VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tosta, Cíntia Gomide
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27548
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica a respeito das concepções do estudioso multidisciplinar Lev Semenovich Vigotski sobre o processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Defendendo para os seres humanos a existência de dois tipos de funções: as psicológicas elementares e as psicológicas superiores, Vigotski irá argumentar que a espécie humana é essencialmente social, pois é apenas por meio das interações com os outros em atividades diárias que se desenvolve e humaniza. Neste sentido, este estudioso enfatiza a importância da intersubjetividade e do outro-social para o desenvolvimento humano. Vigotski define as funções psicológicas elementares como de caráter biológico; marcadas pelo imediatismo; determinadas pela estimulação ambiental e definidas por meio da percepção. Já as funções psicológicas superiores caracterizam-se pela mediação semiótica, isto é, pela presença de símbolos e signos, desta forma, são constituídas por meio das interações sócio culturais dos indivíduos da mesma espécie, principalmente aqueles mais experientes e capazes de sua cultura. Esta postulação redimensiona o papel das interações sociais, bem como o papel da escola, situando-a como um local privilegiado de aprendizagens, por isso mesmo promotor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
id UFU-11_622b96d62a520ddd82c04aefdce52ed3
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27548
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORESFunções Psicológicas SuperioresMediaçãoInterações Sociais.O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica a respeito das concepções do estudioso multidisciplinar Lev Semenovich Vigotski sobre o processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Defendendo para os seres humanos a existência de dois tipos de funções: as psicológicas elementares e as psicológicas superiores, Vigotski irá argumentar que a espécie humana é essencialmente social, pois é apenas por meio das interações com os outros em atividades diárias que se desenvolve e humaniza. Neste sentido, este estudioso enfatiza a importância da intersubjetividade e do outro-social para o desenvolvimento humano. Vigotski define as funções psicológicas elementares como de caráter biológico; marcadas pelo imediatismo; determinadas pela estimulação ambiental e definidas por meio da percepção. Já as funções psicológicas superiores caracterizam-se pela mediação semiótica, isto é, pela presença de símbolos e signos, desta forma, são constituídas por meio das interações sócio culturais dos indivíduos da mesma espécie, principalmente aqueles mais experientes e capazes de sua cultura. Esta postulação redimensiona o papel das interações sociais, bem como o papel da escola, situando-a como um local privilegiado de aprendizagens, por isso mesmo promotor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27548Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27548/15102Tosta, Cíntia Gomideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-06T17:41:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27548Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-12-06T17:41:56Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
spellingShingle VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
Tosta, Cíntia Gomide
Funções Psicológicas Superiores
Mediação
Interações Sociais.
title_short VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_full VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_fullStr VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_full_unstemmed VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_sort VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
author Tosta, Cíntia Gomide
author_facet Tosta, Cíntia Gomide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tosta, Cíntia Gomide
dc.subject.por.fl_str_mv Funções Psicológicas Superiores
Mediação
Interações Sociais.
topic Funções Psicológicas Superiores
Mediação
Interações Sociais.
description O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica a respeito das concepções do estudioso multidisciplinar Lev Semenovich Vigotski sobre o processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Defendendo para os seres humanos a existência de dois tipos de funções: as psicológicas elementares e as psicológicas superiores, Vigotski irá argumentar que a espécie humana é essencialmente social, pois é apenas por meio das interações com os outros em atividades diárias que se desenvolve e humaniza. Neste sentido, este estudioso enfatiza a importância da intersubjetividade e do outro-social para o desenvolvimento humano. Vigotski define as funções psicológicas elementares como de caráter biológico; marcadas pelo imediatismo; determinadas pela estimulação ambiental e definidas por meio da percepção. Já as funções psicológicas superiores caracterizam-se pela mediação semiótica, isto é, pela presença de símbolos e signos, desta forma, são constituídas por meio das interações sócio culturais dos indivíduos da mesma espécie, principalmente aqueles mais experientes e capazes de sua cultura. Esta postulação redimensiona o papel das interações sociais, bem como o papel da escola, situando-a como um local privilegiado de aprendizagens, por isso mesmo promotor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27548
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27548/15102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280058159104