A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Bárbara Bergamaschi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22779
Resumo: Através de uma breve análise dos curta-metragens: Glauces - Estudo de um Rosto (2001) e Enigma de um Dia (1996) do diretor Joel Pizzini procura-se pensar as materialidades da comunicação dentro de uma corrente pós-hermenêutica. No contexto de cena ampliada e do cinema expandido que se configura a partir do trânsitos e diversidade de suportes, dispositivos e experiências, e nas multiplicidades temporais fragmentarias, vislumbramos os filmes de Pizzini como potências sensoriais e afetivas, nos focando em suas forças poéticas e plásticas, mais do que na narração ou em seus aspectos linguísticos. Para tal iremos nos utilizar das ideias presentes no livro “The Skin of the Film” da americana Laura Marks (2000), principalmente do conceito de percepção háptica - de uma percepção do olho que vê mas também toca- .descrita por autores tais como Jacques Aumont (2004) e Deleuze e Guatarri (2005) para analisar suas obras cinematográficas.
id UFF-16_f5ae4d8510b1b40fb59d1558d35b5781
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22779
network_acronym_str UFF-16
network_name_str Poiésis (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzinicinema experimentalimagem hápticamaterialidadepós-hermenêuticacinema de poesiaAtravés de uma breve análise dos curta-metragens: Glauces - Estudo de um Rosto (2001) e Enigma de um Dia (1996) do diretor Joel Pizzini procura-se pensar as materialidades da comunicação dentro de uma corrente pós-hermenêutica. No contexto de cena ampliada e do cinema expandido que se configura a partir do trânsitos e diversidade de suportes, dispositivos e experiências, e nas multiplicidades temporais fragmentarias, vislumbramos os filmes de Pizzini como potências sensoriais e afetivas, nos focando em suas forças poéticas e plásticas, mais do que na narração ou em seus aspectos linguísticos. Para tal iremos nos utilizar das ideias presentes no livro “The Skin of the Film” da americana Laura Marks (2000), principalmente do conceito de percepção háptica - de uma percepção do olho que vê mas também toca- .descrita por autores tais como Jacques Aumont (2004) e Deleuze e Guatarri (2005) para analisar suas obras cinematográficas.Editora do PPGCA-UFF2018-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2277910.22409/poiesis.1727.135-149REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 135-149REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 135-149REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 135-1492177-856610.22409/poiesis.1727reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22779/13354Copyright (c) 2018 Bárbara Bergamaschi Novaesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Bárbara Bergamaschi2020-12-29T22:13:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22779Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T22:13:10Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
title A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
spellingShingle A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
Novaes, Bárbara Bergamaschi
cinema experimental
imagem háptica
materialidade
pós-hermenêutica
cinema de poesia
title_short A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
title_full A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
title_fullStr A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
title_full_unstemmed A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
title_sort A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
author Novaes, Bárbara Bergamaschi
author_facet Novaes, Bárbara Bergamaschi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Bárbara Bergamaschi
dc.subject.por.fl_str_mv cinema experimental
imagem háptica
materialidade
pós-hermenêutica
cinema de poesia
topic cinema experimental
imagem háptica
materialidade
pós-hermenêutica
cinema de poesia
description Através de uma breve análise dos curta-metragens: Glauces - Estudo de um Rosto (2001) e Enigma de um Dia (1996) do diretor Joel Pizzini procura-se pensar as materialidades da comunicação dentro de uma corrente pós-hermenêutica. No contexto de cena ampliada e do cinema expandido que se configura a partir do trânsitos e diversidade de suportes, dispositivos e experiências, e nas multiplicidades temporais fragmentarias, vislumbramos os filmes de Pizzini como potências sensoriais e afetivas, nos focando em suas forças poéticas e plásticas, mais do que na narração ou em seus aspectos linguísticos. Para tal iremos nos utilizar das ideias presentes no livro “The Skin of the Film” da americana Laura Marks (2000), principalmente do conceito de percepção háptica - de uma percepção do olho que vê mas também toca- .descrita por autores tais como Jacques Aumont (2004) e Deleuze e Guatarri (2005) para analisar suas obras cinematográficas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22779
10.22409/poiesis.1727.135-149
url https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22779
identifier_str_mv 10.22409/poiesis.1727.135-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22779/13354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Bárbara Bergamaschi Novaes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Bárbara Bergamaschi Novaes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 135-149
REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 135-149
REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 135-149
2177-8566
10.22409/poiesis.1727
reponame:Poiésis (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Poiésis (Niterói. Online)
collection Poiésis (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br
_version_ 1797220416707624960