O espectador na dança : um estudo de recepção aplicada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189137 |
Resumo: | A tese, intitulada O Espectador na Dança: um estudo de recepção aplicada, tem como objetivo principal investigar a percepção do espectador, constituída por um conjunto de valores comuns partilhados e outro de valores singulares e por um modo de sentir-se motivado pela sensação cinestésica. Para tanto, busca-se identificar a produção de sentidos e de sensibilidades; evidenciar possíveis potências recorrentes que ocorrem nas experiências partilhadas; e articular aspectos comuns, partilhados com a experiência perceptiva do espectador. O grupo pesquisado é formado por espectadores voluntários, estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Esse grupo de espectadores assistiu a apresentações de grupos selecionados para a ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre (RS). A pesquisa utilizou dois instrumentos para a coleta das informações: questionário estruturado e depoimentos gravados após os espetáculos de dança. Os depoimentos foram analisados a partir da perspectiva de três categorias que compõem a experiência estética: criativa, sensível e conceitual. A análise resultou na identificação das atividades dos espectadores de dança e apontou as habilidades que podem ser trabalhadas no processo educativo de formação de público para a dança. |
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Zancan, Rubiane FalkenbergTorres Neto, Walter Lima2019-03-01T02:28:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/189137001086689A tese, intitulada O Espectador na Dança: um estudo de recepção aplicada, tem como objetivo principal investigar a percepção do espectador, constituída por um conjunto de valores comuns partilhados e outro de valores singulares e por um modo de sentir-se motivado pela sensação cinestésica. Para tanto, busca-se identificar a produção de sentidos e de sensibilidades; evidenciar possíveis potências recorrentes que ocorrem nas experiências partilhadas; e articular aspectos comuns, partilhados com a experiência perceptiva do espectador. O grupo pesquisado é formado por espectadores voluntários, estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Esse grupo de espectadores assistiu a apresentações de grupos selecionados para a ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre (RS). A pesquisa utilizou dois instrumentos para a coleta das informações: questionário estruturado e depoimentos gravados após os espetáculos de dança. Os depoimentos foram analisados a partir da perspectiva de três categorias que compõem a experiência estética: criativa, sensível e conceitual. A análise resultou na identificação das atividades dos espectadores de dança e apontou as habilidades que podem ser trabalhadas no processo educativo de formação de público para a dança.This doctoral thesis, entitled The Spectator in Dance: an applied reception study, aims to investigate the perception of the spectator, constituted by a set of common values shared, by a set of singular values and by a way of being motivated by the kinesthetic sensation. Therefore, we seek to identify the production of senses and sensibilities; to evidence possible recurrent potentials that occur in shared experiences; and to articulate common aspects, shared with the perceptual experience of the spectator. The group that participated in the research is formed by volunteer spectators, students of the Degree in Dance at UFRGS. This group of spectators attended performances of companies selected for the occupation of the Municipal Theaters of Porto Alegre (RS). The research used two instruments to collect information: a structured questionnaire and testimonies recorded after the dance performances. The statements were analyzed from the perspective of three categories that comprise the aesthetic experience: creative, sensitive and conceptual. The analysis resulted in the identification of the activities of dance spectators and highlighted the skills that can be worked on in the educational process of training an audience for dance.application/pdfporDançaEspectadorPercepçãoDanceReceptionPerceptionActivityO espectador na dança : um estudo de recepção aplicadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086689.pdf.txt001086689.pdf.txtExtracted Texttext/plain382815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189137/2/001086689.pdf.txt1b81549438cd0b12c9e983d023e3cb1bMD52ORIGINAL001086689.pdfTexto completoapplication/pdf6566538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189137/1/001086689.pdf1086db695d64818e7177685bcb37eddfMD5110183/1891372019-03-02 02:31:53.744928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-02T05:31:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A tese, intitulada O Espectador na Dança: um estudo de recepção aplicada, tem como objetivo principal investigar a percepção do espectador, constituída por um conjunto de valores comuns partilhados e outro de valores singulares e por um modo de sentir-se motivado pela sensação cinestésica. Para tanto, busca-se identificar a produção de sentidos e de sensibilidades; evidenciar possíveis potências recorrentes que ocorrem nas experiências partilhadas; e articular aspectos comuns, partilhados com a experiência perceptiva do espectador. O grupo pesquisado é formado por espectadores voluntários, estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Esse grupo de espectadores assistiu a apresentações de grupos selecionados para a ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre (RS). A pesquisa utilizou dois instrumentos para a coleta das informações: questionário estruturado e depoimentos gravados após os espetáculos de dança. Os depoimentos foram analisados a partir da perspectiva de três categorias que compõem a experiência estética: criativa, sensível e conceitual. A análise resultou na identificação das atividades dos espectadores de dança e apontou as habilidades que podem ser trabalhadas no processo educativo de formação de público para a dança. |
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