A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancan, Rubiane Falkenberg
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27649
Resumo: Este texto apresenta aspectos da apreciação em dança e composiçõescoreográficas com ênfase no próprio movimento. Busca-se evidenciar especificidades da dança que envolvem a apreciação e a composição. O texto proporciona pensar sobre a valorização do conhecimento sensível pela via da apreciação em dança. São ressaltadas as especificidades das experiências em dança marcadas pela presença, isto é, pelo encontro no espaço e tempo que produz no espectador sensações corporais, como vibrações, arrepios e vontade de mover-se. Além disso, a percepção ampliada e o estado alterado de vigília durante o processo de recepção em dança são destacados.
id UFF-16_78a8238eaa5b5d83bd4cdc8f312d281f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27649
network_acronym_str UFF-16
network_name_str Poiésis (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dançadançarecepçãopercepçãocomposiçãosensibilidadeEste texto apresenta aspectos da apreciação em dança e composiçõescoreográficas com ênfase no próprio movimento. Busca-se evidenciar especificidades da dança que envolvem a apreciação e a composição. O texto proporciona pensar sobre a valorização do conhecimento sensível pela via da apreciação em dança. São ressaltadas as especificidades das experiências em dança marcadas pela presença, isto é, pelo encontro no espaço e tempo que produz no espectador sensações corporais, como vibrações, arrepios e vontade de mover-se. Além disso, a percepção ampliada e o estado alterado de vigília durante o processo de recepção em dança são destacados.Editora do PPGCA-UFF2019-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2764910.22409/poiesis.1932.21-36REVISTA POIÉSIS; Vol. 19 No. 32 (2018): Ao rés do chão; 21-36REVISTA POIÉSIS; Vol. 19 Núm. 32 (2018): Ao rés do chão; 21-36REVISTA POIÉSIS; v. 19 n. 32 (2018): Ao rés do chão; 21-362177-856610.22409/poiesis.1932reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27649/16084Copyright (c) 2019 Rubiane Falkenberg Zancaninfo:eu-repo/semantics/openAccessZancan, Rubiane Falkenberg2020-12-29T21:50:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27649Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T21:50:43Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
title A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
spellingShingle A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
Zancan, Rubiane Falkenberg
dança
recepção
percepção
composição
sensibilidade
title_short A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
title_full A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
title_fullStr A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
title_full_unstemmed A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
title_sort A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
author Zancan, Rubiane Falkenberg
author_facet Zancan, Rubiane Falkenberg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancan, Rubiane Falkenberg
dc.subject.por.fl_str_mv dança
recepção
percepção
composição
sensibilidade
topic dança
recepção
percepção
composição
sensibilidade
description Este texto apresenta aspectos da apreciação em dança e composiçõescoreográficas com ênfase no próprio movimento. Busca-se evidenciar especificidades da dança que envolvem a apreciação e a composição. O texto proporciona pensar sobre a valorização do conhecimento sensível pela via da apreciação em dança. São ressaltadas as especificidades das experiências em dança marcadas pela presença, isto é, pelo encontro no espaço e tempo que produz no espectador sensações corporais, como vibrações, arrepios e vontade de mover-se. Além disso, a percepção ampliada e o estado alterado de vigília durante o processo de recepção em dança são destacados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27649
10.22409/poiesis.1932.21-36
url https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27649
identifier_str_mv 10.22409/poiesis.1932.21-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27649/16084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rubiane Falkenberg Zancan
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rubiane Falkenberg Zancan
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA POIÉSIS; Vol. 19 No. 32 (2018): Ao rés do chão; 21-36
REVISTA POIÉSIS; Vol. 19 Núm. 32 (2018): Ao rés do chão; 21-36
REVISTA POIÉSIS; v. 19 n. 32 (2018): Ao rés do chão; 21-36
2177-8566
10.22409/poiesis.1932
reponame:Poiésis (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Poiésis (Niterói. Online)
collection Poiésis (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br
_version_ 1797220418041413632