Funções psicológicas superiores e a educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marteana Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jimenez, Susana Vasconcelos, do Carmo, Maurilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/72
Resumo: Atendo-se particularmente aos trabalhos de Vigotski, o artigo reafirma a importância do resgate da psicologia histórico-cultural a partir de seus fundamentos marxistas, enfatizando a retomada efetuada por Lukács do conceito marxiano de trabalho como o complexo que dá origem ao homem como ser social. Explora, nesse sentido, as funções psicológicas superiores em conexão com suas bases ontológicas, certificando que a perspectiva analítica de Vigotski, anunciada em seu Manuscrito Psicologia Humana Concreta, e desenvolvida mais amplamente em suas Obras Escogidas, supera o caráter unilateral dos estudos então vigentes, para sustentar o caráter social das funções psicológicas superiores, as quais, sem perder de vista sua dimensão natural, são entendidas, em última instância, como o resultado mediado das relações estabelecidas pelos homens no ato de trabalho. Entende-se, aqui, outrossim, que o conjunto das objetivações culturais historicamente produzidas pela humanidade deve ser apropriado por cada indivíduo singular, como condição de seu pleno desenvolvimento como ser partícipe do gênero humano, considerando, tal apropriação como tarefa por excelência do complexo da educação. Reafirma-se, ainda, com base em Vigotski, que a apropriação de conceitos científicos, como, de resto, do conhecimento produzido no curso da história, não se dá espontaneamente, requerendo, para tanto, a açãointencional do adulto sobre o ser mais imaturo. Por esse prisma, contrapõe-se às teorias e modelos pedagógicos avessos ao conhecimento sistematizado, ressaltando a importância desse conhecimento, assim como do papel do professor no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, esta, uma posição de grande significado para aqueles que se colocam a favor do processo emancipatório do indivíduo e do gênero humano. Palavras-chave: Vigotski; educação; funções psicológicas superiores; ontologia do ser social.
id UFF-14_194651f094067e427883679f727d6f8c
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/72
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling Funções psicológicas superiores e a educação escolarAtendo-se particularmente aos trabalhos de Vigotski, o artigo reafirma a importância do resgate da psicologia histórico-cultural a partir de seus fundamentos marxistas, enfatizando a retomada efetuada por Lukács do conceito marxiano de trabalho como o complexo que dá origem ao homem como ser social. Explora, nesse sentido, as funções psicológicas superiores em conexão com suas bases ontológicas, certificando que a perspectiva analítica de Vigotski, anunciada em seu Manuscrito Psicologia Humana Concreta, e desenvolvida mais amplamente em suas Obras Escogidas, supera o caráter unilateral dos estudos então vigentes, para sustentar o caráter social das funções psicológicas superiores, as quais, sem perder de vista sua dimensão natural, são entendidas, em última instância, como o resultado mediado das relações estabelecidas pelos homens no ato de trabalho. Entende-se, aqui, outrossim, que o conjunto das objetivações culturais historicamente produzidas pela humanidade deve ser apropriado por cada indivíduo singular, como condição de seu pleno desenvolvimento como ser partícipe do gênero humano, considerando, tal apropriação como tarefa por excelência do complexo da educação. Reafirma-se, ainda, com base em Vigotski, que a apropriação de conceitos científicos, como, de resto, do conhecimento produzido no curso da história, não se dá espontaneamente, requerendo, para tanto, a açãointencional do adulto sobre o ser mais imaturo. Por esse prisma, contrapõe-se às teorias e modelos pedagógicos avessos ao conhecimento sistematizado, ressaltando a importância desse conhecimento, assim como do papel do professor no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, esta, uma posição de grande significado para aqueles que se colocam a favor do processo emancipatório do indivíduo e do gênero humano. Palavras-chave: Vigotski; educação; funções psicológicas superiores; ontologia do ser social.Universidade Federal Fluminense - UFF2018-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/72Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 8 (2008): Edição N°8; 221981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/72/62Lima, Marteana Ferreira deJimenez, Susana Vasconcelosdo Carmo, Maurileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T01:15:58Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/72Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2018-12-10T01:15:58Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções psicológicas superiores e a educação escolar
title Funções psicológicas superiores e a educação escolar
spellingShingle Funções psicológicas superiores e a educação escolar
Lima, Marteana Ferreira de
title_short Funções psicológicas superiores e a educação escolar
title_full Funções psicológicas superiores e a educação escolar
title_fullStr Funções psicológicas superiores e a educação escolar
title_full_unstemmed Funções psicológicas superiores e a educação escolar
title_sort Funções psicológicas superiores e a educação escolar
author Lima, Marteana Ferreira de
author_facet Lima, Marteana Ferreira de
Jimenez, Susana Vasconcelos
do Carmo, Maurilene
author_role author
author2 Jimenez, Susana Vasconcelos
do Carmo, Maurilene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marteana Ferreira de
Jimenez, Susana Vasconcelos
do Carmo, Maurilene
description Atendo-se particularmente aos trabalhos de Vigotski, o artigo reafirma a importância do resgate da psicologia histórico-cultural a partir de seus fundamentos marxistas, enfatizando a retomada efetuada por Lukács do conceito marxiano de trabalho como o complexo que dá origem ao homem como ser social. Explora, nesse sentido, as funções psicológicas superiores em conexão com suas bases ontológicas, certificando que a perspectiva analítica de Vigotski, anunciada em seu Manuscrito Psicologia Humana Concreta, e desenvolvida mais amplamente em suas Obras Escogidas, supera o caráter unilateral dos estudos então vigentes, para sustentar o caráter social das funções psicológicas superiores, as quais, sem perder de vista sua dimensão natural, são entendidas, em última instância, como o resultado mediado das relações estabelecidas pelos homens no ato de trabalho. Entende-se, aqui, outrossim, que o conjunto das objetivações culturais historicamente produzidas pela humanidade deve ser apropriado por cada indivíduo singular, como condição de seu pleno desenvolvimento como ser partícipe do gênero humano, considerando, tal apropriação como tarefa por excelência do complexo da educação. Reafirma-se, ainda, com base em Vigotski, que a apropriação de conceitos científicos, como, de resto, do conhecimento produzido no curso da história, não se dá espontaneamente, requerendo, para tanto, a açãointencional do adulto sobre o ser mais imaturo. Por esse prisma, contrapõe-se às teorias e modelos pedagógicos avessos ao conhecimento sistematizado, ressaltando a importância desse conhecimento, assim como do papel do professor no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, esta, uma posição de grande significado para aqueles que se colocam a favor do processo emancipatório do indivíduo e do gênero humano. Palavras-chave: Vigotski; educação; funções psicológicas superiores; ontologia do ser social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/72
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/72/62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 8 (2008): Edição N°8; 22
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1798044868960845824