As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rafael Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/68
Resumo: Resumo:Este artigo se propõe a discorrer sobre as narrativas de vida enquanto uma ferramenta com potência para operar transformações nos modelos de formação e de pesquisa em educação e saúde. Sugere-se que a memória dos trabalhadores, produzida pelas suas narrativas, pode revelar relações de poder e de saber que atravessam as práticas em saúde. Para isso, algumas experiências vivenciadas no processo de investigação a um projeto de formação, em diálogo com uma vasta literatura sobre o tema, serão discutidas neste trabalho. A reflexão crítica em torno dessas experiências possibilitou a sistematização de novas formas de pensar a produção do conhecimento tanto na pesquisa quanto na formação de trabalhadores em saúde.Palavras-chave Narrativas de vida. Educação e saúde. Pesquisa. Formação de trabalhadores em saúde Abstract:This article aims to dissertate on narratives of life as a tool with power to operate changes in models of training and research in education and health. This article suggests that the memory of workers, produced by its narrative, can reveal relations of power and knowledge that transverse health practices. Therefore, some experiences of the research process to a training project, in dialogue with a wide literature on the subject, will be discussed in this paper. The critical reflection on these experiences made possible the systematization of new ways of thinking about knowledge production in both research and training of health workers.Key words: Narratives of life. Education and health. Research. Training of health workers
id UFF-17_05b5c43fddf482f3b312b116263eb9b4
oai_identifier_str oai:ojs.uff.br:article/68
network_acronym_str UFF-17
network_name_str Diversitates
repository_id_str
spelling As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúdeResumo:Este artigo se propõe a discorrer sobre as narrativas de vida enquanto uma ferramenta com potência para operar transformações nos modelos de formação e de pesquisa em educação e saúde. Sugere-se que a memória dos trabalhadores, produzida pelas suas narrativas, pode revelar relações de poder e de saber que atravessam as práticas em saúde. Para isso, algumas experiências vivenciadas no processo de investigação a um projeto de formação, em diálogo com uma vasta literatura sobre o tema, serão discutidas neste trabalho. A reflexão crítica em torno dessas experiências possibilitou a sistematização de novas formas de pensar a produção do conhecimento tanto na pesquisa quanto na formação de trabalhadores em saúde.Palavras-chave Narrativas de vida. Educação e saúde. Pesquisa. Formação de trabalhadores em saúde Abstract:This article aims to dissertate on narratives of life as a tool with power to operate changes in models of training and research in education and health. This article suggests that the memory of workers, produced by its narrative, can reveal relations of power and knowledge that transverse health practices. Therefore, some experiences of the research process to a training project, in dialogue with a wide literature on the subject, will be discussed in this paper. The critical reflection on these experiences made possible the systematization of new ways of thinking about knowledge production in both research and training of health workers.Key words: Narratives of life. Education and health. Research. Training of health workersUniversidade Federal FluminenseChagas, Rafael Cardoso2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/68DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol. 06, N. 2 (Julho/Dezembro), 2014)1984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/68/59info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-11T20:49:18ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB
dc.title.none.fl_str_mv As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
title As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
spellingShingle As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
Chagas, Rafael Cardoso
title_short As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
title_full As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
title_fullStr As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
title_full_unstemmed As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
title_sort As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde
author Chagas, Rafael Cardoso
author_facet Chagas, Rafael Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rafael Cardoso
description Resumo:Este artigo se propõe a discorrer sobre as narrativas de vida enquanto uma ferramenta com potência para operar transformações nos modelos de formação e de pesquisa em educação e saúde. Sugere-se que a memória dos trabalhadores, produzida pelas suas narrativas, pode revelar relações de poder e de saber que atravessam as práticas em saúde. Para isso, algumas experiências vivenciadas no processo de investigação a um projeto de formação, em diálogo com uma vasta literatura sobre o tema, serão discutidas neste trabalho. A reflexão crítica em torno dessas experiências possibilitou a sistematização de novas formas de pensar a produção do conhecimento tanto na pesquisa quanto na formação de trabalhadores em saúde.Palavras-chave Narrativas de vida. Educação e saúde. Pesquisa. Formação de trabalhadores em saúde Abstract:This article aims to dissertate on narratives of life as a tool with power to operate changes in models of training and research in education and health. This article suggests that the memory of workers, produced by its narrative, can reveal relations of power and knowledge that transverse health practices. Therefore, some experiences of the research process to a training project, in dialogue with a wide literature on the subject, will be discussed in this paper. The critical reflection on these experiences made possible the systematization of new ways of thinking about knowledge production in both research and training of health workers.Key words: Narratives of life. Education and health. Research. Training of health workers
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/68
url http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/68/59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol. 06, N. 2 (Julho/Dezembro), 2014)
1984-5073
reponame:Diversitates
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Diversitates
collection Diversitates
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820586014867456