O engodo do corpo perfeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanelli, Nancy
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bedani, Ailton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/79
Resumo: Procurou-se apontar, aqui, algumas críticas à forte idealização estética que, no capitalismo atual, permeia o âmbito do corpo. Adotou-se, como principal referencial teórico, certo conjunto de ideias formuladas pelos filósofos alemães Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Consultaram-se três fontes de dados: (a) a obra Dialética do esclarecimento, de autoria de ambos; (b) outros materiais (livros, artigos, conferências) produzidos exclusivamente por Adorno; (c) os trabalhos de algunscomentadores, que abordam o corpo tomando como base as teorias dos dois pensadores alemães ou que tecem críticas à estética do corpo perfeito. Constatou-se, neste estudo, que as análises elaboradas por Adorno e Horkheimer, e as pesquisas que elas vêm suscitando, podem contribuir para uma sólida crítica aos mais recentes discursos e métodos que, regulados por interesses ideológicos e mercantilistas, convergem frequentemente para a maquinização do corpo. Palavras-chave: Culto ao Corpo; Dialética do Esclarecimento; Indústria Cultural; Razão instrumental.
id UFF-14_ac2e905dec1d133136ca1b0f4242ecae
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/79
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling O engodo do corpo perfeitoProcurou-se apontar, aqui, algumas críticas à forte idealização estética que, no capitalismo atual, permeia o âmbito do corpo. Adotou-se, como principal referencial teórico, certo conjunto de ideias formuladas pelos filósofos alemães Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Consultaram-se três fontes de dados: (a) a obra Dialética do esclarecimento, de autoria de ambos; (b) outros materiais (livros, artigos, conferências) produzidos exclusivamente por Adorno; (c) os trabalhos de algunscomentadores, que abordam o corpo tomando como base as teorias dos dois pensadores alemães ou que tecem críticas à estética do corpo perfeito. Constatou-se, neste estudo, que as análises elaboradas por Adorno e Horkheimer, e as pesquisas que elas vêm suscitando, podem contribuir para uma sólida crítica aos mais recentes discursos e métodos que, regulados por interesses ideológicos e mercantilistas, convergem frequentemente para a maquinização do corpo. Palavras-chave: Culto ao Corpo; Dialética do Esclarecimento; Indústria Cultural; Razão instrumental.Universidade Federal Fluminense - UFF2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/79Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 10 (2009): Edição N°10; 111981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/79/69Romanelli, NancyBedani, Ailtoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T01:17:05Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/79Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2018-12-10T01:17:05Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O engodo do corpo perfeito
title O engodo do corpo perfeito
spellingShingle O engodo do corpo perfeito
Romanelli, Nancy
title_short O engodo do corpo perfeito
title_full O engodo do corpo perfeito
title_fullStr O engodo do corpo perfeito
title_full_unstemmed O engodo do corpo perfeito
title_sort O engodo do corpo perfeito
author Romanelli, Nancy
author_facet Romanelli, Nancy
Bedani, Ailton
author_role author
author2 Bedani, Ailton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanelli, Nancy
Bedani, Ailton
description Procurou-se apontar, aqui, algumas críticas à forte idealização estética que, no capitalismo atual, permeia o âmbito do corpo. Adotou-se, como principal referencial teórico, certo conjunto de ideias formuladas pelos filósofos alemães Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Consultaram-se três fontes de dados: (a) a obra Dialética do esclarecimento, de autoria de ambos; (b) outros materiais (livros, artigos, conferências) produzidos exclusivamente por Adorno; (c) os trabalhos de algunscomentadores, que abordam o corpo tomando como base as teorias dos dois pensadores alemães ou que tecem críticas à estética do corpo perfeito. Constatou-se, neste estudo, que as análises elaboradas por Adorno e Horkheimer, e as pesquisas que elas vêm suscitando, podem contribuir para uma sólida crítica aos mais recentes discursos e métodos que, regulados por interesses ideológicos e mercantilistas, convergem frequentemente para a maquinização do corpo. Palavras-chave: Culto ao Corpo; Dialética do Esclarecimento; Indústria Cultural; Razão instrumental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/79
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/79/69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 10 (2009): Edição N°10; 11
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1798044868973428736