöckli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/750
Resumo: O artigo aborda as dificuldades encontradas no ensino da Administração, quando da validação de Planos de Ensinos desenhados e voltados à formação de bacharéis, com destaque para as definições das competências previstas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação, bacharelado que compõem o perfil do egresso, que devem ser identificadas e traduzidas pelos docentes nos planos e que sejam efetivamente alcançadas ao final do curso. Assim, surgiu o problema da pesquisa: as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração (bacharelado), contempladas no Projeto Pedagógico de Curso e formuladas nos Planos de Ensino – de cada componente curricular de um curso de graduação, bacharelado em Administração – estão, de fato, tendo eficácia instrumental sobre a formação dos profissionais Administradores? Definiu-se assim o objetivo geral da pesquisa: compreender como os docentes que preparam os Planos de Ensino traduzem as competências emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, bacharelado, e do Projeto Pedagógico de Curso para os planos, definindo as metodologias necessárias para as aulas, contemplando a teoria e a prática que garantam o alcance das competências previstas. A pesquisa de campo foi o método usado por meio de um estudo de caso em um curso de graduação em Administração, bacharelado de uma instituição de ensino particular. O problema definido, a despeito da prática adotada pelo curso enfatizando competências, não foi respondido totalmente. Trabalhar com competências no ensino da Administração revelou ser uma tarefa difícil, pois tais competências envolvem entendimento conceitual, usos de práticas de ensino como as metodologias ativas, que propiciam o equacionamento da teoria com a prática como também a experiência docente que impacta na tradução das competências que faz.Palavras chave: Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências. Administration teaching are the translations of skills into teaching possible? The article approaches the difficulties encountered in the teaching of Administration when validating Teaching Plans designed and directed towards the professional development of bachelors, with an emphasis on the definitions of the skills according to the National Curriculum Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program, which include the graduate profile and should be identified and translated by teachers into the plans and effectively achieved at the end of the program. Thus, the problem of research emerged : Are the skills defined in the National Curricular Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program and expressed in the Teaching Project of the Program and in the teaching plan of each course unit really effective in training professional administrators ? The general objective of the research was then defined : to understand how the teachers who prepare the Teaching Plans translate the skills emanating from the National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree program in Administration and its Teaching Project into the plans, defining the methodologies necessary for the classes and considering the theory and the practice that guarantee the scope of the anticipated skills. Field research was the method used through a case study in a bachelor’s degree program in Business Administration from a private educational institution. The problem defined, despite the practice with an emphasis on the skills adopted by the program, was not fully answered. Working with them in the teaching of Administration has proved to be a difficult task, since they involve conceptual understanding, uses of teaching practices such as the active methodologies, which allow for the equation between theory and practice, and the teaching experience that impacts on the translation of the skills.Keywords : Administration Teaching. National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree Program in Administration. Skills.  
id EDUL-1_492bd2fb3384343504c7d2a9ab6c868d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/750
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.Competências no ensino da AdministraçãoO artigo aborda as dificuldades encontradas no ensino da Administração, quando da validação de Planos de Ensinos desenhados e voltados à formação de bacharéis, com destaque para as definições das competências previstas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação, bacharelado que compõem o perfil do egresso, que devem ser identificadas e traduzidas pelos docentes nos planos e que sejam efetivamente alcançadas ao final do curso. Assim, surgiu o problema da pesquisa: as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração (bacharelado), contempladas no Projeto Pedagógico de Curso e formuladas nos Planos de Ensino – de cada componente curricular de um curso de graduação, bacharelado em Administração – estão, de fato, tendo eficácia instrumental sobre a formação dos profissionais Administradores? Definiu-se assim o objetivo geral da pesquisa: compreender como os docentes que preparam os Planos de Ensino traduzem as competências emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, bacharelado, e do Projeto Pedagógico de Curso para os planos, definindo as metodologias necessárias para as aulas, contemplando a teoria e a prática que garantam o alcance das competências previstas. A pesquisa de campo foi o método usado por meio de um estudo de caso em um curso de graduação em Administração, bacharelado de uma instituição de ensino particular. O problema definido, a despeito da prática adotada pelo curso enfatizando competências, não foi respondido totalmente. Trabalhar com competências no ensino da Administração revelou ser uma tarefa difícil, pois tais competências envolvem entendimento conceitual, usos de práticas de ensino como as metodologias ativas, que propiciam o equacionamento da teoria com a prática como também a experiência docente que impacta na tradução das competências que faz.Palavras chave: Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências. Administration teaching are the translations of skills into teaching possible? The article approaches the difficulties encountered in the teaching of Administration when validating Teaching Plans designed and directed towards the professional development of bachelors, with an emphasis on the definitions of the skills according to the National Curriculum Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program, which include the graduate profile and should be identified and translated by teachers into the plans and effectively achieved at the end of the program. Thus, the problem of research emerged : Are the skills defined in the National Curricular Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program and expressed in the Teaching Project of the Program and in the teaching plan of each course unit really effective in training professional administrators ? The general objective of the research was then defined : to understand how the teachers who prepare the Teaching Plans translate the skills emanating from the National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree program in Administration and its Teaching Project into the plans, defining the methodologies necessary for the classes and considering the theory and the practice that guarantee the scope of the anticipated skills. Field research was the method used through a case study in a bachelor’s degree program in Business Administration from a private educational institution. The problem defined, despite the practice with an emphasis on the skills adopted by the program, was not fully answered. Working with them in the teaching of Administration has proved to be a difficult task, since they involve conceptual understanding, uses of teaching practices such as the active methodologies, which allow for the equation between theory and practice, and the teaching experience that impacts on the translation of the skills.Keywords : Administration Teaching. National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree Program in Administration. Skills.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/750REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 361-3872177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/750/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNormanha Filho, Miguel ArantesArantes, Sandra Stöckli2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/750Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
title Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
spellingShingle Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
Normanha Filho, Miguel Arantes
Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.
