O Direito no Jovem Lukács

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joelton
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/248
Resumo: "Pode um asno ser trágico?” perguntava Nietzsche em Crepúsculo dos Ídolos. Sim, responde ele, bastando que lhe entreguemos uma carga que seja pesada demais para carregar e impossível de ser rejeitada. A filosofia do direito no Brasil foi até bem pouco tempo uma carga trágica num sentido diferente do dado por Nietzsche (e que lhe vem a somar, diríamos): era pesada demais, pois implicava em um exame dos fundamentos do fenômeno jurídico e do justo, precisamente num país onde os direitos basilares não são universalizados e onde a injustiça rasga o país de fora a fora, e ao mesmo tempo não era possível, por sérias razões ideológicas, simplesmente se ver livre desta carga, alegando se tratar o direito e as formas jurídicas de uma prática meramente técnica, sem um fundamento científico ou filosófico qualquer. Seria cinismo demais. Mesmo para os padrões brasileiros.
id UFF-14_da27ab24c825a37a3d3641c1551902bc
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/248
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling O Direito no Jovem Lukács"Pode um asno ser trágico?” perguntava Nietzsche em Crepúsculo dos Ídolos. Sim, responde ele, bastando que lhe entreguemos uma carga que seja pesada demais para carregar e impossível de ser rejeitada. A filosofia do direito no Brasil foi até bem pouco tempo uma carga trágica num sentido diferente do dado por Nietzsche (e que lhe vem a somar, diríamos): era pesada demais, pois implicava em um exame dos fundamentos do fenômeno jurídico e do justo, precisamente num país onde os direitos basilares não são universalizados e onde a injustiça rasga o país de fora a fora, e ao mesmo tempo não era possível, por sérias razões ideológicas, simplesmente se ver livre desta carga, alegando se tratar o direito e as formas jurídicas de uma prática meramente técnica, sem um fundamento científico ou filosófico qualquer. Seria cinismo demais. Mesmo para os padrões brasileiros.Universidade Federal Fluminense - UFF2018-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/248Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 7 (2007): Edição N°7; 101981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/248/237Nascimento, Joeltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T01:14:25Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/248Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2018-12-10T01:14:25Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Direito no Jovem Lukács
title O Direito no Jovem Lukács
spellingShingle O Direito no Jovem Lukács
Nascimento, Joelton
title_short O Direito no Jovem Lukács
title_full O Direito no Jovem Lukács
title_fullStr O Direito no Jovem Lukács
title_full_unstemmed O Direito no Jovem Lukács
title_sort O Direito no Jovem Lukács
author Nascimento, Joelton
author_facet Nascimento, Joelton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joelton
description "Pode um asno ser trágico?” perguntava Nietzsche em Crepúsculo dos Ídolos. Sim, responde ele, bastando que lhe entreguemos uma carga que seja pesada demais para carregar e impossível de ser rejeitada. A filosofia do direito no Brasil foi até bem pouco tempo uma carga trágica num sentido diferente do dado por Nietzsche (e que lhe vem a somar, diríamos): era pesada demais, pois implicava em um exame dos fundamentos do fenômeno jurídico e do justo, precisamente num país onde os direitos basilares não são universalizados e onde a injustiça rasga o país de fora a fora, e ao mesmo tempo não era possível, por sérias razões ideológicas, simplesmente se ver livre desta carga, alegando se tratar o direito e as formas jurídicas de uma prática meramente técnica, sem um fundamento científico ou filosófico qualquer. Seria cinismo demais. Mesmo para os padrões brasileiros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/248
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/248/237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 7 (2007): Edição N°7; 10
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1798044869609914368