Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27016 |
Resumo: | Análise do filme Cabra Marcado para Morrer, do cineasta Eduardo Coutinho, enfocando a discussão sobre o realismo no cinema. Após uma reflexão em torno da noção de Efeito de Real - aplicada à Teoria do Cinema - para Roland Barthes, sociólogo e semiólogo francês, segue-se a análise de algumas sequências do documentário que permitem compreender melhor esse debate. O artigo propõe alguns elementos para uma compreensão da importância de se reconhecerem os mecanismos de criação de um verossímil no cinema, e a relação de Cabra Marcado com tal prática. Eduardo Coutinho inova a produção documental, ao quebrar padrões cinematográficos desde o seu primeiro filme, e a reflexão sobre o realismo a partir de Cabra Marcado para Morrer permite entender tais questões. |
id |
UFF-16_edee0ccd6eac55302345d4c01bb29d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27016 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentáriodocumentáriorealismoverossimilhançaAnálise do filme Cabra Marcado para Morrer, do cineasta Eduardo Coutinho, enfocando a discussão sobre o realismo no cinema. Após uma reflexão em torno da noção de Efeito de Real - aplicada à Teoria do Cinema - para Roland Barthes, sociólogo e semiólogo francês, segue-se a análise de algumas sequências do documentário que permitem compreender melhor esse debate. O artigo propõe alguns elementos para uma compreensão da importância de se reconhecerem os mecanismos de criação de um verossímil no cinema, e a relação de Cabra Marcado com tal prática. Eduardo Coutinho inova a produção documental, ao quebrar padrões cinematográficos desde o seu primeiro filme, e a reflexão sobre o realismo a partir de Cabra Marcado para Morrer permite entender tais questões.Editora do PPGCA-UFF2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2701610.22409/poiesis.1013.173-184REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 No. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 173-184REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 Núm. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 173-184REVISTA POIÉSIS; v. 10 n. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 173-1842177-856610.22409/poiesis.1013reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27016/15716Copyright (c) 2018 Joana De Conti Doreainfo:eu-repo/semantics/openAccessDorea, Joana De Conti2018-10-10T21:14:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27016Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2018-10-10T21:14:08Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário |
title |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário |
spellingShingle |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário Dorea, Joana De Conti documentário realismo verossimilhança |
title_short |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário |
title_full |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário |
title_fullStr |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário |
title_full_unstemmed |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário |
title_sort |
Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário |
author |
Dorea, Joana De Conti |
author_facet |
Dorea, Joana De Conti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorea, Joana De Conti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentário realismo verossimilhança |
topic |
documentário realismo verossimilhança |
description |
Análise do filme Cabra Marcado para Morrer, do cineasta Eduardo Coutinho, enfocando a discussão sobre o realismo no cinema. Após uma reflexão em torno da noção de Efeito de Real - aplicada à Teoria do Cinema - para Roland Barthes, sociólogo e semiólogo francês, segue-se a análise de algumas sequências do documentário que permitem compreender melhor esse debate. O artigo propõe alguns elementos para uma compreensão da importância de se reconhecerem os mecanismos de criação de um verossímil no cinema, e a relação de Cabra Marcado com tal prática. Eduardo Coutinho inova a produção documental, ao quebrar padrões cinematográficos desde o seu primeiro filme, e a reflexão sobre o realismo a partir de Cabra Marcado para Morrer permite entender tais questões. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27016 10.22409/poiesis.1013.173-184 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27016 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1013.173-184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27016/15716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Joana De Conti Dorea info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Joana De Conti Dorea |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 No. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 173-184 REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 Núm. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 173-184 REVISTA POIÉSIS; v. 10 n. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 173-184 2177-8566 10.22409/poiesis.1013 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220417675460608 |