Competências no ensino da Administração
title_short Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
title_full Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
title_fullStr Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
title_full_unstemmed Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
title_sort Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
author Normanha Filho, Miguel Arantes
author_facet Normanha Filho, Miguel Arantes
Arantes, Sandra Stöckli
author_role author
author2 Arantes, Sandra Stöckli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Normanha Filho, Miguel Arantes
Arantes, Sandra Stöckli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.
Competências no ensino da Administração
topic Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.
Competências no ensino da Administração
description O artigo aborda as dificuldades encontradas no ensino da Administração, quando da validação de Planos de Ensinos desenhados e voltados à formação de bacharéis, com destaque para as definições das competências previstas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação, bacharelado que compõem o perfil do egresso, que devem ser identificadas e traduzidas pelos docentes nos planos e que sejam efetivamente alcançadas ao final do curso. Assim, surgiu o problema da pesquisa: as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração (bacharelado), contempladas no Projeto Pedagógico de Curso e formuladas nos Planos de Ensino – de cada componente curricular de um curso de graduação, bacharelado em Administração – estão, de fato, tendo eficácia instrumental sobre a formação dos profissionais Administradores? Definiu-se assim o objetivo geral da pesquisa: compreender como os docentes que preparam os Planos de Ensino traduzem as competências emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, bacharelado, e do Projeto Pedagógico de Curso para os planos, definindo as metodologias necessárias para as aulas, contemplando a teoria e a prática que garantam o alcance das competências previstas. A pesquisa de campo foi o método usado por meio de um estudo de caso em um curso de graduação em Administração, bacharelado de uma instituição de ensino particular. O problema definido, a despeito da prática adotada pelo curso enfatizando competências, não foi respondido totalmente. Trabalhar com competências no ensino da Administração revelou ser uma tarefa difícil, pois tais competências envolvem entendimento conceitual, usos de práticas de ensino como as metodologias ativas, que propiciam o equacionamento da teoria com a prática como também a experiência docente que impacta na tradução das competências que faz.Palavras chave: Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências. Administration teaching are the translations of skills into teaching possible? The article approaches the difficulties encountered in the teaching of Administration when validating Teaching Plans designed and directed towards the professional development of bachelors, with an emphasis on the definitions of the skills according to the National Curriculum Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program, which include the graduate profile and should be identified and translated by teachers into the plans and effectively achieved at the end of the program. Thus, the problem of research emerged : Are the skills defined in the National Curricular Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program and expressed in the Teaching Project of the Program and in the teaching plan of each course unit really effective in training professional administrators ? The general objective of the research was then defined : to understand how the teachers who prepare the Teaching Plans translate the skills emanating from the National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree program in Administration and its Teaching Project into the plans, defining the methodologies necessary for the classes and considering the theory and the practice that guarantee the scope of the anticipated skills. Field research was the method used through a case study in a bachelor’s degree program in Business Administration from a private educational institution. The problem defined, despite the practice with an emphasis on the skills adopted by the program, was not fully answered. Working with them in the teaching of Administration has proved to be a difficult task, since they involve conceptual understanding, uses of teaching practices such as the active methodologies, which allow for the equation between theory and practice, and the teaching experience that impacts on the translation of the skills.Keywords : Administration Teaching. National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree Program in Administration. Skills.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/750
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/750/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 361-387
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352355082240